Lançado originalmente em 2013, o PlayStation 4 já atingiu o momento de seu ciclo de vida em que as especulações sobre seu sucessor começam a ganhar força. Até agora, executivos da Sony têm sido taxativos na defesa do console, ressaltando que a plataforma verá novos exclusivos e que um possível PlayStation 5 deve demorar a ser revelado.

Ainda assim, uma nova observação de um representante da empresa, realizada durante uma reunião sobre os resultados financeiros da companhia nesta terça-feira (01), mostra que a Sony já está ciente de que seu atual console logo pode começar seu declínio de mercado.

Segundo o GamingBolt, Kenichiro Yoshida, diretor financeiro da Sony, indicou que o PlayStation 4 já atingiu o seu pico de vendas de hardware no ano passado e deverá atingir o pico de vendas de software ainda neste ano.

As duas métricas são importantes pois revelam que a companhia já espera que os lucros do console estabilizarão em breve, o que abre espaço para questionamentos sobre o próximo PlayStation – ainda que nada oficial tenha sido comentado pela Sony ou por seus executivos. Para analistas, no entanto, a expectativa é que o console deva ser apresentado em 2019.