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Volta por cima: como a Ubisoft deixou problemas para trás e se tornou a publisher mais interessante do momento

Nenhuma distribuidora de jogos AAA tem um catálogo mais diverso do que a francesa

Por Guilherme Jacobs 30.06.2017 11H36

Há alguns anos, a indústria de jogos AAA - os blockbusters enormes que custam milhões de dólares e demoram vários anos para ficarem prontos - tem sofrido para inovar. Sim, você tem exceções à regra como The Last of Us, BioShock, The Witcher e Bloodborne, mas no geral, temos visto as grandes publishers ficando na zona de conforto, lançando produtos semelhantes com mais e mais frequência.

Quantos jogos de tiro baseados em heróis (Overwatch, Battleborn, Paladins) ou de mundo aberto com torres e campos inimigos (Just Cause 3, Terra-Média: Sombras de Mordor, Homefront: The Revolution) saíram nos últimos anos? E jogos de ação em terceira pessoa com uma pegada cinematográfica feitos depois de Uncharted 2 e Gears of War? Isso não é novidade ou mesmo um sintoma de que a indústria está morrendo, até porque muitos dos jogos que surgiram dentro dos clichês acima são ótimos, mesmo que não tragam algo novo, mas é um fato.

É por isso que cada vez mais indies têm recebido atenção. Títulos como Rocket League, Inside, The Witness, That Dragon Cancer, Bastion e Gone Home ganharam atenção porque têm uma história ou um gameplay diferente. Só que como publishers são empresas que prestam contas a investidores, é natural que elas procurem o caminho mais seguro e tentem replicar outros sucessos financeiros, o que pode levar a produções enormes que dificilmente têm algo a dizer.

Shigeru Miyamoto e Yves Guillemot

Ubisoft

Se você conversar com pessoas que acompanharam a E3 2017, provavelmente vai perceber que a maioria achou a feira decepcionante. A Bethesda está relançando Skyrim oito mil vezes, a EA continua firme e forte com jogos de esporte e influenciadores digitais, a Microsoft está apostando tudo em especificações técnicas e a Sony não anunciou (quase) nenhum jogo novo. A Nintendo, como de costume, é o ponto fora da curva, mas a grande surpresa do evento? Ubisoft.

"Calma," você deve estar pensando. "A Bugsoft? A empresa que faz downgrades?"

Ubisoft

Capa de Far Cry 5 faz referência à Última Ceia, de Leonardo Da Vinci.

Ubisoft

Você tem toda razão de estar cético. Afinal de contas, a Ubisoft foi a responsável por decepções como o primeiro Watch Dogs Assassin's Creed Unity. Mas, no último ano, a empresa comandada por Yves Guillemot tem, pouco a pouco, se diferenciado de outras concorrentes fortes, como Activision e Warner Bros. Ainda há muito caminho para ser andado - jogos genéricos e ultrapassados como Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands ainda existem - mas a Ubi está, de fato, entrando numa nova fase. Ela tem até um logo novo pra isso. E o principal fator pra isso acontecer? Uma ameaça gigantesca.

Como nós explicamos em grandes detalhes aqui, a Ubisoft está tentando com todas as suas forças fugir de uma possível aquisição hostil por parte da Vivendi, empresa de telecomunicações que foi dona da GVT no Brasil e da Activision durante anos. Apesar de ser uma das gigantes do mercado, a Ubi é uma empresa independente. Ao contrário, por exemplo, de Deep Silver, Rockstar e Bethesda, ela não tem uma empresa mãe (Koch Media, Take-Two e ZeniMax, respectivamente). A estratégia que Guillemot adotou para combater a Vivendi foi justamente abraçar a "falta de patrão" e tentar se diferenciar. Agora, um ano depois que esse movimento começou, os frutos estão começando a aparecer.

A conferência da Ubisoft na E3 2017 abandonou a ideia de uma apresentadora famosa do entretenimento ao dispensar Aisha Tyler e colocou apenas desenvolvedores no palco. Isso resultou em uma apresentação que nos lembrou bem que por trás dos maiores games, estão seres humanos como você e eu. Ver Davide Soliani, o diretor de Mario + Rabbids, chorar ao ver Shigeru Miyamoto entrando no palco e falando bem se seu jogo foi um dos melhores momentos da feira, assim como as lágrimas de alegria de Michel Ancel ao finalmente mostrar Beyond Good and Evil 2 para o mundo. Em 60 minutos, a Ubi encapsulou e demonstrou como ela mudou.

"Calma," você me interrompe novamente. "Mas os jogos que ela mostrou ainda são muito parecidos. Assassin's Creed, Far Cry, The Crew..."

Sim, afinal de contas, ela continua sendo uma empresa gigante com muitas contas para pagar, mas se nós analisarmos o que foi mostrado dos jogos acima, particularmente com os dois primeiros, fica evidente que mudanças necessárias estão vindo para aquelas séries. Assassin's Creed Origins pega a fórmula cansada da franquia e a substitui por um RPG com um mundo de escala enorme que puxa elementos de The Witcher, The Elder Scrolls e até Dark Souls, contando a história de um homem africano, num dos períodos menos explorados nos games, o Egito antigo. Não lançar um novo Assassin's Creed em 2016 deu à Ubi a chance de respirar e fazer algo que pode ser a primeira experiência genuinamente nova da marca desde Ezio Auditore da Firenze conquistou o mundo em 2009 com Assassin's Creed II. Jogos bons foram lançados de lá pra cá, mas Origins aparenta ser o primeiro pulo grande da série em um longo tempo.

Já Far Cry 5 está jogando fora ideias que não tinham mais gás, como as infames torres que popularam quase todos os jogos da Ubisoft, para ser um dos jogos mais polêmicos da atualidade. As velhas histórias de ser um forasteiro ocidental imigrando em outra cultura dão lugar a uma história que promete explorar o racismo que se encontra impregnado na cultura americana, fazendo referências a temas delicados como o Ku Klux Klan e a Cientologia. A capa do jogo é suficiente para gerar petições de pessoas facilmente ofendidas que não querem que ele exista. É raríssimo ver isso acontecendo.

E então outras franquias, algumas novas, algumas não, mas a grande maioria se encontra num caminho interessante. Skull and Bones promete pegar a melhor parte de Assassin's Creed IV: Black Flag e criar um jogo inteiro baseado no combate entre barcos e na vida pirata. É curioso ver esse título surgindo agora, junto com Sea of Thieves, da Microsoft, já que o tema "piratas" estava, em grande parte, deixado de lado pela indústria. 

Starlink: Battle of Atlas procura tentar algo diferente na categoria toys-to-life, que já tem grandes nomes como Skylanders e LEGO DimensionsRainbow Six Siege se tornou um nome de respeito dentro do mundo dos eSports, particularmente no Brasil e América Latina. E South Park: A Fenda Que Abunda Força? Acho justo dizer que não existe nada parecido com ele.

Mario + Rabbids: Kingdom Battle é, no papel, uma ideia bizarra. Um RPG estratégico estilo XCOM com personagens de Mario e Rabbids? Não parece algo que funcionaria, mas ele terminou sendo um dos jogos mais premiados da E3, e tem tudo para encontrar sucesso no Nintendo Switch. A joia da coroa é, sem dúvida, Beyond Good and Evil 2. Ele ainda está muito distante, mas se Michel Ancel e sua turma realizar a visão ambiciosa que apresentaram, teremos algo verdadeiramente especial em mãos.

É difícil encontrar outra empresa do tamanho da Ubisoft que tenha um catálogo tão variado de jogos AAA - a Bandai Namco é provavelmente a que chega mais perto - e esse processo deve ser intensificado agora. As sementes plantadas por experiências diferentes como Child of LightValiant Hearts, Far Cry 3: Blood Dragon e até mesmo por Watch Dogs 2 - que ao ser divertido, cheio de personalidade e jovial, foi tudo que o primeiro jogo devia ter sido - estão começando a florescer.

É difícil encontrar outra empresa do tamanho da Ubisoft que tenha um catálogo tão variado de jogos AAA

Agora, a empresa que começou e adotou muitas das tendências ruins que vimos na indústria - mundos abertos vazios, torres, downgrades - busca, na sua característica independente se diferenciar do resto. Foi preciso uma corporação gigante aparecer para que as mudanças surgissem, mas a Ubisoft de hoje se encontra num extremo contraste em relação à de cinco anos atrás. Isso não significa que ela ganha um passe livre quando fizer besteira ou que devemos cobrar menos, mas é bom vê-la tentando.