O remake de Resident Evil 3 é uma releitura do game clássico, Resident Evil 3: Nemesis, lançado originalmente em 1999. Por conta disso, muitos locais, roupas e acontecimentos estão diferentes.
Todavia, o game ainda mantém muitos detalhes preciosos ao longo da aventura. São locais, menções, imagens, diálogos e tantos minúcias mais que seria desonesto não listar todos os easters eggs e referências do tipo, que encontramos.
Desnecessário dizer, mas a lista abaixo está repleta de spoilers! Confere só:
Boina do uniforme dos S.T.A.R.S. da Jill
No quarto da heroína Jill Valentine, logo no início do game, é possível ver a icônica boina que a protagonista usava quando era uma integrante dos S.T.A.R.S., no primeiro Resident Evil.
Por sinal, vale a dica: ao terminar o remake pela primeira vez, o jogador abrirá a Loja e poderá comprar o uniforme de Jill nos S.T.A.R.S.!
Quarto da Jill
O icônico quarto da Jill aparece em imagens conceituais de uma abertura do RE3 original que acabou sendo descartada (assista o vídeo acima). No remake, porém, o cenário enfim aparece e é jogável.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Cachorro da Jill?
Em Resident Evil 2 (1998), quando o jogador examinava a mesa de Jill no Escritório dos S.T.A.R.S., os personagens comentavam sobre uma fotografia em cima da mesa da heroína, assumindo que a pessoa na foto era um “possível namorado”.
No remake de RE2, lançado em 2019, a fotografia da mesa de Jill foi trocada pela foto de um cachorro. Agora, no remake de RE3, a mesma imagem pode ser vista sobre a mesa do quarto da Jill e também na geladeira do apartamento da heroína.
Foto de Chris?
Também na mesa do quarto de Jill é possível ver a fotografia de um homem semelhante a versão de Chris Redfield que aparece em Resident Evi 7: Biohazard.
Foto de Annette Birkin
A cientista de RE2, mãe da garotinha Sherry Birkin, aparece em uma foto no mural do quarto de Jill. Afinal, a heroína estava investigando a Umbrella Corporation, assim como no game original.
Foto da Equipe Alpha dos S.T.A.R.S.
A fotografia da Equipe Alpha da unidade especial S.T.A.R.S. que Jill fazia parte pode ser vista no quarto da protagonista e também no Departamento de Polícia de Raccoon (RPD).
Desenho da Amarelinha
No game original, era possível ver uma amarelinha desenhada no chão de uma das ruas de Raccoon City. No remake, o desenho está de volta.
Armazém
O armazém onde Jill encontra Dario Rosso também está presente no remake.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Dario Rosso
O escritor de livros que Jill encontra logo no início do game original está de volta: Dario Rosso aparece também no começo do remake e se esconde dentro de um contêiner, assim como sua contraparte do game de 1999.
Bar do Jack
Lembra-se do bar onde você encontra Brad Vickers pela primeira vez no Resident Evil 3 original? Jill e seu ex-companheiro dos S.T.A.R.S. passam por esse local, apesar de o momento ser bastante brevemente no remake.
Boutique
A boutique onde Jill troca de roupas no game original está presente no remake, apesar de um pouco diferente. Além disso, não é mais possível entrar no local.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Posto de gasolina Stagla
A fachada do cenário aparece apenas em uma cutscene. Não é mais possível visitar o posto no remake.
Subestação Elétrica
Semelhante ao game original, o jogador passará pela Subestação Elétrica da cidade, mas, com algumas diferenças.
No jogo de 1999, Jill visitava o cenário e resolvia um puzzle para conseguir um fusível, um dos itens essenciais para escapar da cidade no bondinho.
No remake, a heroína precisa passar por uma espécie de labirinto para reativar a energia, e, no caminho precisa sobreviver aos nojentos Drain Deimos.
O puzzle não existe mais na reimaginação - e tampouco é possível eletrocutar os zumbis na cerca, mais.
Prédio em Construção
No game original, Jill apenas passava na frente do Edifício em Construção. No remake, a heroína sobe o prédio e, até mesmo, enfrenta Nemesis no topo.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Puzzle da entrada da Prefeitura
O mecanismo que permitia a entrada de Jill na área da Prefeitura de Raccoon no original foi realocado: agora ele é encontrado na entrada no metrô e sua função é apenas oferecer itens extras: caso o jogador encontre as três jóias coloridas, ganhará como recompensa alguns objetos bem úteis.
Oficina
A Oficina onde Jill passa no game original está presente no remake. No jogo de 1999, ela vive a fatídica cena do tremor neste cenário, onde precisa decidir se sobe rapidamente do buraco antes das caixas despencarem e atingirem a heroína ou se cai de vez nos esgotos.
Beco em Chamas
No game original também era preciso encontrar uma mangueira e apagar o incêndio de uma das ruas de Raccoon, liberando assim mais um trecho da cidade. No remake, esta parte está presente!
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Departamento de Polícia de Raccoon
A R.P.D. era um cenário jogável com Jill no RE3 original e, no remake, o jogador encara este trecho controlando o mercenário Carlos Oliveira.
Cartão dos S.T.A.R.S.
No game original, o jogador tem duas escolhas para conseguir um cartão de identificação dos S.T.A.R.S. e, assim, acessar alguns locais da R.P.D.: é possível conseguir o cartão de identificação no corpo de Brad; ou ir até a Sala de Conferências da delegacia e buscar o cartão da própria heroína para acessar o computador de recepção.
No remake, o jogador consegue este item obrigatoriamente após derrotar o zumbi Brad, enquanto controla Carlos.
Chave da Delegacia
Na R.P.D. do game original, era preciso abrir a sala dos S.T.A.R.S. com a Emblem Key, encontrada na Sala de Evidências.
No remake, o caminho até a sala dos S.T.A.R.S. é diferente, mas a chave ainda aparece: basta pegá-la no Corredor do 3º Andar. Agora, ela abre a Sala do Caixa-Forte.
Tema de Save Room Orquestrado
No remake de RE3, quando o jogador estiver no controle de Carlos no trecho da R.P.D., o tema da sala de save que irá tocar é semelhante à música da safe room de RE2.
No entanto, os jogadores mais familiarizados com as músicas da série vão reconhecer que esta versão é, na verdade, a canção A Secure Place incluída no Resident Evil Orchestra Album.
Zumbi Brad
O Brad transformado em zumbi aparecia em RE2. Caso o jogador não pegasse nenhum item durante o trajeto até a R.P.D., o personagem aparecia no corredor externo da delegacia. Caso fosse derrotado, deixava uma chave especial que permitia aos personagens trocarem de roupa.
Metrô de Raccoon
Este local era jogável apenas no cenário Raccoon's Destruction de Resident Evil: The Umbrella Chronicles; mas felizmente, foi reaproveitado e reimaginado no remake.
Torre do Relógio de São Miguel
Outra localidade clássica do game original. No remake, é possível ver apenas a fachada da Saint Michael’s Clock Tower e a icônica batalha de Jill contra Nemesis acontece próximo da entrada do lugar, lembrando um pouco o original.
Hospital
No remake, o hospital foi completamente refeito e até mesmo seu nome mudou. No original e também em Resident Evil: Outbreak, ele se chamava Raccoon General Hospital e, no novo game da franquia, o cenário foi batizado de Spencer Memorial.
Centro de Descarte de Resíduos da Umbrella
Este cenário está mais ou menos de volta: o Centro de Descarte de Resíduos era atrelado à Fábrica Abandonada da cidade, local que Jill visita apenas no final do game de 1999.
No remake, a Fábrica Abandonada não existe mais, mas ainda é possível visitar uma área semelhante do original: a sala de incineração e dissolvimento de dejetos, o local onde Jill enfrenta Nemesis e depois o deixa para morrer na piscina de ácido.
Mistura de Pólvoras
No game de 1999, o jogador necessitava de uma ferramenta para combinar as pólvoras. No remake, a combinação de pólvoras está de volta, mas não é mais necessário ter essa ferramenta.
Gazua
Mais conhecido como “lock pick”, o objeto que Jill usa para abrir cadeados é chamado de gazua na versão em português do remake.
Maletas deixadas pelo Nemesis
No game original, toda vez que o jogador encontrava e derrotava Nemesis, ele deixava cair uma maleta com itens especiais.
No remake, isto também acontece, mais precisamente em 4 partes do game:
-
Após religar a energia da subestação elétrica, quando Jill estiver voltando para o Escritório do Metrô;
-
Quando Jill resolver a rota do metrô no escritório e retornar para a Estação de Metrô (logo após a cutscene onde ele infecta um zumbi com seu parasita);
-
Na perseguição dentro do Metrô, antes da heroína cair nos Esgotos.
-
Após fugir da cabeça gigante do Mr. Charlie que o próprio Nemesis explode com um míssil.
Lembra-se das três possibilidades de senhas para o computador do Escritório da Umbrella, no game original? Eram Adravil, Aqua Cure e Safsprin, três dos remédios produzidos pela companhia farmacêutica.
No remake, dois dos três remédios aparecem, mas de forma diferente. O Aqua Cure pode ser visto em um cartaz dentro de uma loja da cidade e o Safsprin aparece no mesmo local, mas em outro cartaz, bem na porta do estabelecimento.
Também é possível ver os pôsteres do Safsprin no hospital. Infelizmente, até o momento de publicação desta lista, a referência ao terceiro remédio/senha, ou seja, Adravil; não havia sido encontrada no remake.
FINGeR
A icônica arma que Jill usa para derrotar Nemesis de uma vez por todas está de volta, só que completamente repaginada.
No game original a arma se chamava Demon Sword of Paracelsus e era, basicamente, um canhão laser.
Agora, ela se chama FINGeR e a própria protagonista é quem empunha a arma de altíssima descarga elétrica - e claro, ainda é preciso empurrar as 3 baterias para recarregar a arma, assim como título clássico!
“You want S.T.A.R.S.? I’ll give you S.T.A.R.S.!”
A clássica fala de Jill no final do RE3 original é dita pela protagonista no remake, mas em um momento diferente: na perseguição do metrô, logo após o jogador retornar para o local após religar a energia e estabelecer a rota do transporte em trilhos.
Conexões diretas com Resident Evil 2
Dois personagens fazem uma aparição rápida no remake e, com isso, conectam os dois jogos diretamente.
O primeiro é Marvin Branagh, tenente da R.P.D. Em sua aparição, é mostrado como ele foi infectado: após abrir uma brecha, comovida pela transformação de Brad em zumbi, ainda em andamento.
O segundo é Robert Kendo, o dono da loja de armas. O personagem é amigo de Jill e dos S.T.A.R.S. - em especial de Barry Burton, outro ex-integrante da unidade especial, que não está mais na cidade. Ele é também o responsável pelas armas Samurai Edge que os membros da equipe possuem.
Além dos personagens, existem ainda algumas conexões menores, como os comentários de Carlos na delegacia sobre a festa de boas-vindas de Leon Kennedy; ou ainda, a parede quebrada na Sala dos Chuveiros da R.P.D., dentre outros.
Mega Man
Enquanto Jill explora o centro de Raccoon, é possível entrar em uma loja de brinquedos (trancada, a princípio). Se você entrar, irá se deparar com uma estátua que faz referência direta ao Mega Man da capa americana do primeiro jogo da série!
Monster Hunter
Um dos cartazes expostos na cidade mostra um game chamado Monster Shooter e esta é, claramente, uma referência a outro título de sucesso da Capcom, Monster Hunter.
Vale apontar, mas o game também possui diversos outros pôsteres que fazem referências a filmes da vida real como, por exemplo, Alien, Top Gun, dentre outros.
- Lançamento
03.04.2020
- Publicadora
Capcom
- Desenvolvedora
Capcom