A nova versão de Resident Evil 4, em desenvolvimento pela Capcom, pode expandir alguns trechos do jogo original, assim como aconteceu em outras recriações da série. Aliás, a breve parte em que jogadores controlam Ashley tem bastante potencial.

Ashley anda pelo castelo.

Como você deve se lembrar, chega um momento na campanha de Resident Evil 4 em que Leon e Ashley se separam no castelo. Durante a maior parte do tempo, evidentemente, Leon é o personagem jogável. Contudo, durante um breve trecho do período em que eles estão separados, é obrigatório controlar Ashley.

Desarmada e contando apenas com a própria agilidade, Ashley precisa evitar inimigos constantemente e resolver alguns enigmas para chegar até Leon. No caminho, a filha do presidente dos Estados Unidos passa por corredores extremamente escuros, daqueles em que até os passos do nosso próprio personagem dão medo.

Ashley passa por baixo da mesa.

Por alguns minutos, você até se esquece de como Resident Evil 4 é focado na ação. Sem Leon por perto, estamos quase à mercê das criaturas que habitam o castelo. E, na boa, passar por aquelas armaduras de ferro que, nitidamente, podem ganhar vida a qualquer momento deixa qualquer um em choque.

Quando os inimigos de aço realmente começam a se mexer, o desespero vem forte. Quick time events repentinos, o som de metal se arrastando pelo chão, a movimentação robótica das criaturas. Tudo ali é perfeito para causar um desespero saudável. Esse trecho é, facilmente, um dos mais aterrorizantes em toda a franquia Resident Evil.

Ashley se aproxima de armadura.

Jogar o trecho da Ashley de novo, tantos anos depois do jogo original ter sido lançado, me fez reparar que a passagem pelo corredor das armaduras é muito mais rápida do que eu me lembrava. Apesar da escuridão limitar a visão, o que torna tudo muito mais intimidador, é possível fugir das armaduras em questão de poucos segundos ao correr.

Na época em que o jogo foi lançado, talvez a Capcom não apostasse muito no sucesso desse trecho específico, já que o conceito de fugir dos inimigos sem ter como se defender não era tão difundido quanto é hoje em dia (Outlast, por exemplo, é basicamente só isso).

Ashley na sala com as armaduras.

Com o tão aguardado Resident Evil 4 Remake, a empresa tem a chance de expandir, pelo menos um pouco, esse trecho da campanha. No meu mundo ideal, a jornada de Ashley seria uma nova Casa Beneviento, ainda que isso seja extremamente improvável.

Tendo em mente algo mais realista, torço para que pelo menos alguns enigmas a mais sejam adicionados, assim como torço para que os corredores sejam maiores e tenham mais armadilhas. Não faltam opções para aperfeiçoar algo que já era brilhante.

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Capcom, apenas não remova esse trecho como fizeram com a Torre do Relógio em Resident Evil 3, por favor.


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