O que é a cena pós-créditos de Resident Evil 3?
Explicando os acontecimentos do final do game
Atenção, artigo recheado de SPOILERS do final de Resident Evil 3 Remake! Continue por sua própria conta e risco!
Resident Evil 3 (2020) já está disponível e parece estar deixando os fãs com a pulga atrás da orelha com uma cena específica, que é exibida logo após os créditos do game.
Antes de destrinchar a cena pós-créditos, porém, vale dar algum contexto para o jogador: no jogo, após uma série de eventos e catástrofes, os heróis Jill Valentine e Carlos Oliveira correm atrás de uma vacina para o T-Virus, o vírus criado pela Umbrella Corporation que infectou todos os habitantes de Raccoon City.
O objetivo era oferecer esta vacina como uma possível moeda de troca com o governo dos Estados Unidos, já que o presidente autorizou o lançamento de um míssil que, além de erradicar a cidade, evitaria também que o vírus se espalhasse para fora de Raccoon City.
Jill e Carlos movem mundos e fundos para conseguir esta vacina, mas um mercenário, Nikolai Zinoviev, destrói a amostra.
Após o confronto com Nikolai, Jill e Carlos saem de Raccoon a tempo de assistir a cidade ser erradicada pelo míssil. A única lembrança, ou souvenir, que a heroína leva consigo é a cápsula metálica de proteção da vacina que, inclusive, está danificada pelo tiro do mercenário russo.
Então, após os créditos, é mostrado uma mão pegando essa cápsula em cima de uma mesa. A pessoa está vestindo uma blusa verde e, ao fundo, é possível ver um saco de pancadas, desses usados em treinos.
- Easter eggs e referências em Resident Evil 3 Remake
- Dicas contra o Nemesis em Resident Evil 3 Remake
Muitos fãs especulam que a pessoa nesta cena não é de fato a Jill, mas sim, Chris Redfield, um dos protagonistas do primeiro Resident Evil e ex-integrante dos S.T.A.R.S., unidade especial de investigação que a heroína fazia parte antes de RE3.
Todavia, este pode não ser o caso. Vamos lá: apesar de Chris usar roupas quase sempre em tons verdes; a paleta de cores não é exclusiva dele.
Além do próprio Carlos em RE3 que usa trajes verde-escuros; Piers Nievans em Resident Evil 6 também faz uso de roupas de tons pastéis puxados para o verde; e assim como Jill é quase sempre vista em adereços azuis, Parker Luciani em Resident Evil Revelations também usa essa cor (com detalhes laranjas nas extremidades).
O saco de pancadas no fundo do cenário também não quer dizer que o objeto é uma referência direta a Chris: Jill foi, segundo seu background, membro da Delta Force antes de juntar aos S.T.A.R.S., o que significa que se manter um bom condicionamento físico é uma necessidade para a heroína.
Além disso, a silhueta do corpo do personagem é um pouco mais magra e, de certa forma, ligeiramente delicada, indicando também que se trata de uma mulher.
Por último, mas não menos importante, a cápsula danificada da vacina é um souvenir importante apenas para Jill, pois representa tudo que ela viveu em seus últimos dias sobrevivendo ao inferno de Raccoon City.
Por ser bastante simbólico, não faria sentido que outro personagem estivesse em posse do objeto, senão a própria Jill.
Portanto, acredito eu, a cena pós-créditos não é exatamente um indício do que vem por aí, mas sim, uma espécie de epílogo que mostra que Jill ficou bem, e, até mesmo guardou a cápsula como uma espécie de recordação.
Até porque, seguindo a linha do tempo canônica, já é sabido o que acontece à heroína: após derrubar a Umbrella Corp., Jill, Chris e outros amigos fundam a B.S.A.A. e continuam lutando contra o bioterrorismo.
(A menos que a Capcom mude e crie uma nova linha do tempo, com acontecimentos diferentes a partir dos Remakes… Mas isso é assunto para outro artigo!)
- Lançamento
03.04.2020
- Publicadora
Capcom
- Desenvolvedora
Capcom