Sony Santa Monica via IGDB
God of War: Tudo sobre a série
Franquia é um dos principais projetos first party da Sony e do estúdio Santa Monica
God of War nasceu no PlayStation 2 em 2005, sendo o primeiro título de sucesso desenvolvido pelo Santa Monica Studio (SMS). Idealizada por David Jaffe (também responsável por Twisted Metal), o primeiro GoW é tido por muitos como um dos melhores jogos do PS2.
A série de jogos de ação em terceira pessoa praticamente redefiniu os alicerces do gênero. Seus elementos de combate frenético e Quick-Time-Events (QTE) se tornaram padrão e até hoje inspiram dezenas de outros jogos, o que torna God of War um marco para a indústria de jogos.
Primeira fase de God of War - Panteão Grego
Os primeiros 10 anos da franquia acompanharam Kratos, um guerreiro espartano que foi ludibriado a matar sua família, em uma jornada para se vingar dos deuses, acostumados a brincar com vidas humanas. Esse primeiro arco traz três jogos principais e outros oito títulos secundários – entre coletâneas, spin-offs e aplicativos mobile.
Em 2007, Cory Barlog, Chefe de Animação do primeiro jogo, assumiu a codireção de God of War 2 e se tornou um dos principais nomes da franquia – e do Santa Monica Studio. A sequência alcançou um sucesso ainda maior que o primeiro jogo, e colocou a franquia entre os principais exclusivos da Sony a serem considerados console sellers (aqueles responsáveis por vender consoles).
Mesmo com o PlayStation 3 tendo sido lançado em 2006, a série principal continuou presa ao PS2 até 2009, com God Of War Collection sendo lançado meses antes da sequência que encerra o primeiro arco da história de Kratos.
God of War III começa já de maneira empolgante, dando continuidade ao cliffhanger do final de GoW 2. Kratos, o Fantasma de Esparta, derrotado após ser manipulado por deuses e titãs e beirando à morte, é mais uma vez ajudado por Atena para concluir sua vingança.
Jogos da primeira Era de God of War
-
God of War Collection – Remaster GoW 1+2, 2009 (PS3) / 2012 (Vita via Remote Play)
-
God of War: Ghost of Sparta, 2010 (PSP)
-
God of War: Origins Collection – Remaster Chains of Olympus + Ghost of Sparta, 2011 (PS3)
-
God of War Saga, Coleção Remasterizada GoW 1+2+3+Chains+Ghost, 2012 (PS3)
Ascension ocupa um lugar questionável no coração dos fãs. Apesar de ter sido lançado após God of War III, o jogo faz parte da série principal, mas é um prequel, se passando 10 anos antes do primeiro jogo. Além de contar o início da história de Kratos, poucos meses após ser enganado por Ares e matar sua família, Ascension é o único jogo que possui modo multijogador.
Por não se tratar de uma sequência, não ter o envolvimento de Cory Barlog e por trazer uma narrativa bem mais genérica, boa parte dos fãs ficou bem desapontada.
Fora os títulos principais, todos pelas mãos do Santa Monica Studio, a Sony designou estúdios menores para cuidar de jogos menores da franquia. A Javaground desenvolveu o sidescroller God of War: Betrayal, que foi lançado em 2007 para os celulares da época – que ainda não eram smart. Betrayal foi o único God of War lançado exclusivamente para uma plataforma não era da Sony.
No jogo mobile, Kratos é acusado de matar o gigante Argos e enfrenta uma série de outros monstros para encontrar o real culpado da, talvez, única morte dessa mitologia grega alternativa que não estava em sua conta.
A empresa ainda investiu em títulos originais de God of War para o PlayStation Portable (PSP), com Chains of Olympus (2008) e Ghost of Sparta (2010), preenchendo lacunas na cronologia de God of War. Enquanto Chains of Olympus se posiciona entre Ascension e o primeiro God of War, Ghost of Sparta traz acontecimentos que se passam entre os dois primeiros jogos. Ambos os títulos receberam versões remasterizadas para PlayStation 3 e entraram para a coleção God of War Saga (2012).
Segunda fase de God of War - Mitologia Nórdica
Com o PlayStation 4 se encaminhando para seus últimos anos, a Sony anunciou a aguardada sequência de God of War III durante a E3 2016. Ao trazer apenas o nome God of War, sem um subtítulo, o novo título foi lançado em 2018 e trouxe um Kratos envelhecido, mas ainda assombrado por seu passado.
God of War (2018) tem como cenário ambientes escandinavos e a mitologia nórdica. Diferente de sua jornada anterior, o protagonista é acompanhado por seu filho, Atreus, em uma missão não mais por vingança, mas por redenção.
A sequência atualizou bastante a gameplay, dando um foco bem maior para a exploração, desafios, e o fator replay, mas os elementos-chave como lutas com momentos animados e quick-time events foram mantidos. A violência – algumas vezes grotesca – também é bem marcante.
Ainda em 2018, como parte das ações de divulgação e lançamento de God of War, a Sony lançou um jogo de texto em parceria com a Meta (então Facebook). God of War: A Call from the Wilds podia ser jogado por meio do Facebook Messenger e contava uma das primeiras aventuras de Atreus. Ao completar a história, o jogador desbloqueava artes conceituais inéditas.
Também buscando promover o jogo, Mimir's Vision é um aplicativo mobile de realidade aumentada que permite explorar o mapa do novo God of War. Disponível para Android e iOS, o app apresenta localizações importantes e narra eventos curiosos na voz de Mimir, uma das figuras da mitologia nórdica que auxilia Kratos em sua nova missão.
Jogos da segunda Era de God of War - até aqui
-
God of War: A Call from the Wilds, 2018 (Facebook Messenger)
-
God of War: Mimir's Vision, 2018 (Android / iOS)
-
God of War Ragnarök, anunciado para 2022 (PS4 / PS5)
Em fevereiro de 2021, a Sony Santa Monica lançou uma atualização gratuita de performance para GoW no PlayStation 5. Com isso, é possível rodar o jogo em 4k e 60 quadros por segundo. A versão para Windows foi lançada em janeiro de 2022 como parte da nova estratégia da Sony de levar seus títulos exclusivos para o PC e expandir seu portfólio de vendas.
God of War Ragnarök é o segundo jogo do novo arco de Kratos, possivelmente focando na passagem de bastão do protagonista principal para seu filho. O título será cross-gen (“geração cruzada”), chegando simultaneamente ao PlayStation 4 e PlayStation 5, e está previsto para 9 de novembro de 2022.
Saiba mais sobre God of War Ragnarök
- God of War Ragnarök chega em novembro
- God of War Ragnarok tem preços revelados no Brasil
- God of War Ragnarok recebe sinopse com detalhes sobre a história
- God of War: Ragnarök terá modos em 30 e 60 FPS, de acordo com varejista
- God of War: Athena pode ser a vilã em Ragnarok; entenda teoria
- God of War Ragnarök: Fenrir? Quem é o lobo que aparece no novo trailer
- God of War: Elenco de Ragnarok praticamente confirma viagem no tempo
- God of War Ragnarok: Veja mapa com todos os 9 reinos
- God of War: Ragnarok terá viagem no tempo? Veja indícios
- God of War Ragnarok: Kratos vai morrer no próximo jogo?
- God of War Ragnarok: Dublador de Thor já gravou todas as falas
- God of War Ragnarök terá mais de 60 opções de acessibilidade
- Novo God of War terá 40 horas de gameplay, diz David Jaffe
- God of War: Ragnarok: Diretor narrativo responde comentários racistas
- God of War: Cory Barlog explica por que saga nórdica acabará
- God of War: Ragnarok: A história por trás dos novos personagens
- God of War: Ragnarok terá localização em português do Brasil
- God of War Ragnarok: Fã descobre detalhe incrível no trailer
- Lançamento
20.04.2018
- Publicadora
Sony
- Desenvolvedora
Sony Santa Monica