O estúdio Remedy Entertainment confirmou que Quantum Break, de 2016, não faz parte do Universo Conectado da Remedy (RCU), reiterando que a empresa não possui os direitos da propriedade intelectual (IP).

Cena de Quantum Break.

Da mesma forma, as recriações de Max Payne, da Remedy, também não estarão no RCU, conforme informado pela Remedy. Em ambos os casos, a razão é a mesma: a Remedy não possui os direitos de propriedade intelectual, ao contrário do que ocorre com Alan Wake e Control.

Em entrevista, a revista Entertainment Weekly perguntou ao diretor criativo Sam Lake sobre uma teoria popular entre os fãs que sugere que o Sr. Door, de Alan Wake 2, e Martin Hatch, de Quantum Break, são o mesmo personagem.

"A resposta fácil e clara é que, dentre nossos jogos anteriores, Max Payne e Quantum Break não fazem parte do Universo Conectado da Remedy", disse Lake. "Eles não fazem parte dos planos da Remedy."

Efeito de poderes em Quantum Break.

Lake acrescentou, entretanto, que gosta de ver as pessoas criando as próprias teorias e não quer derrubá-las. "Dito isso, de forma puramente especulativa, como um tipo de easter egg, adoro a ideia de permitir que nosso público crie teorias. Não quero rejeitá-las nesse nível. Estamos possibilitando perguntas e fornecendo ideias para as pessoas para que possam, então, formar as próprias teorias."

Em entrevistas anteriores, a Remedy falou sobre a ideia de "ecos", personagens e eventos que, embora não estejam diretamente ligados a outros jogos, podem se integrar às histórias futuras de maneiras que um multiverso possa permitir, como Max Payne sendo "ecoado" como Alex Casey de Alan Wake.

Parece, pelo menos para os fãs, que o Sr. Door é outro exemplo desse tipo. Como sempre, a questão é tanto uma decisão criativa quanto legal. As conexões de Quantum Break com Alan Wake eram óbvias em 2016, embora agora a Remedy tenha que deixar o jogo de viagem no tempo para trás.

LEIA MAIS

Tanto a franquia Alan Wake quanto Control fazem parte do Universo Conectado da Remedy. Afinal, Control recebeu a expansão AWE em 2020, que foi um crossover entre ambos os jogos. Agora, a Remedy trabalha em Alan Wake 2 e Control 2, entre outros jogos.

O segundo Alan Wake será lançado em 27 de outubro para PC, PS5 e Xbox Series.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!