Recentemente, a CD Projekt RED anunciou um jogo novo da franquia The Witcher, que, inclusive, iniciaria uma nova saga após a conclusão da jornada de Geralt de Rivia em The Witcher 3. O jogo será feito no Unreal Engine 5, da Epic Games, em vez do REDengine do próprio estúdio.

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Diversas pessoas estão trabalhando neste novo jogo e o diretor dele promete que não haverá crunch durante o desenvolvimento dele. Essa é uma promessa que o estúdio já havia feito anteriormente, mas quebrado.

“Estou super empolgado em anunciar que tenho trabalhado como diretor para humildemente garantir o sucesso do próximo grande jogo AAA de The Witcher”, revelou Jason Slama em seu Twitter. Jason é designer veterano dos jogos da franquia e agora assume o papel de diretor do novo jogo.

“Acha que pode se juntar à equipe? Temos muitas vagas abertas com possibilidade de trabalho remoto que podemos discutir”, finalizou. Alguém pegou este twitter e, retweetando, disse que ele “deixou de fora a parte sobre crunchs horríveis e ser tratado como cachorro.”

Algumas empresas de games assumiram uma posição pública contra o crunch, um termo da indústria para períodos de trabalho prolongado durante o desenvolvimento de um jogo, especialmente durante a preparação para o envio do produto final. E, aparentemente, isso aconteceu muito com The Witcher 3.

Durante a produção do RPG de mundo aberto Cyberpunk 2077, outro título famoso da empresa, eles também prometeram que não fariam ninguém trabalhar horas extras “obrigadas”.

“Nós queremos ser mais humanos e tratar as pessoas com respeito. Se eles precisarem tirar uma folga, eles podem tirar uma folga. Ninguém será mal visto se isso for solicitado”, disse o cofundador da CD Projekt RED, Marcin Iwinski, em entrevista em 2019.

Em setembro de 2020, a empresa ordenou semanas de trabalho obrigatórias de seis dias até o lançamento de Cyberpunk 2077, quebrando sua promessa anterior. Mesmo antes disso, alguns desenvolvedores também relataram trabalhar 13 horas por dia durante a produção do jogo.

Logo após o lançamento do jogo, Iwinski pediu desculpas aos jogadores e comprometeu a CD Projekt RED a cumprir novamente a promessa de que não haveria mais crunchs na empresa. “Evitar crunchs em todos nossos projetos futuros é uma das nossas principais prioridades”, disse ele.