Depois de um FIFA 19 duramente criticado pela comunidade, a EA precisou observar bem as reclamações para conseguir entregar um game mais coeso em FIFA 20.

Com novidades para Pro Clubs, Modo Carreira e Ultimate Team já anunciadas, o The Enemy analisou os modos de jogo que ainda poderiam receber algumas mudanças.

Modo Carreira Treinador

Trazendo algumas mudanças do FIFA 18 para o 19, o modo que agrada muitos fãs tem sido deixado de lado, tendo poucas atualizações que realmente façam a diferença no jogo. Para reviver o Modo Carreira Treinador é necessária uma reformulação na maneira de treinar os jogadores do seu time e uma adição de jogos treinos, melhorando a evolução de um atleta fora das partidas oficiais.

Poder conferir estatísticas gerais do seu clube é um diferencial pequeno, porém muito aceitável:histórico de confrontos com algum adversário, gols marcados especificamente contra cada clube rival e dados desse tipo certamente aprofundariam a experiência de treinador.

Como resposta, a EA anunciou uma série de customizações para o técnico: o jogador poderá personalizar toda sua aparência e escolher as roupas que ele usa durante as partidas. Além disso, os jogadores terão potencial dinâmico: ao invés de ter um overall máximo pré-estabelecido, o teto de talento será variável, e aumentará com um bom desempenho; naturalmente, ele também diminuirá com más atuações.

Outra grande novidade está nas coletivas de imprensa, que poderão afetar a "moral" dos jogadores da equipe de acordo com as respostas escolhidas pelo técnico.

Modo Carreira Jogador

“Substituído” pelo The Journey, esse modo não teve alguma mudança significativa desde o FIFA 17. Mesmo com recursos que já foram introduzidos à franquia, a EA pode revitalizar o modo com o início da campanha em times base, como vai ocorrer em Madden NFL 20.

A escolha dos times iniciais talvez seja o ponto mais fraco do modo: o jogador pode escolher qualquer time para iniciar sua carreira, incluindo os gigantes da Europa. Dessa maneira, toda a curva de crescimento como jogador é perdida.

Para FIFA 20, não houve grandes anúncios a respeito desse modo de jogo. O The Journey será espiritualmente substituído pelo Modo Volta, onde será possível criar seu próprio atleta e tentar a carreira no futebol de rua internacional.

Pro Clubs

Com a proposta ousada de cada jogador controlar individualmente um atleta de dentro do campo, o Pro Clubs possui uma grande aceitação entre os fãs - mas parece levemente deixado de lado pela EA.

O único respiro de um modo competitivo está nas Temporadas, onde não há muito mais crescimento ou motivação para jogar após chegar à 1ª Divisão.

A EA já anunciou algumas respostas aos pedidos da comunidade para o FIFA 20: o Pro Clubs terá maior customização para a aparência dos atletas e mais opções de posicionamento. Também será introduzido um modo de treinamento, onde times fechados terão maior facilidade de ensaiar jogadas e aperfeiçoar o entrosamento.

Ultimate Team

O grande foco da EA e o modo mais importante de FIFA, naturalmente, também é o mais criticado pela comunidade. Tudo começa com desconexões e problemas de servidor, que acontecem com certa frequência em partidas online.

Por ser a base do cenário profissional do game, o Ultimate Team poderia carregar o progresso de um ano para o outro, evitando grinds enormes para conseguir montar uma equipe que seja competitiva nos maiores torneios do mundo.

Outra crítica recorrente é à Weekend League, que traz boas premiações e é recompensante aos jogadores, mas requer três dias de dedicação intensa para ser feita. Espalhar as competições entre outros dias da semana poderia ser uma alternativa para que mais jogadores consigam participar da Liga.

Por fim, o Division Rivals veio em FIFA 19 como substituto às Temporadas, o modo com maior envelopagem casual no Ultimate Team. Por mais que seja interessante e traga boas recompensas, o Division Rivals não possui a mesma aura casual do seu antecessor - ele se aproxima mais da Weekend League. Por isso, essa mudança afastou muitos jogadores que não podem ou não querem se dedicar tanto ao game.

A EA já tomou algumas atitudes quanto a esses problemas: os FUT Friendlies prometem ressuscitar o casual no Ultimate Team, e um sistema similar ao Passe de Batalha quer dar premiações mais justas aos jogadores. Entretanto, mudanças na Weekend League ou no funcionamento como um todo do Ultimate Team ainda parecem distantes.