“First Blood!”

Por muito tempo, era possível separar os jogadores de Warcraft 3 em dois grupos distintos: aqueles que jogavam DotA e aqueles que não jogavam. Não é difícil, assim, encontrar algum jogador antigo do “dotinha” que nunca construiu uma base sequer de humanos, elfos noturnos, orcs ou mortos-vivos.

Isso faz parte da natureza do jogo, que deu aos jogadores um editor de mapas cheio de ferramentas para eles fazerem suas próprias criações. Tal ferramenta não é exclusiva de Warcraft 3, visto que o irmão StarCraft e outros games do gênero constituem essa mesma opção. A diferença estava na mistura de RPG que os jogadores podiam fazer nessa brincadeira.

Com isso, inúmeros mapas surgiram. Ontem comentamos, na primeira parte do especial de 15 anos de aniversário de Warcraft 3, que o site Epic War tem um catálogo com mais de 251 mil mapas de Warcraft 3 — e muitos desenvolveram suas próprias subcomunidades dentro do ecossistema do game.

É claro que nenhum superou o Defense of the Ancients, que continuaria pelos anos chamando cada vez mais a atenção dos jogadores pela sua proposta única e viciante. Nessa segunda parte, vamos falar de DotA e os grandes mapas que fizeram a diversão nas jogatinas de todos os fãs de Warcraft 3.

A defesa dos anciões

Defense of the Ancients cresceu no Warcraft 3, mas sua ideia não nasceu dentro da plataforma. Pegando emprestado a dinâmica de Aeons of Strife, um dos mapas customizados de StarCraft, muitos modders aproveitaram as novas ferramentas do editor para criar suas próprias versões do que futuramente seria o gênero MOBA, ou Multiplayer Online Battle Arena.

O modder “Eul” foi um dos primeiros a criar o “Defense of the Ancients” original — abusando de itens, magias, heróis e ferramentas específicas do Warcraft 3. O sucesso veio aos poucos, e outros jogadores começaram a criar suas próprias versões.

Com a possibilidade de se expandir incontrolavelmente, os modders se uniram para criar o “DotA Allstars”, que seria uma reunião com todas as ideias já expostas para a comunidade. A moda pegou e, com o tempo, o número de jogadores cresceu exponencialmente.

Os campeonatos só chegaram a partir de 2004 e eram organizados pelo próprio time de modders. No entanto, o sucesso foi tomando conta do mapa, se expandindo para fóruns fora do Warcraft 3 e plataformas específicas apenas para o jogo. Nesse tempo se desenvolveu o Garena e a EuroBattle.net, incluindo cada vez mais jogadores brasileiros.

Guinsoo, que estava no time original, deixou o desenvolvimento para participar da Riot Games e ajudar no do desenvolvimento de League of Legends. Nesse mesmo tempo, outros estúdios fizeram suas próprias apostas no gênero MOBA, como Heroes of Newearth e Demigod.

Em 2010, a Valve registrou a marca “DotA 2” e começou a trabalhar juntamente de IceFrog, a mente que vivia por trás do mapa, para fazer a adaptação definitiva do game — algo que levou anos e ainda manteve a comunidade jogando dentro do Warcraft 3 por um bom período.

O DotA 2 foi finalmente lançado e continuou a ser atualizado simultaneamente junto do mapa original até a versão 6.83d. Desde então, o “DotA 1” não recebe mais versões oficiais dentro do Warcraft 3 — embora muitos jogadores continuem jogando ele na China e na Battle.net.

É claro que, para se tornar  um autêntico artigo nostálgico de DotA, é preciso falar sobre algumas curiosidades. E isso inclui as composições musicais em homenagem ao MOBA. O DJ sueco Basshunter criou a melodia que ficou na cabeça de muitos fãs, e você confere logo abaixo.

A comunidade brasileira fez suas próprias homenagens, é claro. Juliano “eopitmane” Eustáquio criou, entre várias adaptações, uma paródia com a música “Smack That” de Akon que ficou eternizada na cabeça dos jogadores antigos — conheçam neste link a música “Escapa”.

Outros mapas famosos

Element TD
Talvez esse seja um dos mapas de “Tower Defense” mais conhecidos de Warcraft 3. O objetivo é o mesmo de muitos outros: construa suas torres para acabar com a onda de inimigos que está vindo destruir você. Combine elementos como fogo, água e natureza para fazer isso da melhor maneira.
Outros Tower Defenses característicos de Warcraft 3 foram Favela TD, Legion TD, Blood Tournament TD e muitos outros.

X Hero Siege
Este é o survival cooperativo que muitos fãs antigos vão reconhecer. Há várias versões e variações, mas todas seguem a mesma lógica: escolha seu herói e defenda o castelo contra várias ondas de inimigos.
Aqui, o aspecto cooperativo é fundamental, pois todos os jogadores precisam se coordenar entre vários eventos e ondas fortíssimas para sobreviver e seguir em frente contra os mais poderosos — e bugados — chefes que o Warcraft 3 já viu.

Warlock
A dinâmica de Warlock é extremamente competitiva e recheada de habilidade. Você escolhe um herói e uma sequência de habilidades e, com elas, precisa ser o “sobrevivente” em uma série de rodadas contra os demais jogadores. Com o ouro conquistado, você melhora seu mago e deixa as batalhas ainda mais interessantes.
Aqui vale de tudo: empurrar os rivais pra fora para eles tomarem muito dano, sacanear os oponentes com bolas de fogo direto no rosto e usar as magias mais loucas e customizadas possíveis. Não é difícil que uma boa amizade seja abalada por uma partida de Warlock, confiem em mim.

Hero Line War
Duas equipes, o mesmo objetivo: evoluir seu herói para defender todos os monstros que o time rival enviar para tirar seus pontos. O time que não conseguir segurar todos, perde.
Embora a essência de Hero Line War seja a mesma de muitos outros “survival” por Warcraft 3, ele desenvolveu um comunidade fiel e que frequentemente atualizava o mapa com novas opções, itens e heróis. O mesmo continua vivo até hoje com algumas salas personalizadas na Battle.net.

Footman Frenzy
Um dos mods que sobreviveram ao tempo foi Footman Frenzy. Escolha seu herói, evolua sua construção e saia na pancadaria contra os demais jogadores com o exército que  cresce automaticamente em sua base. São quatro equipes de até três jogadores cada, todos com o objetivo de destruir com os demais.
Este é um mapa recheado de variações, mas que ainda se mantém ativo pela Battle.net. As estratégias podem variar de acordo com a sua preferência: você pode focar seu ouro em fortalecer seu herói ou o seu exército.

Enfos Team Survival
Aqui está o destaque para uma das variantes de Survival competitivo que mais brilharam nos primeiros anos de Warcraft 3. Dois times escolhem seus heróis e precisam se coordenar para sobreviver o maior tempo possível na onda constante de adversários que são colocados contra você. Simples, mas cheio de estratégia e coordenação.
E outros mods? Bom, vamos tentar lembrar de alguns na lista a seguir: Pudge Wars, Castle Fight, Troll and Elves, Horde vs. Alliance, Twilight, Castle Fight, Uther Party, Angel Arena, Pimp my Peon — além de, claro, muitas adaptações de jogos e filmes famosos. São muitos, mas muitos mesmo, não dá tempo de listar todos, né?

Hoje em dia...

A comunidade se junta ainda na Battle.net para se divertir e continua jogando DotA e vários outros mods. Sim, isso mesmo: as pessoas ainda jogam DotA na Battle.net. Eu mesmo joguei uma partida hoje de Medusa por lá nessa terça-feira — e é muito estranho voltar para o clássico no Warcraft 3.

E, como já comentamos ontem, os brasileiros também se reúnem no GameRanger para a jogatina em ping mais baixo. Há também um grupo no Facebook para facilitar as jogatinas locais.

Também temos muitas criações novas saindo pela comunidade. Nesta semana de aniversário, inclusive, o Hive Workshop postou um novo mapa em que é possível escolher até 18 raças para você jogar da forma clássica o Warcraft 3. Incrível, não?

Aliás, acha que nosso especial acabou? No decorrer da semana iremos trazer mais matérias especiais comemorando o aniversário de 15 anos de Warcraft 3. A programação e os links para todo esse conteúdo especial estão logo abaixo, então não deixe de sintonizar no The Enemy diariamente para conferir mais sobre esse saudoso game da Blizzard!