
CAPCOM
Street Fighter 6 é uma "volta às origens" para diretor
Para o diretor Takayuki Nakayama e o produtor Shuhei Matsumoto, o jogo traz oportunidades únicas de interagir com os ícones da franquia
Street Fighter 6 é um dos principais destaques da Brasil Game Show (BGS) 2022. No evento, o The Enemy testou o próximo game da Capcom e também entrevistou o diretor Takayuki Nakayama, assim como o produtor Shuhei Matsumoto.
Depois de jogar as primeiras partidas, é fácil entender a proposta do jogo, com visual voltado a arte de rua, hip-hop e personagens cheios de atitude. De fato, segundo o diretor, Street Fighter 6 é, mais do que tudo, uma “volta às origens” da série.
Os primeiros trailers de Street Fighter 6 não diziam muito. Porém, após as primeiras revelações de trechos de gameplay e personagens, aliado à publicação da música tema “Not on the Sidelines”, o resgate à ambientação introduzida originalmente com Street Fighter 3 foi clara.
Depois de Third Strike, o novo jogo da série será o primeiro a avançar na história de forma cronológica e, portanto, respeita a herança deixada pelo antecessor na linha do tempo da franquia. “Voltamos às origens, mas recobrando elementos de forma mais forte e moderna”, esclarece Nakayama.
Novamente, apelando ao público mais veterano, o modo Battle Hub (disponível durante o primeiro beta fechado) traz um cenário recheado de fliperamas e mais aspectos que atacam a nostalgia, mas talvez não causem o mesmo sentimento em jogadores mais jovens. Sobre isso, o diretor explica que essa memorabília serve para ensinar mais sobre a história e cultura que envolve o game.
Para ele, novos jogadores terão um sentimento interessante de talvez “experimentar” uma cabine de fliperama pela primeira vez e “fazer parte dessa história que antes só ouviam falar”.

Já o modo World Tour também tem seu objetivo principal: dar ao jogador a oportunidade de interagir com seus lutadores favoritos. Assim como teorizamos previamente, criar o próprio avatar para explorar um mundo invés de simplesmente estar na pele de alguém promove ainda mais “intimidade” para com o usuário.
Assim sendo, o diretor completa dizendo que “como um jogador dedicado, a única maneira de mostrar que gosta muito de algum personagem, até hoje, é vencer, ter seu nome no topo do placar de líderes. Queremos que o jogador mergulhe nesse mundo e tenha contato com os personagens preferidos, aprender com eles e até receber elogios direto dos lutadores”.
LEIA MAIS
- Street Fighter 6 tem elenco completo revelado
- Street Fighter 6 revela Ken, Honda, Blanka e Dhalsim
- Street Fighter 6 recebe gameplay inédito de Juri e Kimberly
Street Fighter 6 chega em 2023 para PS4, PS5, Xbox Series e PC.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.

- Lançamento
02.06.2023
- Publicadora
Capcom
- Desenvolvedora
Capcom
- Censura
12 anos
- Gênero
Luta
- Testado em
PlayStation 5