Não é exagero falar que o PlayStation 2, além de ser um dos consoles mais populares da História, é uma das plataformas de games mais influentes de todos os tempos, sendo responsável por ou popularizando tendências que vemos até hoje na indústria

Da consolidação do videogame como uma plataforma multimídia até a popularização de um estilo completamente novo de jogo, confira abaixo algumas das principais tendências que tomaram forma com o PlayStation 2:

DVD

playstation-2

Assim como o primeiro PlayStation expandiu as possibilidades de armazenamento ao mudar a mídia do cartucho para o CD-ROM, o PS2 seguiu os passos de seu predecessor ao implementar o DVD como novo formato para rodar seus games.

Agora, o que antigamente pediria por vários CDs passou a ser consolidado em um único disco - e muito mais! -, o que certamente mudou a filosofia de design de diversos estúdios, e foi diretamente responsável pela realização de algumas das tendências abaixo.

Falando nisso...

YOSHIKAZU TSUNO / AFP

Multimídia

playstation-2-dvd-cartao-de-memoria

Sim, o PlayStation podia tocar CDs de música além de games, mas foi o PS2 que mostrou que um console pode fazer muito mais do que simplesmente rodar jogos.

Isso, aliás, foi um dos principais motivos pelo sucesso inicial estrondoso do PlayStation 2: além da retrocompatibilidade com jogos do PSOne, o PS2 também servia como um DVD Player a um preço comparável - e em muitos casos abaixo - do que outros do mercado, o que o tornava extremamente atraente até para quem não tinha muito interesse em games.

A possibilidade de usar um videogame não apenas para jogos, mas também para ver filmes, séries, ouvir música e outras atividades no console foi um dos grandes chamativos do PS2, e essencialmente todos as plataformas das gerações seguintes seguiram esta tendência.

Jogos "cinematográficos'"

metal-gear-solid-3-snake-eater

Com o salto tecnológico de gráficos e processamento em relação ao seu predecessor, combinado com a já citada capacidade de armazenamento de mídia com o DVD, o PlayStation 2 foi o palco central para uma verdadeira evolução na forma em que narrativas de games eram apresentadas.

Enquanto a geração anterior mostrava os primeiros passos nesta direção, com títulos como o Metal Gear Solid original, Legacy of Kain, Resident Evil e até games do Nintendo 64, o PlayStation 2 trazia o poder necessário para realizar os planos de desenvolvedores mais ambiciosos, e inspirar outros tantos que vieram depois deles.

Silent Hill 2; God of War; Metal Gear Solid 2 e (especialmente) Metal Gear Solid 3; Shadow of the Colossus; essencialmente todos os jogos da Rockstar Games - todos estes jogos mostravam, a sua maneira, o poder da mídia de jogos eletrônicos como ferramenta narrativa.

E isso foi, em grande parte, graças justamente pela tecnologia do PS2 tornar isso possível.

É claro, o console da Sony não foi o único a fazer isso em sua geração - o GameCube e o Xbox original eram até mais avançados do que ele, e tinham seus próprios títulos icônicos, como (originalmente) Resident Evil 4 e Zelda: Wind Waker ou Halo: Combat Evolved, sem falar no Dreamcast com Sonic Adventure e Shenmue -, mas é justamente a imensa popularidade do PlayStation 2 que mostrou a um público igualmente imenso o potencial dos jogos eletrônicos.

Konami/Divulgação

Mundo aberto em 3D

grand-theft-auto-iii

Já que citamos a Rockstar Games, outra tendência que surgiu no PS2 e absolutamente prevalente na indústria dos games até o dia de hoje é graças justamente a um de seus jogos.

Não seria exagero dizer que Grand Theft Auto III é um dos jogos mais influentes de todos os tempos. Embora jogos de mundo aberto tridimensionais já existissem (como o já citado Shenmue ou o clássico cult Outcast para o PC), as aventuras de um criminoso mudo nas ruas de Não-Nova York, e a liberdade anárquica permitida pelo jogo, capturou o público, e levou GTA de uma série relativamente popular para a marca mais lucrativa em todo o mundo do entretenimento.

Mais do que isso, por meio de seus sucessores, Vice City e San Andreas, e outros jogos que adotaram este modelo, o mundo aberto se consolidou como um dos elementos mais populares entre desenvolvedoras, publishers e consumidores mesmo quase duas décadas mais tarde.

Rockstar Games/Divulgação

Jogos Online nos consoles

final-fantasy-xi

Sim, o Xbox 360 - e, em menor escala, o Xbox original - foi verdadeiramente revolucionário ao estabelecer um ecossistema online sem precedentes no mundo dos consoles, que criou um modelo a ser seguido por seus rivais.

Isso não quer dizer, porém, que o PlayStation 2 não tenha um espaço importante na evolução dos jogos online.

Embora não tivesse nem perto da infraestrutura que o futuro console da Microsoft, o PS2 trouxe uma série de games com foco em um multiplayer online, e muitos destes títulos foram sucesso absoluto por anos.

Jogos como SOCOM: US Navy SEALs, Resident Evil: Outbreak e o online de Metal Gear Solid 3: Subsistence encontraram grande sucesso no PS2, mas o maior exemplo fica com Final Fantasy XI, provavelmente uma das maiores histórias de sucesso de um MMORPG, com um público fiel de 2002 até a desativação de seus servidores, em 31 de março de 2016.

Não só isso, diversos dos games de PS2 com componente online vivem até hoje via servidores privados.

Portanto, embora não seja tão impactante no nível estrutural como o Xbox 360 acabou se tornando, o PS2 mostrou que jogos online em consoles poderiam ter um público fiel, cativo e (potencialmente) numeroso.

Square Enix/Divulgação