No começo de setembro chega o tão aguardado e comentado Marvel's Avengers. O game dos Vingadores produzido pela Square Enix chega para PlayStation 4, Xbox One e PC e vai trazer uma nova interpretação dos clássicos heróis e vilões das HQs.
Ao longo dos próximos meses, esse mundo vai crescer com novas histórias e personagens que vão chegar de graça ao game, como os já confirmados Gavião Arqueiro e Homem-Aranha (este segundo só nos consoles PlayStation).
Porém, qual é o limite da aventura? Será que o jogo está preso a questões de licenciamento como os filmes da Marvel tiveram de lidar nos cinemas?
De acordo com Shaun Escayg, diretor criativo do game da Crystal Dynamics, a imaginação é o limite.
"Tudo é possível. É só uma questão de a gente provar para a Marvel de que aquele personagem faz sentido para nossa história, criar uma boa base", explicou ele em entrevista exclusiva ao The Enemy.
"Pessoalmente, sou muito fã do Wolverine e gostaria de um dia incluir ele no jogo".
Será que um dia veremos Logan afiando suas garras ao lado de Kamala Khan e Homem de Ferro em Marvel's Avengers? A vontade existe, resta aguardarmos para ver se isso concretiza.
Enquanto isso, convido você a acompanhar o restante da entrevista com Shaun Escayg e também Vince Napoli, diretor do sistema de combates do jogo, que traz também vários outros detalhes sobre a criação do jogo, a escolha de Kamala como protagonista e também informações sobre o sistema de combate explicadas por Vince Napoli, diretor de toda a parte de luta do game.
The Enemy: Muitas pessoas ficaram surpresas quando foi revelado que Marvel's Avengers adota o sistema de 'jogo serviço', como Destiny, The Division e tantos outros. Por que vocês optaram por esse formato?
Shaun Escayg: Como estamos falando de um jogo dos Vingadores queríamos garantir que as pessoas tivessem a experiência de reunir os Vingadores e que pudessem fazer isso junto com amigos.
Além disso, esse formato é ótimo para criar um mundo vivo e contar várias novas histórias. De início nós já temos Kamala e M.O.D.O.K, mas nada impede de a AIM continuar na história. Nos gibis ela teve vários chefes e outros líderes.
O que você de início no jogo é só a base deste nosso novo universo.
The Enemy: Mesmo com o formato de 'jogo serviço' o game traz uma campanha robusta, com várias animações, batalhas contra chefes e reviravoltas. Qual é o tamanho da campanha?
Shaun Escayg: Bom, o conteúdo que vocês viram no beta é só uma parte pequena da campanha, ainda tem muito mais pela frente. Não posso falar muito, mas o que posso dizer é que comparado a outros jogos que fiz o Avengers tem uma campanha completa.
[Nota do editor: Antes de Marvel's Avengers, Shaun Escayg já trabalhou em games da Naughty Dog como o primeiro The Last of Us e Uncharted: The Lost Legacy]
The Enemy: Com todo o sucesso dos filmes da Marvel nos últimos anos, é impossível não comparar o game com o MCU. Como vocês encaram essas comparações?
Shaun Escayg: Para ser sincero, estamos focados em criar a nossa versão dos Vingadores e dar vida a esse mundo.
Além disso, se você lembrar de anos atrás, até os filmes sofreram com comparações com as HQs e outras mídias antes de serem um sucesso.
Nosso objetivo com o game é continuar inovando e aumentando esse mundo. E temos um diferencial: você não está apenas vendo, mas também participando das vitórias e derrotas dos heróis.
The Enemy: A história do jogo empolga muito por trazer como protagonista Kamala Khan, a atual Ms. Marvel e um dos ícones de uma nova geração de jovens heróis das HQs. Como foi que vocês decidiram por dar esse destaque a ela?
Shaun Escayg: Tudo começou com os tema que queríamos explorar no jogo.
O que é um heroi?
O herói é alguém poderoso que quer nos ajudar, mas também pode nos destruir.
E se os heróis fossem longe demais? Mesmo querendo fazer o bem, os Vingadores criaram um perigo que quase destruiu a cidade de São Francisco.
Eles foram tão longe que isso abriu espaço para um inimigo colocar seus planos em ação. E esse vilão até se vê como alguém correto, ele vê os Vingadores como um perigo e acredita que com ciencia e tecnologia pode controlar e até curar a ameaça Inumana.
Assim, a gente precisava de alguém que tenha sido afetada pelos Vingadores, mas que não perdeu a fé, e foi aí que chegamos na Kamala Khan, uma super fã dos heróis. No fundo, a história do game é também a história de origem dela.
The Enemy: Cada personagem é bem diferente de controlar em relação um ao outro. Ainda assim, todos têm elementos em comum como golpes rápidos e fortes, movimentos especiais, ataques à distância... Como foi trabalhar com esse tipo de complexidade no sistema de combate?
Vince Napoli: Essa foi uma decisão muito importante de design. Especialmente na campanha, quando você está jogando com vários personagens diferentes.
Queríamos garantir que você não precisasse aprender tudo de novo cada vez que trocasse de herói, mas ao memo tempo a identidade de cada um precisa brilhar
Além disso, cada personagem tem um conjunto básico de habilidades e você mexe evolui e mexe nas habilidades as diferenças aparecem. Com as skills e equipamentos você consegue criar builds bem específicas de personagens.
The Enemy: Durante os testes do beta de Marvel's Avengers fica a impressão de que as missões multiplayer podem ficar repetitivas e sem tanta variedade. Como vocês encaram esse desafio?
Vince Napoli: Esse é o perigo de um teste beta, é uma chance de as pessoas testarem o game, mas a gente pode mostrar só um pouco do mundo e não dá pra ver a jogabilidade evoluindo
No game final a gente pretende colocar diferentes desafios periódicos e modificadores de missões e conforme você sobe de nível vai desbloqueando também diferentes tipos de missões
Por exemplo, temos uma missão estilo Hive em que você coloca todo seu elenco à prova e pode escolher a ordem em que os heróis vão lutar. Isso sem contar que para outras missões teremos variações como a versão elite, versão heroica...
The Enemy: Após tantos anos de desenvolvimento de Marvel's Avengers, do que vocês mais têm orgulho no game?
Shaun Escayg: Meu maior orgulho é a Kamala Khan e a relação dela com o Dr. Bruce Banner, o Hulk, e como isso ajuda a explorar o tema de aceitar seus poderes e suas responsabilidades.
Vince Napoli: Gosto muito do tanto de profundidade que conseguimos colocar nos controles dos personagens.
Considero uma grande conquista o que a gente já fez com os heróis base, mas é muito legal ver a complexidade possível no endgame. São muitas opções, dá pra personalizar muito os personagens.
- Lançamento
04.09.2020
- Publicadora
Square Enix
- Desenvolvedora
Crystal Dynamics
- Gênero
Ação
- Plataformas
Xbox One PlayStation 4 PC