De vez em quando, ainda volto ao modo história de GTA 5 para matar a saudade de tempos mais simples. É um tanto nostálgico reviver a trama desse clássico da Rockstar, que completará 10 anos em setembro de 2023. Pois é, já passou bastante tempo.

Trevor com um galão de combustível.

Há pouco, me vi, novamente, no controle de Trevor em uma cena que só pode ser descrita como a mais brutal na história da franquia. No caso, trata-se do trecho em que, a pedido do FIB, jogadores precisam torturar um imigrante chamado Ferdinand Kerimov, também apelidado carinhosamente como Mr. K.

Todo o contexto da cena é um tanto confuso. A ideia, imagino, era satirizar a brutalidade dos agentes que dizem ser os "menos corruptos" do FIB. Afinal, mesmo sem ter certeza a respeito do que Mr. K sabe e quanto daquilo poderia ser apenas circunstancial, os agentes de estado submetem o imigrante a uma longa e interativa sessão de tortura. No final, eles recebem informações genéricas e Michael acaba matando um alvo que parece ser o que o FIB procurava. Competência não é o forte desses agentes especiais.

Trevor tortura Mr. K.

Steve Haines passa aos jogadores a impressão de que a tortura em si, na verdade, é para mero prazer pessoal dele. O estado aterrorizado de Mr. K, na cena, passa longe de parecer simulado, e ouvir esse personagem gritando conforme escolhemos as ferramentas de tortura pode ser surpreendentemente desconfortável. Não à toa, há quem diga que se trata de uma cena absolutamente desnecessária.

O fato de que Trevor foi escolhido para a cena da tortura faz bastante sentido. Ele realmente é um personagem sádico, e é natural que o jogo reforce isso para os jogadores. Assim, Michael não fica parecendo um medroso que teme desnecessariamente o que T é capaz de fazer.

Trevor arrance dente de Mr. K.

No entanto, a personalidade de Trevor já é muito bem apresentada logo nos primeiros momentos em que jogadores o controlam. Então, a cena da tortura adiciona o quê, além de exemplos mais visuais dos instintos profundamente violentos desse personagem jogável? Nada.

Assim como o desenho animado South Park, GTA sempre recorreu ao grotesco e ao absurdo para satirizar diferentes elementos da cultura estadunidense. Então, a cena da tortura realmente me atinge mais como uma maneira brutal de mostrar a hipocrisia do FIB do que qualquer outra coisa.

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De qualquer forma, em 2023, confesso que a última coisa que senti foi felicidade em escolher quais ferramentas usaria para torturar uma pessoa, ainda que essa pessoa não exista. Talvez não fosse realmente necessário colocar os jogadores nessa situação. Eu, com certeza, não faço questão alguma de ver algo semelhante em futuros jogos.


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