Final Fantasy XVI é, no mínimo, um título diferente do restante da franquia da Square Enix. Com um enredo mais maduro e exigente, não faltam momentos nos quais o jogador se sente um pouco perdido em meio a tantos personagens, reinos, guerras, traições e afins.
Sobre isso, uma participação no elenco de NPCs do jogo se faz muito bem-vinda. Vivian é uma pesquisadora que se junta ao grupo de “foras da lei” comandados por Clive e está lá justamente para atualizar o jogador sobre o estado do mundo e seus tantos personagens.
Como aponta nosso review completo do jogo, o enredo do jogo é fortemente inspirado em obras como Guerra dos Tronos, por exemplo. Assim sendo, entende-se que há muito acontecendo ao mesmo tempo nos diferentes reinos de Valisthea.
De fato, isso acontece. Enquanto Clive e Jill lutam contra um inimigo em determinado local, outros personagens estão em outros cantos do mapa fazendo mais um milhão de coisas, todas quase com o mesmo impacto para o mundo de Final Fantasy XVI.
Justamente por isso, toda vez que o jogo levava a um retorno ao Esconderijo, fiz questão de visitar Vivian e sanar algumas dúvidas. Além das animações cinematográficas periódicas sobre os novos conflitos, também há os modos “Estado do Mundo” e “Pessoas”.
O primeiro mostra o mapa de Valisthea, mostra onde está cada personagem, qual o estado de cada império, se há conflitos ou não, seus nomes, e comentários de Vivian agregam ainda mais ao contexto.
Já na opção “Pessoas”, um organograma adiciona, literalmente, todos os personagens que aparecem na história e também suas relações com outros e com o próprio Clive, como “conflito” entre Rosfield e Hugo Kupka, “amizade” com Jill e mais.
Embora seja provável que tamanha complexidade passe a ser rara para outros jogos da franquia, ter esse tipo de dinâmica em Final Fantasy XVI é interessante para quem gosta de se aprofundar no estado do mundo dessa forma e incentiva consumo de outro tipo de conteúdo que não apenas ação e lutas.
LEIA MAIS
- Dualsense temático de Final Fantasy XVI é mais poderoso que um Eikon
- Final Fantasy 16: Produtor confirma que não há planos de DLC
Final Fantasy XVI está disponível exclusivamente para PS5 e é o melhor da franquia em um aspecto. Entenda.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!
- Lançamento
22.06.2023
- Publicadora
Square Enix
- Desenvolvedora
Square Enix
- Censura
16 anos
- Gênero
RPG/Ação
- Testado em
PlayStation 5