Em mais uma decisão que segue toda a polêmica gerada pelas loot boxes de Star Wars Battlefront II, a comissão de regulação de jogos de azar e álcool do estado de Victoria (VCGLR), da Austrália, definiu o sistema como uma prática de jogo de azar.

A VCGLR foi consultada sobre o tema por um usuário do Reddit e indicou que o aspecto “pay to win” do sistema do jogo poderia ser classificado como predatório.

A ideia de que a progressão genuína em um jogo pode depender do resultado de um gerador de números aleatórios está em desacordo com apostas responsáveis e com os objetivos de nossos atos”, indicou o analista da divisão de compliance da VCGLR, Jarrod Wolfe (via VG 247).

Mais importante ainda, a normalização de apostas e mecânicas voltada para pessoas vulneráveis (menores de idade), não é apenas moralmente reprovável, mas também é legalmente questionável”, adicionou.

Apesar de não ter papel regulador no país, a comissão pode investigar e aconselhar autoridades australianas sobre a legalidade deste tipo de prática, o que tem potencial de trazer esse debate para a esfera de governo de ainda mais uma região.

Nesta semana, o governo belga já discutiu o caso, assim como um deputado americano pediu por sua investigação.

A polêmica das microtransações com loot boxes atingiu o auge nas últimas semanas com Star Wars: Battlefront II. Depois dos jogadores descobrirem que levariam quase 40 horas para desbloquear os heróis mais fortes, a EA tentou reverter o caso diminuindo o preço dos heróis e desativando o sistema do seu jogo temporariamente. Isso não impediu, no entanto, que o tópico fosse o mais negativo já registrado no Reddit e despertasse o interesse das autoridades.