Em maio de 2015, a indústria de games foi tomada de assalto pelo lançamento de um dos melhores RPGs já feitos. The Witcher 3: Wild Hunt era um pacote completo de delícias, mas a coluna dorsal desse grande sucesso eram as suas missões totalmente "diliça".

Por isso, nesse mês de aniversário de 5 anos do game, a gente veio aqui pra dizer quais são as 10 melhores missões de The Witcher 3 no Rankeado, novo programa de vídeos do The Enemy.

Esse vídeo e texto podem ter pequeninhos spoilers, se você gosta de não saber nada quando começar a jogar, mas a intenção aqui é não entregar o ouro nem revelar os detalhes da história. E eu vou dizer sempre o nome da missão em inglês e em português, pra ninguém ficar perdido independentemente do idioma em que prefira jogar. Bora lá!

10. Wild at Heart (Coração Selvagem)

“Wild At Heart” ou “Coração Selvagem” é uma missão secundária e começa na região de Velen, quando Geralt pega um bilhete no quadro de avisos em Mulbrydale. De lá, ele precisa falar com um caçador chamado Niellen sobre a esposa dele, que desapareceu.

Depois de falar com algumas pessoas da vila e seguir pistas na floresta, Geralt se mete em uma história complicada que envolve um inveja, laços familiares, lobisomem… meio Programa do Ratinho.

O desfecho é decidido pelo jogador, mas em todas as possibilidades existe um nível de tragédia, seja por deixar pessoas envolvidas na ignorância, seja pela morte de um ou dois personagens dessa história.

Crédito: InFlame/YouTube

09. Skellige’s Most Wanted (O Mais Procurado de Skellige)

Entre os DLCs gratuitos que foram lançados para The Witcher 3, temos a missão secundária “Skellige’s Most Wanted”, “O Mais Procurado de Skellige”. No meio do vilarejo de Fyresdal, você tem que pegar o contrato no quadro de avisos e falar com um grupo de pessoas conversando ali perto.

Assim, Geralt será contratado para investigar um ataque de nekkers, mas a situação parece ter sido forjada e está tudo muito estranho. Tão estranho que, quanto mais ele investiga, mais parece que alguém está criando armadilhas pra tentar matar o bruxo.

A dica que eu dou, pro caso de você querer jogar seu personagem como alguém mais do bem, é poupar e ajudar os monstros em missões ao longo do jogo. Isso vai liberar novas possibilidades de diálogo quando você descobrir quem está por trás desse plano mirabolante contra Geralt.

Crédito: QPGAMES/YouTube

08. Dead Man's Party (Festa Bem Morta)

Entre as missões principais da expansão "Hearts of Stone", temos a quest “Dead Man's Party” ou “Festa Bem Morta”. Geralt precisa fazer uma das tarefas para o personagem Olgierd, um dos protagonistas da expansão. Uma delas é divertir o irmão dele, Vlodimir.

O problema é que esse Vlodimir já tá morto.

Na aventura, também temos a médica Shani, que é um antigo casinho de Geralt. Aí olha só: os três acabam em uma festa de casamento, com o fantasma de Vlodimir possuindo o corpo do Geralt.

E essa missão é realmente legal não só porque você pode ver o Geralt fazendo coisas que não faria normalmente, mas também por explorar bem uma personagem que tem pouco espaço nos livros — e se você jogar direitinho, e quiser, ela pode ser mais uma opção de romance.

Crédito: LordMatrim/YouTube

07. A Matter of Life and Death (Uma Questão de Vida ou Morte)

E já que estamos falando de namoricos, é claro que temos mais missões legais desse tipo. Nos primeiros games da franquia, Geralt estava sem memória e Yennifer estava desaparecida, o que levou ele para os braços de Triss Merigold — amiga de Yen e um velho affair do bruxo das antigas.

Depois do final conturbado de The Witcher 2, Geralt e Triss perderam o contato e é na missão secundária “A Matter of Life and Death”, em português “Uma Questão de Vida ou Morte”, que você tem a chance de reviver essa paixão.

É preciso primeiro fazer a missão principal “O Tesouro do Conde Reuven” lá em Novigrad e a Triss vai te mandar um recado pra encontrar com ela e ela te pedir ajuda. Eventualmente dos dois acabam disfarçados em uma missão secreta num baile de máscaras.

O bacana dessa quest, além de ter um visual bem bonito e romantico, é que algumas ações aqui podem determinar com quem Geralt acaba no final do jogo.

Crédito: InFlame/YouTube

06. The Last Wish (O Último Desejo)

Pra concluir nossa rodada de romances, não tem como não falar da Yennefer, né? Lá na vila de Larvik em Skellige, você encontra a feiticeira pra fazer uma missão secundária chamada “The Last Wish”, “O Último Desejo”, que é também o nome do conto, nos livros, em que Geralt e Yen se conhecem.

Essa quest é totalmente nostálgica pros dois e pros fãs dos livros porque, enquanto Geralt ajuda Yennefer a encontrar um djinn, que é um tipo de gênio vingativo desse universo, os eventos do passado que fizeram dos dois um casal vão sendo relembrados.

Essa tá na lista não só porque as decisões que você tomar ali vão também afetar o final do jogo e toda a relação com a Yen mas também pelos ótimos diálogos e o quanto a quest bebe do material original, que são os livros.

Crédito: ItsmeRuckcuz/YouTube

05. Beyond Hill and Dale… (Além do Vale e da Colina)

“Beyond Hill and Dale” ou “Além do Vale e da Colina” é uma das missões principais da expansão "Blood and Wine" e leva Geralt em uma aventura na Terra das Mil Fábulas. Lá ele encontra Syanna, que é a irmã da Duquesa de Toussaint.

O mais legal dessa missão é que ela é ambientada em um lugar mágico e colorido, bem diferente dos ambientes destruídos do Norte do Continente no jogo principal. E também o fato de que tem uma dúzia de paródias aos contos de fada lá.

Tem bruxa na vassoura, João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho, Polegarzinha, Três Porquinhos e várias outras figurinhas conhecidas. Além do mais: mais uma possibilidade de romance. Foi a última vez, não vou mais falar disso.

Crédito: FP Good Game/YouTube

04. A Towerful of Mice (Uma Torre Repleta de Ratazanas)

A missão secundária “A Towerful of Mice” ou “Uma Torre Repleta de Ratazanas” fica disponível quando você começa a ajudar a feiticeira Keira Metz depois da missão principal, chamada “Caçando Uma Bruxa”.

Nessa quest, o Geralt vai até a ilha Fyke, que está infestada de monstros e amaldiçoada. Quando ele entra na torre, descobre uma tragédia terrível envolvendo um cientista louco, uma multidão enfurecida e muito rato. Essa é uma daquelas quests em que você deve tomar muito cuidado com o que decide, porque as coisas podem não ser o que parecem. Só vou dizer isso.

Crédito: EternalDreadLord/YouTube

03. Possession (Possessão)

A missão secundária “Possesion” ou “Possessão” é daquelas de deixar os mais fracos de coração realmente abalados. Você tem que falar com Crach an Creite em Skellige e ir procurar a filha dele, Cerys, que é uma potencial nova governante da região.

Geralt se dispõe a ajudá-la a tentar tirar uma maldição de um nobre que há anos e vive atormentado. Eles acreditam que o irmão desse nobre, que morreu ainda menino, quer de volta a espada da família.

Mais uma vez, as coisas não são o que parecem e, até o fim da missão, o Geralt vai ficar preso num dilema completamente absurdo pra resolver as coisas. Eu juro pra você, é de tirar o fôlego. Se você não tem sangue de barata, você vai ficar em choque.

Crédito: InFlame/YouTube

02. Ladies of the Wood (Senhoras da Floresta)

As Moiras estão ligadas a várias missões principais e secundárias do início de The Witcher 3 e por isso estão entre os principais inimigos do jogo, mas eu quero falar da missão principal “Ladies of the Wood” ou “Senhoras da Floresta”.

Geralt precisa lidar com essas três bruxas de aparência totalmente horrível pra encontrar a Ciri. No meio do processo, ele vai percebendo uma relação meio suspeita delas com órfãos e um tal de vovó que cuida dessas crianças.

Todo o clima da missão no Pântano Retorcido, a música tema das moiras, os mistérios que você vai descobrindo... vão causando um frio na espinha. E unido ao final, que pode ser bem satisfatório, tudo isso faz dessa uma das melhores missões do jogo.

Crédito: Johnsen1972/YouTube

01. Family Matters (Assuntos de Família) e Return to Crookback Bog (Retorno ao Pântano Retorcido)

Na verdade, o nosso primeiro lugar são duas missões — começa em uma e termina na outra. Sâo elas: “Family Matters” ou “Assuntos de Família” e “Return to Crookback Bog” ou “Retorno ao Pântano Retorcido”. Tem a ver com um dos personagens mais interessantes desse jogo, que é o Barão Sangrento.

Em Assuntos de Família, que é uma missão principal do início do jogo, Geralt precisa da ajuda do Barão de Velen pra encontrar Ciri, só que esse sujeito teimoso só vai dar as informações que ele tem se o bruxo encontrar a mulher e a filha dele que desapareceram na época em que ele vivia super alcoolizado. Então ele não lembra o que aconteceu pra elas desaparecerem.

Quanto mais Geralt vai investigando, mais o rumo da história vai ficando sombrio e vão aparecendo erros horríveis que marcaram o passado dessa família. E ao mesmo tempo você descobre que o Barão é um cara também complexo e cheio de remorso.

Por mais que eu tenha colocado o Retorno ao Pântano Retorcido aqui, eu… não posso falar muito da missão ou vai ser puro spoiler. Eu só precisei mencionar porque essa missão secundária é a conclusão da missão principal "Assuntos de Família" e as decisões que você toma podem dar um desfecho *completamente terrível* pra essa família ou… apenas doce-amargo porque final feliz aqui nesse jogo, meu filho, é raridade. De qualquer forma, maravilha de quest.

Crédito: VGFAQ/YouTube

Menções honrosas

The Witcher 3

Tem muita missão boa além destas dez que citamos acima, então deixo aqui algumas menções honrosas de quests que valem a pena em The Witcher 3:

CD Projekt RED/Divulgação
extras/capas/witcher-3-box-art.jpg
The Witcher 3: Wild Hunt
Ver review
  • Lançamento

    19.05.2015

  • Publicadora

    CD Projekt Red

  • Desenvolvedora

    CD Projekt Red

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    None