O governo da Bélgica chegou a um consenso depois de investigar a polêmica de microtransações com loot boxes levantada nas últimas semanas. Segundo as discussões, este tipo de venda pode ser categorizado como uma prática ilegal e o país busca banir jogos que adotem isso na Europa.

No texto da comissão de jogos da Bélgica, traduzido em inglês pela PC Gamer, a mensagem dada pelos responsáveis pela investigação é de que "a mistura de dinheiro com vício caracteriza aposta". Além disso, o Ministro da Justiça da Bélgica, Koen Greens, reforçou que "misturar aposta com games, especialmente entre os jovens, é perigoso para a saúde mental da criança".

O texto ainda levanta o interesse em banir a prática de loot boxes da Bélgica, principalmente se você comprar algo que você desconhece o conteúdo — o que acontece exatamente com as caixas de itens aleatórios de alguns jogos. A intenção é de que essa decisão seja ampliada para a Europa.

A polêmica das microtransações com loot boxes atingiu o auge nas últimas semanas com Star Wars: Battlefront II. Depois dos jogadores descobrirem que levariam quase 40 horas para desbloquear os heróis mais fortes, a EA tentou reverter o caso diminuindo o preço dos heróis e desativando o sistema do seu jogo temporariamente. Isso não impediu, no entanto, que o tópico fosse o mais negativo já registrado no Reddit e despertasse o interesse das autoridades.