Desde o lançamento do primeiro Uncharted para PlayStation 3, em 2007, a franquia só cresceu. 15 anos depois, temos não apenas uma série sólida de games produzidos pela Naughty Dog como também um filme estrelado por Tom Holland, o Homem-Aranha atual da Marvel.

LEIA MAIS

Na lista abaixo, o The Enemy ranqueou todos os jogos de Uncharted do pior ao melhor, de acordo com a crítica, usando as notas do Metacritic como base (já que é uma média de análises do mundo inteiro).

Incluímos até mesmo aqueles lançados para PS Vita e celulares, que podem não ser tão populares, mas, ainda assim, fazem parte da história da série.

Uncharted: Fight for Fortune | Nota: 67

Cartas de Uncharted.

Quando você pensa em Uncharted, provavelmente, imagina correr livremente por lugares exóticos cheios de mistérios. Quando a Sony tentou ir por outro caminho, trazendo cartas e açõe por turno, lá no PlayStation Vita... Bom, a repeção não foi tão positiva. 

Uncharted: Fortune Hunter | Nota: 77

Tela de carregamento do jogo.

Com a versão mais cabeçuda de Nathan Drake, Fortune Hunter até era uma tentativa válida de levar Uncharted para os celulares. Infelizmente, o game não se mostrou lá um grande sucesso, mas os breves enigmas de adivinhar por onde seguir eram divertidinhos. 

Uncharted: Golden Abyss | Nota: 80

Golden Abyss rodando no PS Vita.

Golden Abyss foi a melhor tentativa da Sony de levar Uncharted para um console portátil ou dispositivo móvel. Hoje em dia, você pode até achar o visual meio batido, mas as mecânicas fundamentais da franquia funcionavam muito bem e a história era relativamente memorável.

Uncharted: The Lost Legacy | Nota: 84

Helicóptero caindo em Uncharted.

Apesar de ficar abaixo até mesmo do primeiro Uncharted em termos de nota da crítica, The Lost Legacy é um jogo que vale muito a pena para quem é fã da série, especialmente por refinar e condensar muitos dos elementos de outro grande game nessa lista, Uncharted 4, além de contar com um dos finais (literalmente) mais bombásticos da franquia.

Vale notar que esse game não é estrelado por Nathan Drake, mas por sua associada Chloe Frazer, que parte em sua própria aventura na Índia ao lado da antiga antagonista Nadine Ross.

Uncharted: Drake's Fortune | Nota: 88

Luta do primeiro Uncharted.

O primeiro jogo da série não envelheceu particularmente bem (especialmente, comparado com as sequências), mas Drake’s Fortune foi bem elogiado na época em que foi lançado para o PS3 pelo senso de aventura e o carisma dos personagens, em especial o próprio Nate, Sully e Elena.

Os jogos que o seguiram refinaram o sistema, mas foi o primeiro Uncharted que construiu a fundação para o resto da franquia.

Uncharted 3: Drake's Deception | Nota: 92

Nathan Drake em frente à explosão.

Uncharted 3 manteve o que Uncharted 2 fez de certo e contou com os próprios momentos de ação incríveis e memoráveis, da fuga no navio afundado até a luta no avião de carga (que até serviu de inspiração para o filme).

Porém, o jogo acabou não sendo tão adorado quanto o predecessor ou o que o sucedeu, por não trazer tanto em termos de novidade e contar uma história pouco inspirada e dispersa.

Uncharted 4: A Thief's End | Nota: 93

Nathan Drake no quarto jogo.

A conclusão da saga de Nathan Drake como aventureiro e ladrão de tesouros conquistou o público e a crítica com um game repleto de ação intensa e alguns dos momentos mais malucos e memoráveis de toda a franquia.

Misturando tudo o que a Naughty Dog aprendeu com os jogos anteriores, e trazendo algumas novidades (como uma seção em mundo aberto), Uncharted 4 consegue até a proeza de apresentar um irmão perdido para Nate, Sam, nunca citado anteriormente nos games passados, de forma bem feita.

Uncharted 2: Among Thieves | Nota: 96

Drake fugindo dos inimigos.

Um dos maiores jogos de 2009, e um dos grandes games da história do PS3, Uncharted 2 transformou a franquia em um dos grandes medalhões entre as IPs da Sony — e mesmo mais de uma década depois ainda é considerado o melhor título de toda a série.

A Naughty Dog conquistou tanto o público quanto a crítica ao não só melhorar o combate e travessia em relação ao primeiro jogo, como também bolar sequências de ação elaboradas e memoráveis, desde a fuga nos telhados do Nepal até as icônicas fases com o trem em movimento.

Uncharted 2: Among Thieves é o jogo que transformou Uncharted na franquia aclamada que é nos dias de hoje.