E o P.T., hein? E o Kojima? Foi com muito mistério que, durante a Gamescom de 2014, o teaser jogável de Silent Hills chegou ao PlayStation 4. De lá pra cá, o jogo, e seu próprio criador, passaram por muita coisa e conquistaram uma fiel base de fãs.
Neste aniversário de cinco anos de P.T. (Playable Teaser), vamos relembrar essa complicada história de rompimentos, novos projetos e o cancelamento de um dos games mais promissores desta geração:
O anúncio-relâmpago de P.T.
No dia 12 de agosto de 2014, a Sony realizou uma conferência de imprensa durante a Gamescom. Um trailer estranho mostrava uma experiência de horror e falava do primeiro teaser jogável do mundo, seguido por uma montagem com pessoas reagindo assustadas.
Descrito apenas como um projeto do estúdio desconhecido 7780s, o download de P.T. foi imediatamente liberado na PS Store. Apesar de sua curta duração, demorou cerca de seis ou sete horas para que as primeiras pessoas conseguissem vencer os puzzles e completar a experiência.
Silent Hills é revelado
Uma vez que os desafios foram concluídos pelo jogador, uma cena tocava ao final. P.T. era na verdade um teaser para Silent Hills, o quinto game da principal série de terror da Konami e que desta vez seria dirigido por ninguém menos que Hideo Kojima, criador de Metal Gear.
O game ainda contaria com a participação de Guillermo Del Toro no desenvolvimento e seria estrelado por Norman Reedus, que vivia seu auge na TV por seu papel na série The Walking Dead.
O sucesso de P.T. e o novo trailer da TGS
Durante a Tokyo Game Show, logo no mês seguinte, Kojima mostrou um outro vídeo sobre Silent Hills que funcionava mais como um trailer conceitual. Vermes fantasmas, cabeças decepadas, monstros gigantes e, é claro, corredores claustrofóbicos.
Guillermo Del Toro também apareceu no evento e falou um pouco sobre o processo de criação do projeto.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Konami vs. Kojima
A longa parceria de Hideo Kojima com a Konami parecia estar em risco. Os nomes de Kojima e a marca de sua produtora foram retirados do material promocional de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, que ainda não tinha sido lançado, em março de 2015.
Depois disso, relatos não oficiais de informantes diziam que Kojima estava saindo da Konami após o lançamento de The Phantom Pain.
A Konami demorou para confirmar qualquer coisa sobre essa situação, mas continuou a tirar a marca da Kojima Productions de seus produtos, inclusive do site oficial de Silent Hills.
Silent Hills oficialmente cancelado
No dia 27 de abril de 2015, Guillermo Del Toro dizia em um festival de cinema que o projeto não iria para a frente. No mesmo dia, a Konami oficialmente confirmou o cancelamento do jogo e saiu da Bolsa de Valores de Nova York.
Del Toro mostrou descontentamento com a decisão de descontinuar o projeto e a Konami se desculpou com os fãs da franquia, mas alegou que sua prioridade passava a ser jogos mobile.
P.T. removido da PS Store
Em 29 de abril de 2015, dois dias após o anúncio de cancelamento de Silent Hills, P.T. foi retirado da loja do PlayStation. Mesmo as pessoas que já tinham adquirido a demo não poderiam baixá-las novamente caso apagadas do console.
Unidades do PlayStation 4 com o jogo começaram a aparecer no eBay em pouco tempo custando quatro ou cinco vezes mais que o valor de PS4 novo.
Ao final de 2015, usuários aprenderam a baixar novamente o jogo, caso ele fosse apagado, usando uma gambiarra. Seria preciso baixar um programa no computador e acessar a biblioteca de jogos por um servidor proxy — porém, sem garantias de segurança.
Kojima sai da Konami e faz parceria com a Sony
Fontes anônimas disseram à imprensa que após o desenvolvimento de Metal Gear Solid V, Kojima e outros gestores deixariam a companhia. Seus contratos se encerrariam em dezembro de 2015.
Em 15 de dezembro de 2015, o canal oficial do PlayStation no YouTube publicava um vídeo em que o Presidente da Sony Computer Entertainment, Andrew House, estava sentado ao lado de Kojima e anunciava uma parceria entre a Sony e a produtora do desenvolvedor. O primeiro projeto de Kojima fora da Konami seria um exclusivo do PlayStation 4.
No dia seguinte, o perfil oficial de Hideo Kojima confirmava que seu contrato com a Konami havia terminado no dia 15 de dezembro e que ele continuaria trabalhando projetos criativos.
Death Stranding continua o legado
A Kojima Productions tornou-se um estúdio independente. Del Toro e Kojima disseram publicamente que ainda pretendiam trabalhar juntos e logo descobriríamos que Norman Reedus também.
Na conferência da Sony na E3 de 2016, era mostrado ao mundo o primeiro trailer de Death Stranding, um game completamente novo e de conceito não convencional, estrelado por Norman Reedus.
A influência de P.T. na cultura popular
Diversos games independentes que sairiam depois se espelhariam no clima, ambientação, minimalismo e perspectiva. Até mesmo o gigante Resident Evil se rendeu e subverteu seu formato consolidado para uma experiência claramente inspirada em P.T.
Alguns fãs chegaram a recriar o teaser fielmente em outro motor gráfico para o PC ou a fazer homenagens em plataformas como Dreams e Project Sparks.
A comunidade abraçou com paixão o que Kojima e Del Toro propunham e foi obrigada a desistir do jogo após seu cancelamento pela Konami. No entanto, a influência de Silent Hills e seu Playable Teaser causaria um impacto de consequências irreversíveis.
E você, conseguiu baixar P.T. no seu PlayStation 4? Ainda tem o jogo? Conte pra gente aqui nos comentários.