Desenvolvido na Coréia do Sul, inZOI promete que “toda vida se torne uma história”. Desde os primeiros segundos, o título é uma grata surpresa em um sub-gênero que estava dominado por uma única franquia. Não é perfeito, mas suas falhas são quase mínimas em comparação a grandiosidade de seu conteúdo e da liberdade que o simulador permite.

A versão disponibilizada foi um playtest, então vale o lembrete que nem tudo irá se refletir no lançamento em acesso antecipado no dia 27 de março, mas mesmo assim, o resultado é bem acima do esperado. Desde recursos simples, como conseguir movimentar os personagens com o teclado e a possibilidade de personalizar a interface da maneira que lhe for mais conveniente, até recursos mais complexos que utilizam IA para criar texturas, objetos 3D e a chance de escanear o jogador para usar seu rosto no personagem ou criar novas poses e até danças. A quantidade de recursos dentro do jogo é extensa e promete ser ainda maior no futuro.

Ao entrar na página de criação de personagem, chamados de “zoi”, você já se depara com uma infinidade de opções pré definidas para começar sua customização, que se abrem em um leque de recursos em que é possível fazer edições mais detalhadas diretamente no 3D. Na parte de vestuário há conjuntos para cada tipo de ocasião, com diversas peças para escolher e modificar a cor sem se prender muito a regras, podendo escolher até biquínis para usar no seu conjunto de gala.

inZOI
Krafton/Divulgação

O seu Zoi também tem uma personalidade complexa que influencia a forma como ele se comporta na simulação, bem como seus desejos e interações com outros Zois. A principal característica que vai definir a sua individualidade é chamada de “traço”, que já vai determinar o que o zoi gosta de fazer, o seu humor e também os seus valores éticos e morais, que são exibidos em um gráfico e que podem mudar durante a simulação, dependendo de suas ações e decisões. Além disso, há mais duas escolhas para o jogador fazer, que é a vida desejada e as ambições, que podem ser alteradas a qualquer momento. É um sistema intrincado de relações pessoais e interpessoais que fazem com que cada zoi seja único e singular.

Não podia faltar também as competências ou habilidades, que usam o sistema de níveis em que você pode ir desenvolvendo à medida que joga, com ajuda de livros, computadores ou praticando a competência em si. Ao avançar esses níveis, novos recursos e ações ficam disponíveis, e os desenvolvedores souberam encontrar uma maneira muito visual e simples de deixar muito claro quais são esses novos recursos.

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O modo construção também consegue surpreender. Ao mudar para um novo apartamento ou um terreno vazio você tem várias opções de plantas ou casas pré-definidas, permitindo que em uma mesma propriedade você construa moradias totalmente diferentes. Além disso, a quantidade de dinheiro que sobra após essa compra é suficiente para personalizar móveis, pisos e paredes. A liberdade aqui é gigantesca, há diversos materiais para pisos e paredes, podendo mudar a cor em uma gradiente de cores e nos móveis também está disponível a opção de mexer em cada parte separadamente. Apesar de ser um sistema já utilizado em The Sims 3 e em House Flipper, essa liberdade é um pedido constante da comunidade que nem sempre é atendido com a maestria que vemos em inZOI.

Durante a simulação, os zoi são bastante independentes, manejando bem as suas necessidades e procurando aprender mais sobre as competências que fazem parte da sua personalidade. É possível também habilitar e desabilitar a autonomia deles de maneira ágil com um simples clique. Seu zoi pode procurar uma vaga de emprego e se candidatar se tiver as qualificações necessárias ou então aplicar para um escola e até universidades, que são separadas em áreas. Infelizmente o jogo peca um pouco nas funções de passar o tempo, já que não tem como pular a noite ou o tempo que o zoi está no trabalho de uma forma mais rápida e é necessário acelerar o tempo que tem um limite de aceleração baixo.

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A forma como o jogo consegue criar um mundo extremamente vivo e interativo é impressionante, já que a simulação não acontece só para o player, mas para todos os moradores da cidade. Eles podem gerar boatos, espalhar informações e até mesmo ter epidemias de doenças. Há diversos recursos para personalizar a forma como essa simulação da cidade vai acontecer de uma forma bastante sandbox. Outro recurso extremamente promissor e interessante é a possibilidade de customizar a cidade, mexendo nas árvores, decoração entre outras coisas.

Os gráficos e o uso da Unreal Engine 5 são um destaque. Provavelmente a característica que mais salta aos olhos quando alguém vê inZOI pela primeira vez. Tudo tem uma aparência muito mais nova e bem mais compatível com os jogos atuais. Tem recursos de ray tracing, a iluminação é incrível e mais imersiva, além de haver uma promessa de melhorar ainda mais, trazendo espelhos realistas. Realmente impressionante e um inegável salto tecnológico de qualquer outro simulador de vida real.

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Alguns recursos ainda não estavam totalmente implementados. Por enquanto o jogo conta com 2 cidades, mas já tem uma terceira em desenvolvimento. Um recurso bastante notável é o canvas, onde os jogadores poderão compartilhar suas criações com outras pessoas que poderão usar e modificar da forma que quiserem. Alguns objetos de pet no modo criação indicam que eles têm planos para trazer cachorros e gatos, mas atualmente os objetos não têm função alguma. A impressora 3D, que é um modo de tirar fotos de objetos reais para colocar dentro do jogo, precisa de ajustes. No teste, os objetos não tiveram um resultado final muito satisfatório e não havia opções de mexer no tamanho, gerando objetos imensos no apartamento do zoi.

A principal crítica é a tradução e adaptação para o português, que os desenvolvedores já admitiram ser um problema e que eles estão trabalhando para melhorar. O jogo está disponível no nosso idioma, mas algumas traduções não faziam muito sentido e em alguns lugares havia termos ainda em coreano e até mesmo em espanhol. Nada que afetasse muito a experiência de gameplay ou que não tivesse como entender pelo contexto, mas definitivamente falta um capricho.

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Apesar disso, inZOI é surpreendente e extremamente promissor para qualquer fã do gênero. Ele combina gráficos incríveis, uma liberdade de criação gigantesca e uma simulação bastante complexa e intrincada. Com certeza é um título grandioso para 2025 e um upgrade necessário para elevar os patamares de simuladores de vida real, especialmente desse sub-gênero.

  • Lançamento

    27.03.2025

  • Publicadora

    Krafton

  • Desenvolvedora

    inZOI Studio

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    Simulação

  • Testado em

    PC

  • Plataformas

    PC

Nota do crítico