Sony tira entrevista com diretor de Last of Us do ar por falas inventadas
Empresa diz que texto conta com “vários erros significativos” na fala de Neil Druckmann
Na semana passada, a Sony publicou uma entrevista com o diretor de The Last of Us e co-presidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, em que ele teria dito que o próximo jogo do estúdio "pode redefinir percepção de jogos".
Mas, de acordo com o próprio Druckmann, ele nunca disse isso, e alguns dias depois a entrevista foi removida pela própria Sony, que declarou que o texto publicado contém “vários erros significativos e imprecisões que não representam as perspectivas e valores” do diretor.
No dia 24 de maio, o próprio Druckmann publicou uma thread em seu X-Twitter comparando o texto publicado com a transcrição original da entrevista.
“Ao editar minha resposta divagadora na minha entrevista recente com a SONY, algumas das minhas palavras, contexto e intenções foram infelizmente perdidos. Bom, aqui está a resposta divagadora completa para a pergunta final sobre nosso futuro jogo…”
Abaixo está a tradução da resposta publicada pela Sony.
“Eu tive sorte de trabalhar em vários projetos dos sonhos e estou atualmente animado para um novo, que talvez seja o mais impressionante até agora. Há uma apreciação crescente por games que transcende todas as idades, diferente de quando eu estava crescendo. Esta mudança é destacada pela nosso avanço na televisão com The Last of Us, que eu esperava reduzir o afastamento entre jogadores e não-jogadores. O sucesso do show trouxe um holofote ao mundo dos jogos, ilustrando as experiências ricas e imersivas que ele oferece. Essa visibilidade me anima não só para nosso projeto atual mas para o potencial amplo dos games de cativar uma audiência global. Estou ansioso para ver como esse novo jogo vai ressoar, especialmente após o sucesso de The Last of Us, já que pode redefinir a percepção de jogos mainstream.”
Enquanto isso, esta é resposta postada por Druckmann traduzida, falando sobre seus projetos dos sonhos:
“Bom, eu tive muita sorte, no sentido que já tive isso. Eu tive a chance de fazer vários dos meus projetos dos sonhos. Estou trabalhando em um novo agora, e é talvez o mais animado que já estive para um projeto até agora. Eu não posso falar a respeito ou nossos chefes vão ficar muito bravos comigo. E acho que, em geral, há algo acontecendo agora que acho muito legal, que é esta nova apreciação por videogames que nunca vi antes. Tipo, quando eu estava crescendo, games eram vistos como coisa de criança. Agora é claramente para todo mundo. Mas tipo, se você for um gamer, você sabe do potencial dos games, e não-gamers, eles não sabem o que estão perdendo. Mas minha esperança era de que, quando fizemos The Last of Us em um programa de TV, que pudéssemos mudar isso. E porque eu fiquei tão envolvido com ele. Eu queria tanto que fosse bom, porque eu queria que isso acontecesse, que é alguém assistir ao show e realmente gostar. E se apaixonar por esses personagens como nós nos apaixonamos por esses personagens e sua história. E perceber no final ‘espera, isso é baseado em um videogame?’ e daí checar o jogo e ver a riqueza de narrativas e tudo o que está acontecendo com games. Então agora sinto que isso trouxe um holofote ao mundo dos jogos. E sabe, Fallout acabou de sair. E é um grande sucesso para a Amazon. E eu acho isso muito excitante. Não porque jogos precisam ser filmes, ou precisam ser séries de TV, mas acho que isso meio que abre os olhos de um monte de gente que só não sabiam sobre o tipo de experiências que existem em jogos. Acho que agora atingimos um ponto crítico e está prestes a virar em que as pessoas descobrirem ‘Meu Deus, tem todas essas experiências incríveis e emocionantes em videogames’. Então estou não só animado para esse jogo que estamos fazendo – e é, é algo realmente novo pra gente – mas também estou animado para ver como o mundo vai reagir a ele. Porque The Last of Us, e o sucesso do show, até pessoas fora dos games estão olhando para gente para ver o que é que vamos fazer depois. Estou muito animado para ver qual vai ser a reação para esta coisa – e eu já falei demais a respeito. Vou parar por aqui. Enfim, você perguntou sobre meus projetos dos sonhos. Eu tive muita sorte de trabalhar nos meus jogos favoritos com colaboradores incríveis e sou muito grato a eles.”
(Ele não mentiu sobre a resposta ser longa)
Sendo assim, em nenhum momento Druckmann disse que o novo jogo vai “mudar percepções”, tendo no máximo falado sobre sua curiosidade sobre qual vai ser a reação do público quando ele for revelado e jogado.
Curiosamente, outro ponto controverso da entrevista foi a opinião dele sobre o uso de inteligência artificial generativa em jogos, tendo uma reação positiva quanto à tecnologia na entrevista publicada pela Sony.
Mas, considerando que a empresa citou IAs entre os temas com “erros significativos”, é possível que sua resposta também tenha sido sofrido alterações consideráveis.