World of Warcraft está se preparando para iniciar um novo arco de história com The War Within, expansão que chega ainda em 2024 e vai iniciar A Saga da Alma do Mundo, que deve se expandir pelas próximas duas expansões.

A nova expansão, cujo teste alfa se iniciou nesta quinta-feira (18), vai se focar em novos momentos para personagens consagrados e a chegada de uma nova raça que também traz consigo uma série de conflitos internos inéditos para a longa história de Warcraft. Em The War Within, Xal’atath, de Legion, retorna apoiando uma civilização nerubiana antiga que trará uma nova ameaça para o universo de WoW.

“Estou super empolgado para embarcar na Saga da Alma do Mundo, que é a empreitada de história mais ambiciosa já feita nos 20 anos de trabalho em World of Warcraft”, contou Gabriel González, artista-chefe de desenvolvimento visual do jogo, em entrevista coletiva da qual The Enemy participou.

“Estou animada por um novo tipo de contar histórias que estamos contando. Estamos acostumados a ter conteúdo episódico e, embora cada uma (das expansões) tenha uma história contida, estamos contando elas em um tipo de progressão que vai adicionar uma continuidade a qual os jogadores vão gostar”, complementa Abigail Manuel, designer narrativa sênior do game.

O palco da expansão vai se focar na ilha de Dorn, lar dos Terranos, nova raça jogável tanto para Horda quanto Aliança, que guarda novos cenários nas profundezas. Com uma influência emprestada da iconografia celta, eles são predecessores dos anões. No entanto, eles guardam suas diferenças. “Os Terranos estão por aí há muito tempo. Eles foram criados pelos Titãs e estão aí há milhares de anos. Como seria seu ciclo de vida? O que eles fazem? E como eles evoluem para anões?”, indaga Manuel.

Fazer cenários subterrâneos trouxe uma série de novos desafios para os desenvolvedores. “Um dos principais temas que temos e desafios é a ideia de se aprofundar até o centro do planeta, certo? Isso é algo que precisamos levar em conta ao pensar nos visuais e sons do ambiente, especialmente em como fazemos um som ser único. É sempre um desafio, especialmente com um jogo com 20 anos. Já exploramos muitos temas e visuais no passado. Então, fazer tudo isso parecer único enquanto se parece com algo de WoW é particularmente desafiador”, destaca o artista visual.

Trailer de The War Within

A expansão também promete mudanças para personagens conhecidos há tempos dentro da saga de WoW, como Alleria e Anduin, que passaram por mudanças em seus conhecidos designs. “Quando se trata de personagens grandes e importantes para WoW, qualquer mudança precisa ser pensada e ter sentido com a história que vamos ver. The War Within é um reflexo desses conflitos internos”, explica Gonzalez.

The War Within também deve introduzir novos métodos de explorar o mundo de forma solo. A principal aposta está nos Grotões (Delves), cenários que poderão ser encarados sem ajuda, ou com até quatro jogadores, contendo câmaras de tesouro e batalhas de chefe.

Outra novidade para jogadores de longa data na expansão é a inclusão de uma nova árvore de habilidades chamada Talentos de Herói, que se divide em três ou quatro ramificações as quais cada jogador pode misturar de acordo com as suas especializações de classe.

The War Within é uma expansão que, ao mesmo tempo, marca uma nova era para o jogo, mas também sai no ano em que World of Warcraft completa duas décadas. Como unir estes dois lados da história?

“É uma celebração das várias histórias que vimos no passado, os temas e a iconografia de WoW, além de trazer conteúdos ricos que não vimos antes. Os próprios nerubianos, por exemplo, eram muito emblemáticos de Wrath of the Lich King (expansão de 2008), e agora, vamos ver mais dessa história. A expansão, e a Saga da Alma do Mundo, para mim, é uma grande celebração da identidade de World of Warcraft”, finaliza Gonzalez.

 
 
  • Lançamento

    23.11.2004

  • Publicadora

    Blizzard

  • Desenvolvedora

    Blizzard

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    None