Strikerz Inc/Reprodução
UFL, vulgo “Fifinha do Cristiano Ronaldo”, foi adiado em três meses
Desenvolvedora Strikerz confirmou alteração de lançamento do jogo, que chegaria no dia 12 de setembro
Dez dias antes de seu lançamento oficial, o simulador de futebol UFL – aquele que recebeu um investimento substancial do próprio Cristiano Ronaldo – teve sua chegada adiada, e agora deve chegar às prateleiras em 5 de dezembro de 2024 (uma semana antes para quem comprá-lo em pré-venda).
A informação foi confirmada pelo estúdio de desenvolvimento Strikerz, que justificou a ação com a sua intenção de refinar alguns aspectos do “futibinha” virtual gratuito. Segundo a empresa, mais de dois milhões de usuários participaram dos testes abertos de UFL, e o feedback recebido fez com que o estúdio seguisse por esse caminho.
LEIA TAMBÉM
“Não foi uma decisão fácil, mas ao analisarmos o feedback e muitos dos dados do jogo, nós decidimos reagendar o lançamento de UFL”, disse o comunicado do Strikerz, que foi lido pela redação do The Enemy sob comentários de “Inacreditável” e “que beleeeeeza”. “Gostaríamos de explicar o motivo pelo qual tomamos essa decisão e o que ela significa para você. Apesar de podermos lançar o jogo dentro da data original, acreditamos que demorar um pouquinho mais de tempo nos permitirá oferecer a melhor experiência possível.”
Como assim “Fifinha do Cristiano Ronaldo”?
Piadas à parte, o uso do nome do eterno “CR7” não vem à toa: anunciado originalmente em 2021, UFL estava programado para chegar em 2022. Quando isso não ocorreu e ele foi adiado para 2023, o mundialmente conhecido atacante decidiu investir no projeto, injetando nele um capital de US$ 40 milhões (R$ 224,55 milhões).
O valor alto reflete o marketing ao redor do jogo: segundo Eugene Nashilov, CEO do estúdio Strikerz, o jogo é inteiramente desenvolvido dentro da Unreal Engine 5, promete gráficos e mecânicas bastante fiéis a uma autêntica partida de futebol e – talvez aqui o ponto mais interessante – tem zero funções de “pague-para-vencer”. Nashilov disse que a vitória pela técnica de jogo é um dos pilares que sustentam o estúdio, então o jogo online não terá nenhuma função de avanço de jogabilidade.
Fazendo frente aos já conhecidos EA Sports FC (ex “FIFA”) e eFootball (ex “Pro Evolution Soccer”), o UFL firmou uma parceria com a FIFPro, uma organização que representa direitos de imagem e iconografia de mais de 65 mil jogadores – segundo seu site oficial, pelo menos. Em termos práticos, isso significa que UFL contará com versões oficiais de clubes como West Ham United, Sporting CP, Shakhtar Donetsk, Borussia Mönchengladbach, Monaco, Besiktas, Celtic e Rangers.
Ah, e o título também conta com diversos embaixadores bem conhecidos como Oleksandr Zinchenko, Romelu Lukaku, Kevin De Bruyne, Roberto Firmino, além do próprio Cristiano Ronaldo. Enquanto isso, um de seus concorrentes não vai mais usar a iconografia do Brasileirão Betano.
Sobre o novo adiamento, o estúdio também disse:
“A maioria dos problemas estão relacionados a polimento e refinamento de funções que contribuem com a ‘pegada’ do jogo. Nós sabemos que não existe uma receita para o jogo perfeito de futebol, mas é essencial para nós garantirmos que este jogo atenda aos nossos altos padrões – e suas expectativas.”
Quando ele chegar, em dezembro, UFL virá gratuitamente para PlayStation 5 e Xbox Series S e X. Compradores do título na pré-venda (US$ 15 – R$ 84,22) o receberão no dia 28 de novembro, junto de itens especiais como itens exclusivos de customização e um valor adiantado da moeda usada no jogo para os modos de aquisição de jogadores e contratos.