
Divulgação/Rockstar Games
Como um projeto “cancelado” da Capcom deu vida a Red Dead Redemption
Red Dead Revolver teve um desenvolvimento conturbado, mas dizer que no final tudo deu certo é falar pouco
Após 8 longos anos de espera, o público finalmente terá a oportunidade de jogar Red Dead Redemption 2 amanhã, 26 de outubro.
(Inclusive, nosso review do jogo já está no ar)
Porém, muito antes do novo jogo, muito antes de Red Dead Redemption, muito antes até da Rockstar Games, havia Red Dead Revolver.
Originalmente concebido pela Capcom, Revolver foi um projeto longo e conturbado, cujo lançamento era considerado improvável até chegar às mãos da Rockstar. Graças a ele, porém, surgiu uma das franquias mais aclamadas da indústria de games.
Angel Studios
Em 1984, na Califórnia, o colombiano expatriado Diego Angel fundou sua própria produtora, a Angel Studios.
Em seus primeiros anos, o estúdio pouco teve a ver com o mundo dos games, fazendo trabalho de efeitos gráficos para projetos desde filmes como O Passageiro do Futuro até o clipe Kiss That Frog, de Peter Gabriel.
As coisas mudaram de figura quando a Nintendo convidou a equipe para trabalhar em títulos para o projeto Ultra 64 (que viria a ser o Nintendo 64), tendo trabalhado em games como Major League Baseball Featuring Ken Griffey Jr, e Midtown Madness para a Microsoft.
Isto levou a uma aproximação com a Capcom - um feito e tanto, considerando as relações frias entre desenvolvedores ocidentais e japoneses na época - e a um projeto ambicioso: um port de Resident Evil 2 para o N64.
Após conseguir colocar um jogo que precisou de 2 discos no PlayStation em apenas um cartucho, o Angel Studios ganhou o respeito da publisher japonesa, que propôs uma franquia inédita.
S.W.A.T.

A ideia inicial da Capcom, por meio do então COO Yoshiki Okamoto, era de criar um jogo de tiro em terceira pessoas tático, com cada personagem tendo uma habilidade única.
“O conceito original era: há um único prédio, e você tem uma equipe de S.W.A.T. com sete personagens diferentes com habilidades e equipamentos únicos. E você meio que faz o cenário várias vezes de formas diferentes”, disse o produtor Stewart Spilkin em uma reportagem da Polygon sobre as origens do estúdio de RDR.
A ideia foi evoluindo com o tempo, até que Okamoto sugeriu que o jogo fosse um Western, tendo trabalhado no clássico Gun.Smoke nos anos 1980.
“[Okamoto] gostava muito de westerns, e disse: ‘Sabe, eu sempre quis fazer outro jogo de Velho Oeste’”, relembrou Spilkin. “‘Quem melhor para fazer isso do que uma desenvolvedora americana? Porque vocês conhecem westerns, certo?’. Respondemos: ‘Ah, sim. Claro. Sabemos muito de westerns.’”
Por algum tempo, o game continuou a se chamar S.W.A.T. (de Spaghetti Western Action Team), antes de outro funcionário da Capcom, Naoto Tominagi, pensar em outro nome: Red Dead Revolver.
“Quando eles pensaram nisso a gente ficou meio ‘Mas que porra isso significa?’”, declarou o diretor de arte Daren Bader. Ainda assim, ele reconheceu o nome trazia um apelo interessante.
Astros do rock
Com o decorrer do projeto, as tensões entre a Capcom e a equipe do Angel Studios foram crescendo. Elementos como distância geográfica, barreiras de linguagem, e aspectos culturais dos ocidentais com os japoneses começaram a afetar o desenvolvimento do game, que passou por uma série de reformulações.

Em certo momento, segundo o artigo da Polygon, o processo deixou de ser colaborativo, com a Capcom essencialmente mandando no projeto e a produtora obedecendo.
Paralelamente, o estúdio estava colaborando com a Rockstar Games, desenvolvendo os games da série de corrida Midnight Club. Mesmo na época, os irmãos e cofundadores Sam e Dan Houser sempre se mostravam curiosos sobre o jogo de Western da Capcom.
“Eles não podiam tecnicamente ver o que estávamos fazendo”, explicou Bader. “Mas lembro de Sam e Dan dizendo: ‘Cara, a gente passava pelo corredor, e queríamos entrar lá e ver o que caralhos vocês estavam fazendo com Western, porque sempre quisemos fazer um também.’”
Diego Angel, enquanto isso, planejava vender seu estúdio para uma grande empresa. A Rockstar acabou sendo uma das principais interessadas, pelo longo histórico de colaboração, e pelo respeito que os Houser e o resto da equipe tinham por games como Midtown Madness.
Após receber duas propostas - sendo a última “irrecusável” -, o Angel Studios foi oficialmente vendido, e renomeado Rockstar San Diego. A Capcom, enquanto isso, já havia praticamente desistido de Red Dead Revolver, que já estava em desenvolvimento há 4 anos e, ao que tudo indicava, nunca veria a luz do dia.
“A Capcom estava preparada para se afastar de tudo, então dissemos que terminaríamos e tudo o que eles queriam eram os direitos para distribuir no Japão para o caso de finalizarmos - o que achavam que nunca ia acontecer”, disse Dan Houser em uma entrevista para a IGN em 2010, às vésperas do lançamento de Red Dead Redemption.
Em agosto de 2003, a Capcom cancelou Red Dead Revolver. Meses depois, porém, a Rockstar “reviveu” o projeto - sendo que, na verdae, os desenvolvedores ainda trabalhavam nele neste período.
Red Dead Revolver foi lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox. Contando a história de vingança de Red Harlow contra os responsáveis pela morte de seus pais no Oeste do fim do século XIX, o jogo pode não ter sido o que muitos esperavam de um jogo da Rockstar na época, mas ainda teve uma recepção relativamente positiva.
“Era o que faríamos desde o início? Não, mas ficamos felizes com o que fizemos? Absolutamente, e acho que é um jogo legal”, disse Houser.
Não é preciso dizer, a aquisição deu mais certo do que qualquer um poderia imaginar: os Houser tiveram a chance de criar seu próprio jogo de Western, e em 2010 Red Dead Redemption tornou-se um dos títulos mais aclamados de todos os tempos. Não só isso, a tecnologia do antigo Angel Studios ajudou a criar o motor gráfico RAGE, que é utilizado até hoje nos games da Rockstar.

Já Yoshiki Okamoto, que deixou Capcom durante a produção de Revolver, lamenta que a série Red Dead acabou ficando fora do catálogo da publisher.
“Já que é um projeto em que eu pulei fora no meio do caminho, acredito que seja parcialmente responsável pelo que acabou acontecendo”, disse à Polygon.
É difícil saber se a franquia Red Dead chegaria ao patamar que chegou se fosse parte da Capcom, mas é ao menos curioso especular como ela teria evoluído nas mãos de uma empresa japonesa.
Hoje em dia, é possível jogar uma versão remasterizada de Red Dead Revolver no PlayStation 4.