Sony/Divulgação
Firewalk: “o fato de termos lançado Concord já é lendário”
Estúdio por trás do desenvolvimento de Concord agradeceu pelo apoio ao jogo, que será oficialmente “morto” nesta sexta (6)
A Sony decidiu “matar” Concord, o seu recém-lançado shooter de arena multiplayer, devido ao mau desempenho comercial, decretando o desligamento do suporte e fechamento de servidores para esta sexta-feira (6). Com o fim iminente, o chefe de design de personagens Jon Weisnewski, aproveitou para agradecer ao apoio recebido pelo jogo durante a sua curta vida, além de compartilhar alguns detalhes de bastidores.
O designer do estúdio Firewalk disse que ninguém especificamente sabe o que virá a seguir, assim que o jogo estiver terminantemente desligado, e que dados os diversos percalços enfrentados pelo projeto antes de ele sair, o mero lançamento de Concord já foi algo “lendário”.
LEIA TAMBÉM
-
Review: Astro Bot é uma carta de amor à história do PlayStation
-
Preview: Zelda: Echoes of Wisdom testa criatividade do jogador
-
Black Ops 6 permitiu que estúdio "inovasse mais", diz Activision
"A todos os jogadores que apoiaram Concord: muito obrigado. A positividade e feedback construtivo frente ao barulho ensurdecedor foi imenso para todos nós da Firewalk. Construir uma comunidade positiva foi o motivo pelo qual fizemos tudo isso. Nós enxergamos vocês. Toda stream, postagem, fio, emoji, a gente viu tudo”, disse o desenvolvedor pelo X.
Weisnewski também adicionou que o time do estúdio Firewalk é feito de “lutadores muito tenazes”, ressaltando os desafios enfrentados durante o desenvolvimento de Concord: a saber, a empresa foi comprada e revendida diversas vezes ao longo dos avanços do projeto, até finalmente virar uma propriedade da Sony em 2023.
Mais além, o “grosso” do desenvolvimento de Concord foi entre 2021 e 2022 – justamente os anos mais complicados da pandemia da COVID-19 e, para adicionar mais complicação a um cenário já desfavorável, no meio do processo, o time alterou o motor gráfico do jogo, que havia começado dentro da Unreal Engine 4, mas depois migrou para a Unreal Engine 5.
Apesar da Sony ter confirmado a “morte” do jogo, o diretor Ryan Ellis chegou a dizer que sua equipe estaria “explorando opções de abordagem” para os jogadores, deixando implícito um potencial retorno de Concord no futuro. Obviamente, no entanto, nada disso teve confirmação oficial então, para todos os efeitos, o título será descontinuado, deixando quem conseguiu comprá-lo com algo que, talvez futuramente, vire um item de colecionador.