Na lista dos consoles mais vendidos da história, o PlayStation 2 é o líder incontestável: ao longo de quase duas décadas, o console vendeu mais de 155 milhões de unidades – o que o coloca à frente de qualquer outro console já lançado, seja ele doméstico ou portátil.

Não é nenhuma surpresa, portanto, que o legado do console ainda siga vivo na memória de jogadores, mesmo que o console da Sony esteja prestes a completar 20 anos de existência. Não só na memória, aliás.

Segundo dados da edição de 2019 da Pesquisa Game Brasil, o PlayStation 2 era o terceiro console mais popular do Brasil. Dos 3.251 respondentes da pesquisa, 23,7% afirmaram ainda possuir um PlayStation 2.

O resultado só é inferior ao PlayStation 4 (37,6%) e ao Xbox 360 (32,8%), mas fica à frente de dispositivos como o PlayStation 3, Xbox One e até dos consoles retrô, como Atari e NES.

Os respondentes, vale ressaltar, podiam indicar múltiplos consoles na pergunta. Os dados também são da última edição disponível da Pesquisa Game Brasil, de 2019. O levantamento será atualizado neste ano, com divulgação dos novos dados prevista para abril.

Sem muitas surpresas, os dados também mostram que os donos do PlayStation 2 também são os gamers de gerações mais antigas: 46,4% dos respondentes tem entre 25 e 34 anos; e 33% estão entre os 35 a 54 anos. Dos donos do PlayStation 2, apenas 19,6% do total estão entre os 16 e 24 anos.

Na divisão por classe social, o levantamento aponta que a maioria esmagadora dos donos do PlayStation 2 estão nas classes B ou C  que respondem por, respectivamente, 41,4% e 40,5% do total de participantes que afirmaram ainda ter o console.

Segundo Guilherme Camargo, CEO da Sioux Group, empresa que realiza a Pesquisa Game Brasil desde 2015, a participação do PlayStation 2 pode ser explicada por uma característica especial do próprio mercado brasileiro.

"Um fato consistente que aparece em todas as pesquisas é que o Brasil tem um atraso na consolidação da última geração de videogames – por questões de preço e disponibilidade", afirmou ao The Enemy. "Isso faz com que a transição das gerações seja mais lenta do que em países mais maduros no mundo dos games".

Além do atraso do mercado brasileiro e da popularidade do console, é importante também lembrar que o PlayStation 2 chegou consideravelmente atrasado no país quando comparado com outros lançamentos – ao menos, de forma oficial.

Disponível no país somente através de importações nos seus primeiros anos, o console só foi desembarcar no Brasil de forma oficial através da Sony em 2008. Àquela altura, o PlayStation 3 já era uma realidade há dois anos. Ainda assim, o PlayStation 2 teria vida longa: Pro Evolution Soccer 2014, o último jogo produzido para o console, seria lançado dois meses antes do lançamento do PlayStation 4.