Communication Workers of America (CWA), sindicato norte-americano de trabalhadores de comunicação e mídia, emitiu um comunicado criticando a Sony pela decisão de fechar o estúdio Firewalk, responsável por Concord.

De acordo com o CWA, a decisão foi tomada para aumentar o monopólio da Sony e prejudica diretamente trabalhadores do mercado de videogames, que ficaram sem seus empregos - e informam que querem tomar medidas cabíveis.

"A CWA planeja levantar os impactos anticompetitivos do crescente poder de monopólio e monopsônio da Sony com os reguladores antitruste, formuladores de políticas e partes interessadas apropriados", diz o comunicado.

"A decisão da Sony de dissolver estúdios fora de seu conteúdo exclusivo do PlayStation, em vez de fazer jogos que precisam competir no mercado altamente diversificado e competitivo de jogos para dispositivos móveis, deve ser um sinal de alerta sobre os interesses da Sony em promover sua posição de monopólio na indústria de videogames", continuou a CWA.

Firewalk Studios foi adquirido pela Sony em 2023, com o objetivo de lançar um game multiplayer de alto orçamento, que seria Concord, no futuro.

A produtora foi fundada em 2018 e tinha nomes que trabalharam na Bungie. O Firewalk contava com cerca de 150 funcionários, que agora têm o destino incerto