Neste mês de agosto a produtora Square Enix e o estúdio Crystal Dynamics vão disponibilizar para PlayStation 4, Xbox One e PC um teste beta gratuito de Marvel's Avengers, o tão comentado novo game dos Vingadores.

Eu tive a oportunidade de testar todo o conteúdo do beta alguns dias atrás pelo The Enemy e fiquei surpreso com o conteúdo. O beta traz muitas fases para testar e mostra também que o game não é só uma produção ao estilo Destiny e The Division com um visual Marvel por cima.

De cara, valem alguns esclarecimentos. Não, Marvel's Avengers não é um game de ação em mundo aberto como o Spider-Man do PS4 ou toda a série Batman Arkham. Sim, a maior parte da experiência em Avengers é à la Destiny, ou seja, com multiplayer cooperativo e muito grind em fases repetidas para colecionar e evoluir equipamentos e habilidades para seus personagens.

Ainda assim, o que mais me surpreendeu foram as missões de campanha. Marvel's Avengers promete uma história robusta com a mais recente Ms. Marvel, a jovem Kamala Khan, como protagonista. Trata-se de uma história de reunião, Kamala precisa aos poucos reunir os Vingadores para enfrentar uma ameaça, o vilão M.O.D.O.K., e isso começa com Dr. Bruce Banner.

Depois de jogar novamente a missão da batalha na ponte Golden Gate, em São Francisco - aquela mesma que mostraram na revelação do jogo, na E3 2019 -, fui para uma missão em que Banner e Kamala se embrenham em uma floresta a caminho do depósito dos Vingadores, um lugar em que Tony Stark guardou todos os equipamentos após o grupo se dividir depois da morte do Capitão América, evento mostrado logo no começo do jogo.

Não demora para aparecerem alguns inimigos, Banner ficar p**** da vida e se transformar no gigante esmeralda Hulk. A fase serve como um grande tutorial para jogar com o verdão e ensina todos os golpes e peculiaridades dele, como a habilidade Fúria, que concede mais resistência ao gigantes.

O nível segue de forma linear, como uma fase de Uncharted, pontuada por cenas rápidas, conversas com Kamala e batalhas contra grupos de inimigos e alguns mini chefes. Em certa parte, o controle muda para Kamala e aí aprendemos a jogar com ela também, que pode se esticar para pular grandes distâncias e atacar inimigos de longe - uma habilidade especial faz ela aumentar de tamanho e causar mais dano!

A jovem Ms. Marvel encontra o depósito dos Vingadores e, entre vários easter eggs, encontra a inteligência artificial Jarvis, peça fundamental para reunir os Avengers, reativar a base de operações deles e ajudar a encontrar o refugiado (e falido!) Tony Stark.

Depois disso o comando volta para o Hulk em uma batalha empolgante e intensa contra o chefão da fase, o clássico vilão Abomination.

Essa é a principal missão de história do beta e dá um tom bem otimista para o restante da campanha. Achei a fase divertida, extensa e excelente oportunidade para focar em aprender a jogar com alguns heróis específicos e evoluir os golpes e equipamentos deles.

O beta traz ainda duas pequenas missões dentro da base dos Avengers e uma outra missão de história que muda de formato e traz uma grande área aberta para explorar. Kamala e Hulk precisam encontrar uma base secreta da extinta organização Shield em um cenário cheio de neve, mas há outras áreas que podem ser encontradas antes de partir para o prato principal.

Esses desvios desafiam com lutas contra inimigos mais resistentes, mas rendem itens muito bons, como equipamentos melhores, recursos para evoluir esses equipamentos e até HQs. Os gibis são colecionáveis que rendem bônus para as habilidades dos heróis e também prestam reverência ao passado da Marvel, já que há um menu em que é possível ver as capas da revistas e detalhes como ano de publicação e artistas envolvidos.

Apesar do design mais aberto da fase, ela logo afunila para uma missão mais linear e terminar com um embate contra um grande grupo de inimigos mais resistentes.

Logo após as missões de história o beta se abre e permite escolher várias fases diferentes que podem ser jogadas em multiplayer cooperativos de até 4 pessoas, que são as zonas e setores de guerra, e trazem variedade satisfatória de duração e objetivos.

Alguns níveis do beta podem ser vencidos em apenas cinco minutos enquanto outras levam aí pouco mais meia hora, todos com diferentes objetivos que vão desde vencer um grande grupo de inimigos, destruir alguns computadores ou conquistar partes do cenário, evitando que inimigos dominem aquele ponto. Há missões maiores que trazem uma série desses mesmos objetivos em sequência e uma grande missão, de nível mais alto, com um robô gigante no final, uma batalha conduzida em etapas.

Além de Ms. Marvel e Hulk há a opção também de jogar com Viúva Negra e Homem de Ferro e é muito legal notar como é diferente jogar com cada um.

Por exemplo, Tony Stark pode voar pelo cenário enquanto a Viúva Negra é mais ágil e dispõe de um gancho para alcançar partes mais altas dos cenários e balançar rapidamente em alguns pontos.

Vale notar, todos os heróis possuem elementos em comum na jogabilidade: os gatilhos permitem ataques à distância, todos têm duas habilidades especiais que demoram certo tempo para recarregar após usadas e também um golpe super especial, um ataque fraco e outro mais forte que pode ser carregado para quebrar escudos e comando de esquiva.

No entanto, mesmo nessas semelhanças há diferenças que acentuam a personalidade e a função de cada herói nas missões. O Hulk é claramente um tanque que aguenta e causa muito dano, mas é mais lento, enquanto a Viúva Negra é uma personagem mais ágil e frágil com golpes à distância e de suporte ao grupo.

Ao jogar com um herói você ganha equipamentos e recursos para ele naquela fase e aí entra um ciclo de jogo bem famoso de Destiny e outros games no estilo. Com itens melhores você fica mais poderoso e pode encarar fases mais difíceis para... ganhar equipamentos melhores, subir de poder e assim encarar desafios ainda maiores. No entanto, para isso é necessário jogar novamente algumas fases, seja com amigos ou sozinho (e aí nesse caso a inteligência artificial cuida dos companheiros), um processo que pode ficar repetitivo e chato para algumas pessoas.

A parte boa é que o foco do jogo nessas missões é no multiplayer e é realmente muito divertido jogar com outras pessoas, a pancadaria me lembrou beat'em ups clássicos de qualidade, como Streets of Rage e Final Fight, mas com esse verniz bonito de Vingadores - e um competente modo de fotografia que deve fazer a alegria de muitos fotógrafos digitais!

Em relação à parte técnica do beta de Marvel's Avengers, foi uma grata surpresa ver que a maior parte das falas estava dublada em português e com muita qualidade. Os gráficos também não decepcionaram e em grande parte da experiência tudo rodou muito liso, mesmo jogando em um PS4 de primeira geração, lá de 2013.

As únicas exceções foram dois momentos em uma mesma missão, jogando com o Hulk, em que muitos inimigos aparecem na tela ao mesmo tempo no meio de um combate frenético e o frame rate caiu bastante e de forma notória.

Ao longo dos três dias em que foi permitido jogar o beta, no qual acumulei de 9 a 10 horas de partida, o game travou em apenas duas ocasiões, o que me parece bem razoável considerando que era um teste antecipado do beta do jogo - que por sua vez também já é uma versão bem antecipada em relação ao que vai para as lojas.

Preciso falar dos gráficos também. Gostei muito da modelagem dos heróis, cheios de detalhes legais como as veias do Hulk saltando perto do pescoço, o lenço da Kamala tremulando ao vento (assim como a bolsa dela com pins dos Avengers) e os movimentos heróicos e calculados do Homem de Ferro e da Viúva Negra.

Os próprios cenários são bem vastos e detalhados, com boa dose de elementos que podem (e vão!) ser destruídos no meio da pancadaria. Porém, fiquei com a impressão também de que se trata de um jogo já feito com a nova geração em mente.

Explico o motivo: muitos detalhes dos personagens e cenários parecem estar em definição um pouco mais baixa do que o esperado para priorizar o desempenho nas enormes fases cheias de ação.

E, claro, sabendo que o game terá sim versões para PlayStation 5 e Xbox Series X é inevitável imaginar que nesses novos aparelhos tudo rodará mais liso e cristalino, como a gente espera de uma produção de altíssimo orçamento como Marvel's Avengers. De qualquer maneira, não foi algo que me incomodou ou atrapalhou a experiência, especialmente ao colocar em perspectiva que um hardware de 2013 está rodando bem um jogo de 2020 e que tem planos de continuar recebendo novos conteúdos pelos próximos meses.

Desde a revelação de Marvel's Avengers na E3 2019 eu fiquei cético e pouco empolgado com o game, o que não mudou muito depois de testar a missão da batalha de São Francisco na BGS 2019. Porém, o beta do game traz uma quantidade grande e variada de conteúdo que ajudou a ter uma visão mais clara da proposta do game e me agradou mais, especialmente com relação às missões de história.

Ainda acho que o loop clássico de refazer missões para ganhar melhores equipamentos pode frustrar e cansar algumas pessoas, especialmente por ele ser a maior parte da experiência de jogo, mas os novos personagens e conteúdos previstos no futuro podem ajudar a trazer mais variedade e renovar a brincadeira.

Seja como for, a parte boa é que todos que têm um PS4, Xbox One e PC vão poder testar o game de graça ainda em agosto, já que todo esse conteúdo que eu joguei no beta vai ser disponibilizado em diferentes datas ao longo do mês.

  • Lançamento

    04.09.2020

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Crystal Dynamics

  • Gênero

    Ação

  • Plataformas

    Xbox One PlayStation 4 PC