O absurdo faz parte do DNA de Like a Dragon (ou Yakuza), mas até mesmo quem está mais do que acostumado com as maluquices dos jogos do RGG Studio deve ter se surpreendido com o anúncio de Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, que joga o co-protagonista Goro Majima nos sete mares. Mas este novo derivado mostra que a franquia está cada vez mais disposta a abraçar o ridículo que seus fãs tanto gostam.
Essa é, pelo menos, a impressão deixada por uma demo disponibilizada pela SEGA, a qual The Enemy teve a oportunidade de testar durante a BGS 2024. A demonstração de chão de feira era curta, com um limite de tempo de cerca de 20 minutos, mas já dá a tônica do que esperar desta série de jogos nos próximos anos.
Antes de falar do jogo em si, vale um contexto: em 2020, o RGG Studio decidiu fazer um reboot na franquia, fazendo do sétimo game, Yakuza: Like a Dragon, um RPG de turnos estrelado por um novo protagonista após quase 15 anos oferecendo um misto de ação e luta em um mundo pequeno, mas extremamente denso e convidativo.
Em 2024, o estúdio dobrou a aposta nessa nova fase, com o protagonista Ichiban e sua “cabeça de jogador de RPG de turno” fazendo o jogo literalmente migrar para esse gênero. Enquanto isso, a jogabilidade antiga da série surgiu novamente no derivado The Man Who Erased His Name.
Pirate Yakuza in Hawaii mostra que o futuro do gameplay clássico da franquia, que mistura a estrutura de missões comuns de jogos de mundo aberto com lutas focadas em combos, vai sobreviver na forma de derivados, e que eles vão pisar fundo no absurdo.
A sequência disponível na BGS mostra Majima já como capitão de um navio pirata, aportando no Havaí ao lado de uma tripulação que conta com um pai e um filho. Apesar de a maioria dos jogos de Like a Dragon serem focados em um único cenário, este segmento já parecia ser de um ponto mais avançado na história, tendo em vista que o trailer de anúncio do jogo mostra algumas cenas em que o protagonista em uma praia, conhecendo a criança com a qual ele parece já estar familiarizado na demo.
LEIA MAIS
- Jogamos: Dune Awakening é promissor, mas ainda precisa de algo mais
- Sucessor espiritual de Disco Elysium está em produção por novo estúdio
- Tomb Raider IV-VI Remastered é anunciado para 2025
O jogo deve contar com outras áreas para as quais você poderá viajar de barco, mas a demonstração era focada no mesmo território havaiano que a série explorou em 2024 com Infinite Wealth, inclusive reaproveitando vários dos minigames dos jogos mais recentes, como o auto-explicativo Dragon Kart e o Crazy Delivery, de entregas de comida (que fica ainda mais engraçado com Majima na bicicleta), além de clássicos como o karaokê.
Já o sistema de combate permanece o mesmo dos jogos clássicos, mais focado em ação, mas está disposto a ir ainda mais longe na loucura ao dar a Majima superpoderes, como um golpe especial em que ele cria sombras capazes de desferir golpes, ou um estilo em que ele se torna um pirata, com direito a espadas e bucaneiras como parte do arsenal.
O fato de ter Majima como protagonista certamente dará ainda mais espaço para o RGG Studio experimentar em narrativa e em animações extravagantes, indicando que o estilo clássico da série vai sobreviver e se mostrar maleável com diferentes temáticas.
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii chega em 28 de fevereiro de 2025 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S.