Informações de bastidores reforçam a ideia de que a Ubisoft pode ser vendida em breve - e para a Tencent, gigante chinesa de tecnologia.

Um artigo da Bloomberg informa que a Tencent Holdings considera comprar a produtora francesa, em acordo com a família de Yves Guillemot, atual CEO da Ubisoft. A ação vem após a empresa perder mais da metade do valor de mercado neste ano.

A empresa de tecnologia chinesa e a Guillemot Brothers Ltd. têm conversado com consultores para ajudar a explorar maneiras de estabilizar a Ubisoft e reforçar seu valor. A Bloomberg cita fontes internas, que pediram para não serem identificadas, pois este seria um assunto privado e restrito a poucas pessoas.

As ações da Ubisoft caíram 54% no mercado de Paris este ano, dando à empresa uma capitalização de mercado de cerca de € 1,4 bilhão (US$ 1,5 bilhão). A Tencent possuía 9,2% dos direitos de voto líquidos da Ubisoft no final de abril, enquanto a família Guillemot detinha cerca de 20,5%, de acordo com o último relatório anual da empresa.

Segundo a Bloomberg, porta-vozes da Ubisoft e da família Guillemot se recusaram a comentar. Um representante da Tencent não pôde comentar no momento, pois é uma semana de feriado na China.

Vale lembrar que uma possível venda da Ubisoft foi ventilada nos últimos dias. A AJ Investments, um fundo de investimentos que detém menos de 1% das ações da Ubisoft, estava tentando fazer com que a produtora francesa fosse vendida para outra empresa ou entidade privada. A investidora compartilhou uma carta de intenção de venda com a Reuters e alega já ter apoio de 10% de outros acionistas da Ubisoft no caso.

Em sua carta, a AJ Investments pedia justamente que Yves Guillemot fosse removido de seu cargo e trocado por outra pessoa. A ideia da empresa é cortar custos e otimizar diversos níveis da cadeia de produção da Ubisoft. A companhia quer que a empresa francesa seja vendida "por um preço justo", sem detalhar valores.

Recentemente, a própria Ubisoft anunciou que passaria por uma investigação interna para revisar o funcionamento da empresa, conforme anunciado em um comunicado de atualização financeira. A ideia é de identificar processos da empresa que podem ser otimizados, aumentando sua eficiência.