A má recepção de público e crítica de Mass Effect: Andromeda levou a série de RPG espacial da EA a uma situação complicada. O jogo deixou de ter atualizações cinco meses após seu lançamento e não terá expansões de história, a equipe que o criou se uniu a outra desenvolvedora, e há conversas de que a franquia pode entrar em hiato.
Em entrevista ao Gamereactor, o vice-presidente executivo da EA, Patrick Söderlund, falou sobre este último rumor e afirmou que a empresa "não vê motivos para não retornar" a Mass Effect.
"Eu vi pessoas falando que a EA não vai fazer outro ME. Não vejo motivos para não retornarmos à franquia. Por quê não? É um universo espetacular, é uma série amada, tem uma grande base de fãs, e fez muito pela EA e pela BioWare", rebateu o executivo.
Entretanto, a franquia retornará com uma condição. "O que precisamos ter cuidado é, quando trouxermos Mass Effect de volta, temos de nos certificar de que será de uma forma relevante, em uma posição nova e empolgante. Esse é o meu trabalho, e o trabalho de Casey Hudson (diretor da trilogia original que retornou à BioWare), e de toda a equipe: descobrir o que é esse futuro. Nós não sabemos ainda, mas saberemos."
Mass Effect: Andromeda foi criticado principalmente suas animações faciais. Meses depois, vieram à tona histórias de que o desenvolvimento foi marcado por brigas entre a matriz da BioWare e a filial de Montreal, que produziu de fato o jogo.