O ano de 2024 não deve acabar bem para o mercado global dos videogames. Ao mesmo tempo, o ano de 2025 marcará o retorno do setor ao sucesso. Quem faz esse apontamento é a empresa de análise de mercado Circana, que publicou recentemente o seu estudo intitulado “O Futuro dos Games”.

De acordo com o documento, os anos de 2020 e 2021 serviram para a “maturação do mercado” – cortesia desse ser o período mais intenso e mais restrito da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, pessoas em isolamento social gastavam mais tempo e mais dinheiro nos videogames. Nos anos seguintes, no entanto, os números só caíram mesmo em momentos de alta lucratividade, como Black Friday ou liquidações de Natal.

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Colagem mostra cena de GTA VI e banner do Nintendo Switch
Rockstar Games/Nintendo/Reprodução

O diretor para assuntos de jogos da Circana e um dos autores do relatório, Mat Piscatella, é ainda mais incisivo, dizendo que esse “retorno ao sucesso” do mercado se dará majoritariamente por dois lançamentos: Grand Theft Auto VI (GTA VI) e o Nintendo Switch 2, sucessor do atual console híbrido da Nintendo.

A transição para o ‘novo normal’ não foi indolor para a indústria dos videogames”, disse o executivo. “Entretanto, a perspectiva de longo prazo ainda é otimista, com o ano de 2025 especificamente carregando um potencial significativo de crescimento.

“Este [2024] ainda será um ano difícil para fabricantes e publishers de jogos, já que se espera uma generalizada queda no consumo. Entretanto, o que esperamos para a primeira metade do ano que vem, com a estreia da próxima geração da plataforma da Nintendo, deve trazer um impulso significativo, assim como o lançamento de Grand Theft Auto VI, que pode ser o maior de toda a história do entretenimento nos EUA.”

É, o estudo é majoritariamente voltado aos Estados Unidos, mas dado o fato de que muito dos mercados tradicionais se reflete nos setores em desenvolvimento – como o Brasil – então é possível que algumas dessas expectativas possam valer para nós também.

No Brasil, setor deve crescer até 2027, impulsionado pela publicidade

Para a nossa parte do setor, um outro canal de pesquisa – o Statista – também aponta diversos dados interessantes. Segundo a análise, até 2027, o Brasil deve atingir a marca de 58,9 milhões de usuários, e uma projeção de receita de US$ 3,184 bilhões (R$ 17,48 bilhões) e penetração de público de 26,6%.

Veja as informações completas abaixo:

Previsão de receita:

  • 2024: US$ 2.467 milhões

  • 2027: US$ 3.184 milhões (CAGR de 8,88%)

Número de usuários:

  • 2027: 58,9 milhões

  • Penetração: 24,3% em 2024, aumentando para 26,6% em 2027

Maior segmento:

  • Publicidade dentro de jogos: US$ 971,1 milhões em 2024

Comparação global:

  • China: Maior receita projetada, US$ 94.490 milhões em 2024

Receita média por usuário (ARPU):

  • 2024: US$ 46,66

Impulsionadores do mercado:

  • Crescimento da classe média

  • Aumento do acesso à tecnologia