Reprodução: Dean Takahashi/Games Beat
The Last of Us: Não creditado pela HBO, co-criador pede sindicalização
Criadores de jogos precisam de proteção, defende Bruce Straley
Bruce Straley, co-criador do primeiro jogo de The Last of Us, se manifestou sobre a ausência de seu nome nos créditos da série do HBO Max. Em entrevista para o LA Times, o desenvolvedor disse que vê esse acontecimento como um motivo para o setor de games se sindicalizar, de forma a “proteger os criadores” de games.
Straley co-escreveu e dirigiu o game original, lançado em 2013 para PS3. Contudo, na adaptação da HBO, apenas Neil Druckmann é creditado como criador do game (via VGC).
“É um argumento para a sindicalização que alguém que fez parte da co-criação desse mundo e desses personagens não está recebendo um crédito ou um centavo pelo trabalho que colocou nele”, disse Straley ao jornal, em matéria publicada no domingo (15). “Talvez precisemos de sindicatos na indústria de videogames para proteger os criadores.”
Antes de deixar a Naughty Dog, em 2017, Bruce Straley trabalhou para a empresa por 18 anos. Ele começou na desenvolvedora como artista, até que teve a oportunidade de atuar como diretor de Uncharted 2: Among Thieves.
Em 2018, Bruce revelou que sua decisão de deixar a Naughty Dog está relacionada com o estresse e a pressão no desenvolvimento de Uncharted 4. Em 2022, ele fundou seu próprio estúdio, a Wildflower Interactive, com o propósito de criar jogos “altamente criativos” em um ambiente saudável de trabalho.
A contribuição de Straley para The Last of Us está relacionada principalmente ao tom tenso e violento do mundo assolado pelo cordyceps, além da criação de alguns personagens, como Bill.
O LA Times contatou a HBO e Sony, que não quiseram comentar o assunto.
LEIA MAIS
- Estreia de The Last of Us teve 4,7 milhões de espectadores nos EUA
- Início de The Last of Us quase foi totalmente diferente
- The Last of Us Part I está disponível para teste via PS Plus Deluxe
The Last of Us retorna com um novo episódio no próximo domingo (22). A série terá avaliação do The Enemy a cada episódio após as exibições.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!
- Lançamento
14.06.2013
- Publicadora
Sony
- Desenvolvedora
Naughty Dog
- Censura
16 anos
- Gênero
None