Sony: Shuhei Yoshida parece otimista com uso de IA no desenvolvimento de jogos
Ferramentas de inteligência artificial se tornam cada vez mais comuns
Shuhei Yoshida, líder da Sony Interactive Entertainment na relação com estúdios independentes, compartilhou reflexões sobre inteligência artificial e como ele vê essas ferramentas sendo usadas no desenvolvimento de jogos.
Em entrevista ao The Guardian (via IGN), Yoshida falou sobre o dia-a-dia na Sony e sobre a busca por desenvolvedores talentosos para a PlayStation. Enquanto tratava do assunto, ele citou experiências anteriores envolvendo desenvolvedores que usaram IA em alguns projetos.
Ele reconheceu que o aumento das ferramentas de IA preocupa os desenvolvedores de jogos e disse que já viu apresentações de jogos indie em que se usava softwares como o Midjourney para a arte — no caso, um programa que gera imagens com base em descrições do usuário.
"Isso é poderoso", disse Yoshida. "Um pequeno número de jovens pode criar um jogo com aparência incrível. No futuro, a IA poderá desenvolver animações interessantes, comportamentos e até mesmo fazer o debug do programa."
Por enquanto, a utilização da inteligência artificial na produção artística não é tão amplamente aceita, seja por desenvolvedores de jogos ou mesmo por outras indústrias criativas.
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O treinamento das funções do Midjourney, por exemplo, envolve vasculhar a internet em busca de imagens — um processo que não envolve o consentimento dos artistas para que uma inteligência artificial use o trabalho deles para criar algo novo.
Questionado sobre as preocupações éticas em torno do lugar da IA no desenvolvimento de jogos, Yoshida explicou a própria perspectiva a respeito do lugar da IA como ferramenta, aprendizado e criatividade dentro da indústria.
"A IA pode produzir coisas muito estranhas, como você deve ter visto. Você realmente precisa ser capaz de usar bem a ferramenta. A IA mudará a natureza do aprendizado para os desenvolvedores de jogos, mas no final, o desenvolvimento será mais eficiente e coisas mais bonitas serão feitas por pessoas. As pessoas podem nem precisar aprender programação mais, se tiverem aprendido a usar essas ferramentas do futuro. A criatividade é mais importante, a direção, como você imagina o que quer", avaliou.
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