Arquivos de texto espalhados pelos cenários se tornaram muito comuns em jogos ao longo das últimas décadas, mas, lá nos anos 1990, uma franquia específica ficou conhecida por popularizar esse conceito como maneira de contextualizar melhor a história: Resident Evil. Aliás, um documento específico de Lies of P parece ser bem inspirado em um documento de Resident Evil.

Tutorial de Lies of P.

Explico: alguns arquivos muito conhecidos da franquia Resident Evil descrevem o processo de transformação do autor em zumbi, em primeira pessoa. Então, a própria pessoa que deixou o texto para trás vai perdendo a consciência conforme os parágrafos passam.

No saudoso arquivo "Keeper's Diary", do primeiro Resident Evil, um homem começa o próprio relato sem apresentar qualquer complicação. Ao final do texto, entretanto, o raciocínio dele deixa de fazer sentido. Chega ao ponto em que as últimas palavras que ele escreve, depois de dizer que sentia muita coceira, são “itchy, tasty” (em tradução livre, “coça, gostoso”).

Documento de Lies of P.

Surpreendentemente, o arquivo "Desenho Rasgado", de Lies of P, também traz um relato em primeira pessoa de alguém que sentiu uma coceira se espalhar pelo próprio corpo e, gradualmente, se transformou, mas não em um zumbi. Ao final, esse autor termina com duas expressões: "Estouvivo. Estácoçando."

Pode até se tratar de uma coincidência sem muito significado. Talvez não seja, no final das contas, uma referência direta a Resident Evil. Ainda assim, as similaridades são notáveis. A perda gradual de consciência, o tema central de uma pessoa se coçando e a inevitável transformação; isso remete, sim, a Resident Evil, ao menos para os fãs mais apaixonados. Além disso, é nítido que Lies of P pega conceitos emprestados de outros jogos de maneira bem óbvia, sendo Bloodborne o principal deles.

Lies of P está disponível para PS5, Xbox Series e PC.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!