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Capcom/Reprodução
Easter eggs e referências em Resident Evil 3 Remake
Game está cheio de detalhes que vão encher os olhos e acelerar o coração dos fãs
O remake de Resident Evil 3 é uma releitura do game clássico, Resident Evil 3: Nemesis, lançado originalmente em 1999. Por conta disso, muitos locais, roupas e acontecimentos estão diferentes.
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Todavia, o game ainda mantém muitos detalhes preciosos ao longo da aventura. São locais, menções, imagens, diálogos e tantos minúcias mais que seria desonesto não listar todos os easters eggs e referências do tipo, que encontramos.
Desnecessário dizer, mas a lista abaixo está repleta de spoilers! Confere só:
Boina do uniforme dos S.T.A.R.S. da Jill
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No quarto da heroína Jill Valentine, logo no início do game, é possível ver a icônica boina que a protagonista usava quando era uma integrante dos S.T.A.R.S., no primeiro Resident Evil.
Por sinal, vale a dica: ao terminar o remake pela primeira vez, o jogador abrirá a Loja e poderá comprar o uniforme de Jill nos S.T.A.R.S.!
Quarto da Jill
O icônico quarto da Jill aparece em imagens conceituais de uma abertura do RE3 original que acabou sendo descartada (assista o vídeo acima). No remake, porém, o cenário enfim aparece e é jogável.
Cachorro da Jill?
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Em Resident Evil 2 (1998), quando o jogador examinava a mesa de Jill no Escritório dos S.T.A.R.S., os personagens comentavam sobre uma fotografia em cima da mesa da heroína, assumindo que a pessoa na foto era um “possível namorado”.
No remake de RE2, lançado em 2019, a fotografia da mesa de Jill foi trocada pela foto de um cachorro. Agora, no remake de RE3, a mesma imagem pode ser vista sobre a mesa do quarto da Jill e também na geladeira do apartamento da heroína.
Foto de Chris?
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Também na mesa do quarto de Jill é possível ver a fotografia de um homem semelhante a versão de Chris Redfield que aparece em Resident Evi 7: Biohazard.
Foto de Annette Birkin
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A cientista de RE2, mãe da garotinha Sherry Birkin, aparece em uma foto no mural do quarto de Jill. Afinal, a heroína estava investigando a Umbrella Corporation, assim como no game original.
Foto da Equipe Alpha dos S.T.A.R.S.
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A fotografia da Equipe Alpha da unidade especial S.T.A.R.S. que Jill fazia parte pode ser vista no quarto da protagonista e também no Departamento de Polícia de Raccoon (RPD).
Desenho da Amarelinha
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No game original, era possível ver uma amarelinha desenhada no chão de uma das ruas de Raccoon City. No remake, o desenho está de volta.
Armazém
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O armazém onde Jill encontra Dario Rosso também está presente no remake.
Dario Rosso
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O escritor de livros que Jill encontra logo no início do game original está de volta: Dario Rosso aparece também no começo do remake e se esconde dentro de um contêiner, assim como sua contraparte do game de 1999.
Bar do Jack
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Lembra-se do bar onde você encontra Brad Vickers pela primeira vez no Resident Evil 3 original? Jill e seu ex-companheiro dos S.T.A.R.S. passam por esse local, apesar de o momento ser bastante brevemente no remake.
Boutique
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A boutique onde Jill troca de roupas no game original está presente no remake, apesar de um pouco diferente. Além disso, não é mais possível entrar no local.
Posto de gasolina Stagla
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A fachada do cenário aparece apenas em uma cutscene. Não é mais possível visitar o posto no remake.
Subestação Elétrica
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Semelhante ao game original, o jogador passará pela Subestação Elétrica da cidade, mas, com algumas diferenças.
No jogo de 1999, Jill visitava o cenário e resolvia um puzzle para conseguir um fusível, um dos itens essenciais para escapar da cidade no bondinho.
No remake, a heroína precisa passar por uma espécie de labirinto para reativar a energia, e, no caminho precisa sobreviver aos nojentos Drain Deimos.
O puzzle não existe mais na reimaginação - e tampouco é possível eletrocutar os zumbis na cerca, mais.
Prédio em Construção
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No game original, Jill apenas passava na frente do Edifício em Construção. No remake, a heroína sobe o prédio e, até mesmo, enfrenta Nemesis no topo.
Puzzle da entrada da Prefeitura
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O mecanismo que permitia a entrada de Jill na área da Prefeitura de Raccoon no original foi realocado: agora ele é encontrado na entrada no metrô e sua função é apenas oferecer itens extras: caso o jogador encontre as três jóias coloridas, ganhará como recompensa alguns objetos bem úteis.
Oficina
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A Oficina onde Jill passa no game original está presente no remake. No jogo de 1999, ela vive a fatídica cena do tremor neste cenário, onde precisa decidir se sobe rapidamente do buraco antes das caixas despencarem e atingirem a heroína ou se cai de vez nos esgotos.
Beco em Chamas
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No game original também era preciso encontrar uma mangueira e apagar o incêndio de uma das ruas de Raccoon, liberando assim mais um trecho da cidade. No remake, esta parte está presente!
Departamento de Polícia de Raccoon
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A R.P.D. era um cenário jogável com Jill no RE3 original e, no remake, o jogador encara este trecho controlando o mercenário Carlos Oliveira.
Cartão dos S.T.A.R.S.
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No game original, o jogador tem duas escolhas para conseguir um cartão de identificação dos S.T.A.R.S. e, assim, acessar alguns locais da R.P.D.: é possível conseguir o cartão de identificação no corpo de Brad; ou ir até a Sala de Conferências da delegacia e buscar o cartão da própria heroína para acessar o computador de recepção.
No remake, o jogador consegue este item obrigatoriamente após derrotar o zumbi Brad, enquanto controla Carlos.
Chave da Delegacia
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Na R.P.D. do game original, era preciso abrir a sala dos S.T.A.R.S. com a Emblem Key, encontrada na Sala de Evidências.
No remake, o caminho até a sala dos S.T.A.R.S. é diferente, mas a chave ainda aparece: basta pegá-la no Corredor do 3º Andar. Agora, ela abre a Sala do Caixa-Forte.
Tema de Save Room Orquestrado
No remake de RE3, quando o jogador estiver no controle de Carlos no trecho da R.P.D., o tema da sala de save que irá tocar é semelhante à música da safe room de RE2.
No entanto, os jogadores mais familiarizados com as músicas da série vão reconhecer que esta versão é, na verdade, a canção A Secure Place incluída no Resident Evil Orchestra Album.
Zumbi Brad
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O Brad transformado em zumbi aparecia em RE2. Caso o jogador não pegasse nenhum item durante o trajeto até a R.P.D., o personagem aparecia no corredor externo da delegacia. Caso fosse derrotado, deixava uma chave especial que permitia aos personagens trocarem de roupa.
Metrô de Raccoon
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Este local era jogável apenas no cenário Raccoon's Destruction de Resident Evil: The Umbrella Chronicles; mas felizmente, foi reaproveitado e reimaginado no remake.
Torre do Relógio de São Miguel
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Outra localidade clássica do game original. No remake, é possível ver apenas a fachada da Saint Michael’s Clock Tower e a icônica batalha de Jill contra Nemesis acontece próximo da entrada do lugar, lembrando um pouco o original.
Hospital
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No remake, o hospital foi completamente refeito e até mesmo seu nome mudou. No original e também em Resident Evil: Outbreak, ele se chamava Raccoon General Hospital e, no novo game da franquia, o cenário foi batizado de Spencer Memorial.
Centro de Descarte de Resíduos da Umbrella
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Este cenário está mais ou menos de volta: o Centro de Descarte de Resíduos era atrelado à Fábrica Abandonada da cidade, local que Jill visita apenas no final do game de 1999.
No remake, a Fábrica Abandonada não existe mais, mas ainda é possível visitar uma área semelhante do original: a sala de incineração e dissolvimento de dejetos, o local onde Jill enfrenta Nemesis e depois o deixa para morrer na piscina de ácido.
Mistura de Pólvoras
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No game de 1999, o jogador necessitava de uma ferramenta para combinar as pólvoras. No remake, a combinação de pólvoras está de volta, mas não é mais necessário ter essa ferramenta.
Gazua
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Mais conhecido como “lock pick”, o objeto que Jill usa para abrir cadeados é chamado de gazua na versão em português do remake.
Maletas deixadas pelo Nemesis
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No game original, toda vez que o jogador encontrava e derrotava Nemesis, ele deixava cair uma maleta com itens especiais.
No remake, isto também acontece, mais precisamente em 4 partes do game:
-
Após religar a energia da subestação elétrica, quando Jill estiver voltando para o Escritório do Metrô;
-
Quando Jill resolver a rota do metrô no escritório e retornar para a Estação de Metrô (logo após a cutscene onde ele infecta um zumbi com seu parasita);
-
Na perseguição dentro do Metrô, antes da heroína cair nos Esgotos.
-
Após fugir da cabeça gigante do Mr. Charlie que o próprio Nemesis explode com um míssil.
Aqua Cure e Safsprin
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Lembra-se das três possibilidades de senhas para o computador do Escritório da Umbrella, no game original? Eram Adravil, Aqua Cure e Safsprin, três dos remédios produzidos pela companhia farmacêutica.
No remake, dois dos três remédios aparecem, mas de forma diferente. O Aqua Cure pode ser visto em um cartaz dentro de uma loja da cidade e o Safsprin aparece no mesmo local, mas em outro cartaz, bem na porta do estabelecimento.
Também é possível ver os pôsteres do Safsprin no hospital. Infelizmente, até o momento de publicação desta lista, a referência ao terceiro remédio/senha, ou seja, Adravil; não havia sido encontrada no remake.
FINGeR
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A icônica arma que Jill usa para derrotar Nemesis de uma vez por todas está de volta, só que completamente repaginada.
No game original a arma se chamava Demon Sword of Paracelsus e era, basicamente, um canhão laser.
Agora, ela se chama FINGeR e a própria protagonista é quem empunha a arma de altíssima descarga elétrica - e claro, ainda é preciso empurrar as 3 baterias para recarregar a arma, assim como título clássico!
“You want S.T.A.R.S.? I’ll give you S.T.A.R.S.!”
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A clássica fala de Jill no final do RE3 original é dita pela protagonista no remake, mas em um momento diferente: na perseguição do metrô, logo após o jogador retornar para o local após religar a energia e estabelecer a rota do transporte em trilhos.
Conexões diretas com Resident Evil 2
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Dois personagens fazem uma aparição rápida no remake e, com isso, conectam os dois jogos diretamente.
O primeiro é Marvin Branagh, tenente da R.P.D. Em sua aparição, é mostrado como ele foi infectado: após abrir uma brecha, comovida pela transformação de Brad em zumbi, ainda em andamento.
O segundo é Robert Kendo, o dono da loja de armas. O personagem é amigo de Jill e dos S.T.A.R.S. - em especial de Barry Burton, outro ex-integrante da unidade especial, que não está mais na cidade. Ele é também o responsável pelas armas Samurai Edge que os membros da equipe possuem.
Além dos personagens, existem ainda algumas conexões menores, como os comentários de Carlos na delegacia sobre a festa de boas-vindas de Leon Kennedy; ou ainda, a parede quebrada na Sala dos Chuveiros da R.P.D., dentre outros.
Mega Man
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Enquanto Jill explora o centro de Raccoon, é possível entrar em uma loja de brinquedos (trancada, a princípio). Se você entrar, irá se deparar com uma estátua que faz referência direta ao Mega Man da capa americana do primeiro jogo da série!
Monster Hunter
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Um dos cartazes expostos na cidade mostra um game chamado Monster Shooter e esta é, claramente, uma referência a outro título de sucesso da Capcom, Monster Hunter.
Vale apontar, mas o game também possui diversos outros pôsteres que fazem referências a filmes da vida real como, por exemplo, Alien, Top Gun, dentre outros.
- Lançamento
03.04.2020
- Publicadora
Capcom
- Desenvolvedora
Capcom