The First Descendant surpreendeu com belíssimos visuais na apresentação do Summer Game Fest 2024, e após teste no Play Days, é fácil dizer que a beleza estética se traduz muito bem para o game da NEXON. Misturando dois gêneros de shooter — looter e hero —, o game não esconde suas inspirações em Destiny, mas também mostra sua própria identidade.

O jogo é ambientado em um planeta devastado por alienígenas, e os Descendants são a última força de resistência contra os inimigos. Os guerreiros possuem variadas habilidades e, como se esperar de um título do gênero, cumprem diferentes papéis no campo de batalha; há aqueles com maior poder de fogo, outros que brilham mais ao ajudar os colegas, e por aí vai.

No último teste técnico, encerrado em maio, o jogo já tinha onze Descendants disponíveis para jogar, e mais três devem chegar junto do lançamento oficial, em 2 de julho. Há ainda as versões Ultimate de cada combatente, que trazem melhorias em relação às habilidades comuns; por enquanto, dois agentes Ultimate já foram disponibilizados, e há mais três previstos para o futuro próximo.

Durante o teste, enfrentamos majoritariamente chefões em uma arena fechada, e a experiência foi… meio esquisita? A NEXON forneceu builds em que os personagens estavam absurdamente fortes, com todas as melhores armas do jogo disponíveis, e a primeira batalha durou alguns segundos, já que um ou dois disparos eram suficientes para acabar com boa parte da vida do inimigo.

Imagem de divulgação de The First Descendant
Divulgação/NEXON

Depois de alguns testes para balancear melhor a dificuldade, encontramos um meio termo e a experiência foi bem divertida. O chefão tinha algumas mecânicas diferenciadas, como escudos que só eram desativados ao destruir totens espalhados pelo mapa.

Por conta das dificuldades em encontrar um chefão que fornecesse um desafio balanceado, foi complicado testar a efetividade e as variações das habilidades de cada Descendant, mas a impressão geral também é positiva. A parte estética dos trailers cinematográficos é totalmente importada para o ambiente de gameplay, ainda que o leve caos do campo de batalha não deixe tão claro se seus esforços estão sendo efetivos ou não.

Mas nem tudo são flores. Não conseguimos entender como funcionará o loop central de gameplay em The First Descendant, afinal, ele não consistirá apenas de batalhas contra chefões. O maior desafio da NEXON será encontrar uma jogabilidade divertida e, especialmente, trabalhar bem em seus personagens para que haja uma diferenciação explícita sobre sua maior inspiração, Destiny.

Os primeiros passos para isso estão sendo dados. Em entrevista com os desenvolvedores, perguntamos se os Descendants teriam sua lore expandida e se os jogadores poderiam saber mais sobre seu passado e motivação, e a resposta foi positiva. A cada temporada, um personagem diferente deve ganhar mais detalhes sobre sua história de origem.

LEIA MAIS

The First Descendant acerta no básico com visuais atraentes e gameplay divertida, mas o que torna esse tipo de jogo longevo é um universo convincente, em que há um interesse real para saber os rumos da história. Destiny 2 é o exemplo máximo desse modelo, e resta aguardar para saber se a NEXON conseguirá tirar uma boa ambientação da cartola — e a espera não vai ser longa, pois o game já chega no dia 2 de julho para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, e PC.