
Reprodução: Warner Bros./Naughty Dog
The Last of Us: Mesmo lento, sexto episódio brilha ao focar em catarse
Roteiro novamente impressiona com diálogos profundos em que personagens conflitam e refletem sobre o passado e futuro
The Last of Us volta a um momento de respiro no sexto episódio. O capítulo, que estreou no HBO Max no domingo (19), é lento em ritmo e diminuto em ação, mas apresenta um dos roteiros mais profundos da temporada, focado na catarse.
Em meio a conflitos e reflexões sobre o passado e o futuro, os personagens dão um passo importante em direção à conclusão da história.

Além disso, o sexto episódio da temporada é um prato farto de fanservice para os fãs dos jogos, visto que vemos a cidade de Jackson — de The Last of Us Parte 2 — e temos um vislumbre de Dina, namorada de Ellie no segundo game.
Voltamos a acompanhar Joel e Ellie três meses após as mortes chocantes de Henry e Sam. A neve do inverno já cobre o chão, e o contrabandista segue em busca de seu irmão, Tommy.
Finalmente, a dupla chegou a Wyoming — e, aqui, o roteiro começa a dar pistas do que vem a seguir. Um casal alerta a dupla sobre o perigo de atravessar o chamado “rio da morte”, já que corpos foram avistados boiando na água.

Os jogadores, provavelmente, reconheceram o sinal da chegada de um certo cultista.
Naquela noite, observando as estrelas, Joel e Ellie trocam uma reflexão interessante sobre o futuro.
O contrabandista diz à garota que, após encontrar os Vagalumes, ele sonha em um dia ter um rancho de ovelhas — pois são “quietas e obedientes”, ele brinca. Já a adolescente enfim revela a Joel o seu sonho de ser astronauta.

Sonhando acordados, os protagonistas alimentam a esperança de que o sangue de Ellie resultará em uma vacina que mudará a realidade daquele mundo.
A dupla passa pela usina hidroeletrica que, diferente do que acontece no game, não é onde encontram Tommy.
Em vez disso, Joel e Ellie são encurralados por cavaleiros que os escoltam diretamente para Jackson. Na adaptação, a cidade foi transformada em um grande set que parece ter saído diretamente do segundo game.

Em Jackson, os protagonistas se deparam com a possibilidade de um futuro, e isso causa relutância em relação à missão que precisam cumprir.
O reencontro de Joel e Tommy é bastante emocionante, mas não demora até que aflore o rancor e frustrações do passado.
Joel diz se sentir julgado pelo irmão, que responde: "Só porque a vida parou para você não quer dizer que tem que parar para mim."

Na cena seguinte, Joel confunde uma garota da multidão com Sarah.
O ápice do episódio acontece na resolução desse conflito, quando Tommy procura Joel para pedir desculpas. Aqui, Pedro Pascal entrega mais emoção do que em qualquer outra cena até o momento.
Em uma catarse de sentimentos, o contrabandista deixa o nó da garganta fluir para fora, admitindo, enfim, o quanto Ellie significa para ele, e o quanto quer protegê-la.

Afinal, não apenas ele está apegado à garota, como também revela se sentir um fracasso todos os dias por não ter conseguido proteger sua própria filha, Sarah.
Do outro lado da relação, Ellie tem tranquilidade em externalizar seu apego a Joel, defendendo o contrabandista com afinco para Maria, esposa de Tommy.
Contudo, a garota ouve parte da conversa entre os irmãos. Ela se revolta com o fato de Joel ter pedido para que Tommy a levasse até os Vagalumes.

Cansados e vulneráveis diante de suas espectativas e sentimentos, Ellie e Joel entram em conflito -- e palavras ríspidas são trocadas.
"Você está certa, não é minha filha e eu não sou seu pai. E, quando amanhecer, vamos seguir nossos caminhos, separados", impõe o contrabandista
Arrependido do que disse, Joel volta atrás e decide dar a Ellie a chance de escolha — e, obviamente, ela escolhe fazer o restante da viagem com ele.

O episódio é fechado com uma sequência na Universidade da Carolina do Norte, que fica abaixo das expectativas. Além de ter sido reduzido pela metade em relação ao game, no trecho a adaptação perde mais uma oportunidade de mostrar os Infectados.
De qualquer forma, pouco importa, pois o resultado final é o mesmo: Joel está à beira da morte, e Ellie se vê desamparada.
Similar ao quatro episódio da temporada, o episódio seis quebra a ação entregue pela exibição da semana anterior.

Ainda assim, a série demonstra excelência em roteiro, desenvolvimento de personagens e entrega do elenco — com destaque para Pedro Pascal, que dá voz aos conflitos internos viscerais de Joel com autenticidade.
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The Last of Us retorna com um novo episódio no domingo (26). A série terá avaliação do The Enemy todas as segundas-feiras após as exibições.
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