Encontrar um PlayStation 5 no mercado brasileiro (e no mundo) está difícil. O console de nova geração da Sony praticamente desaparece das prateleiras assim que é posto à venda. Alta demanda, somada com a crise de semicondutores e, claro, a redução de preço vem sendo os principais fatores para isso. 

Porém, Miguel Cunha, General Manager da PlayStation na América Latina, disse em entrevista exclusiva para o The Enemy na BGS que isso ficará no passado.

Segundo Cunha, a falta de PlayStation 5 nos estoques “Foi uma soma de tudo isso, além de uma alta demanda, uma loucura e desejo dos fãs se juntarem à esta nova plataforma que nem nós estávamos preparados. A boa notícia é que agora [os estoques] estão se normalizando e daqui pra frente vai deixar de ser um problema. O nosso fã vai poder ter o console quando puder e quando quiser”.

Cunha reforça que mais PS5 estarão disponíveis no lançamento do próximo grande título, God of War: Ragnarök. “É uma vontade que o fã quer para agora, e sim não haverá mais falta de estoque. Mas é importante reforçar que Ragnarök também estará disponível para PlayStation 4 para que todo mundo possa jogar”.

Lucas Azevedo/PlayStation Brasil

O estande do PlayStation se tornou palco para apresentar jogos de empresas parceiras que não estão na feira com um estande próprio, como é o caso de FIFA 23 da EA e Assassin's Creed Valhalla da Ubisoft. Cunha diz que isso faz parte para mostrar a versatilidade do console e o compromisso com o público.

“Eu falo muito sobre essa comunidade no meu dia a dia e é tudo para eles. Nós queríamos muito estar aqui presente [na BGS], e trazer o PlayStation 5 e seus jogos. Trabalhamos muito para isso e não só isso: queríamos estar presentes, frente a frente com nosso público desde antes do lançamento [do console]. Isso mostra todo nosso compromisso, nossa vontade de estarmos aqui. É impressionante”, fala o executivo.

Cunha fala ainda que a paixão do jogador brasileiro pela marca é algo que sempre surpreende a Sony globalmente. “A comunidade mundial é apaixonada pelo PlayStation, mas isso que existe no Brasil é algo que não existe em nenhum outro lugar no mundo. É uma coisa que eu nunca vi. Já tem mais de 10 anos que eu trabalho com a marca PlayStation, desde a Europa e até nos EUA. Eu nunca vi tamanho amor de uma comunidade e acho que nunca vamos estar preparados para tudo o que ela nos oferece e seu amor. A [comunidade brasileira]  nos surpreende sempre”.

Lucas Azevedo/PlayStation Brasil

Mas não dá para sair de uma conversa com o representante brasileiro da marca sem falar de algo que realmente importa para o gamer brasileiro: o preço do console. Originalmente o PlayStation 5 chegou ao mercado brasileiro custando R$ 5 mil e, após duas reduções nos impostos, o console é vendido por R$ 4,5 mil. Mas não muda o fato de que é ainda bem caro.

Sobre isso, Cunha fala que “O PlayStation 5 está mais barato hoje do que em seu lançamento. Nós trabalhamos constantemente para entregar o melhor para nossa comunidade e é isso o que vamos continuar a fazer".

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"Do nosso lado, nos próximos anos, vamos fazer todo o possível para entregar o melhor entretenimento, horas de diversão e um respeito tremendo pela comunidade brasileira como qualquer outra. Vamos trazer os lançamentos no dia do lançamento global, localizado e tudo mais para demonstrar respeito para a nossa comunidade. Esse é o compromisso do PlayStation e é por isso que estamos aqui na BGS”, finaliza.