Um dos maiores sucessos da indústria de games brasileira nos últimos anos, Horizon Chase se prepara para chegar aos consoles em 2018.

A nova versão, batizada de Horizon Chase Turbo, chega no segundo trimestre deste ano para PlayStation 4 PC com um grande desafio: transpor um estilo de jogo que, apesar de ser inspirados em clássicos dos consoles como Top Gear, foi feito primeiramente para uma plataforma mobile.

Conversamos com Sandro Manfredini, diretor de negócios da desenvolvedora gaúcha Aquiris, para descobrir quais foram os principais obstáculos dessa adaptação e as melhores novidades da nova versão. Confira:

:::

Qual o maior desafio de adaptar em plataformas mais "tradicionais" um jogo inicialmente pensado para mobile? 

Queríamos aproveitar ao máximo a oportunidade de desenvolver usando a tecnologia dessas plataformas. O desafio foi encontrar de que forma o Horizon Chase podia ser refeito levando isso em conta. Isso passa pelos modos de jogo, conectividade, interface, gameplay... Por exemplo, uma das inovações que tínhamos trazido para a versão mobile foi remover o controle manual de freio. Já no console, sentimos que seria esquisito o jogador não ter essa opção, então colocamos o freio de volta para quem quiser mais controle nas curvas.

Ainda nesse tema, quais são as características de Horizon Chase que mais devem se destacar na versão para consoles?

Sentimos que existe uma vontade muito grande dos jogadores em terem mais opções de jogos multiplayer local. É um movimento que retoma o valor de estar em contato direto com seus amigos, disputando e se divertindo em frente ao videogame. E é nossa intenção valorizar esta característica do jogo. Ao mesmo tempo, o jogo vai oferecer o Ghost Mode, para os amigos que estão distantes disputarem pelo melhor tempo em cada pista. Por último, os modos de jogo Tournament e Endurance vão trazer desafios inéditos no Horizon Chase Turbo.

Horizon Chase Turbo

Co-op local é uma das apostas da Aquiris com Horizon Chase Turbo

Aquiris/Divulgação

Os jogos de corrida para consoles focam cada vez mais no realismo, abrindo espaço para títulos com propostas diferentes e um visual mais arcade, como Rocket League. Você acha que Horizon Chase tem chance de abocanhar um público similar? 

Temos muita confiança que sim, e tivemos um excelente feedback tanto do público quanto de alguns veículos que cobriram a PlayStation Experience em 2017, onde apresentamos uma demo do jogo pela primeira vez. Ficou claro que, mesmo o público que gosta de realismo, também está aberto a uma outra opção de gráficos e gameplay que valorizam uma sensação de velocidade mais insana, e uma responsividade maior dos controles, que é exatamente o que o nosso jogo entrega.

É um movimento que retoma o valor de estar em contato direto com os amigos - Sandro Manfredini, diretor de negócios da Aquiris, sobre o multiplayer local

A versão de PlayStation 4 de Horizon Chase já chegou a aparecer em eventos há alguns anos, mas o lançamento ficou marcado apenas para o segundo trimestre de 2018. Por que a demora? 

Ouvimos alguns feedbacks e repensamos a estratégia, entendendo que não deveríamos fazer apenas um porte do Horizon Chase Mobile para plataformas mais robustas. Percebemos que era uma oportunidade para dar um passo além e refazer o jogo aproveitando tudo o que a tecnologia do PC e dos Consoles nos permite desenvolver. Portanto tudo foi repensado, desde a interface do jogo, passando pelas regras de evolução na campanha, diferentes modos de jogos, até uma fantástica resolução 4K, além de vários outras novidades. Claro que mantendo a experiência de corrida arcade que fez sucesso no mobile.

Além do multiplayer local, existe alguma outra funcionalidade que não está na versão de smartphones do jogo e chega agora na versão de PS4? 

Crédito: Aquiris/Divulgação

Como dito anteriormente, absolutamente tudo foi repensado neste jogo. Até mesmo pistas que também existem no Horizon Chase World Tour, tiveram seu traçado melhorado para o Horizon Chase Turbo. Além dos game modes já mencionados, é importante destacar que muito conteúdo inédito vai aparecer no lançamento de PC e Console. Cito como exemplo as copas da China e do Japão, além de carros incríveis que iremos revelar aos poucos.