Final Fantasy XVI é, no mínimo, um título diferente do restante da franquia da Square Enix. Com um enredo mais maduro e exigente, não faltam momentos nos quais o jogador se sente um pouco perdido em meio a tantos personagens, reinos, guerras, traições e afins.

Sobre isso, uma participação no elenco de NPCs do jogo se faz muito bem-vinda. Vivian é uma pesquisadora que se junta ao grupo de “foras da lei” comandados por Clive e está lá justamente para atualizar o jogador sobre o estado do mundo e seus tantos personagens.

imagem de gameplay de final fantasy xvi
Square Enix

Como aponta nosso review completo do jogo, o enredo do jogo é fortemente inspirado em obras como Guerra dos Tronos, por exemplo. Assim sendo, entende-se que há muito acontecendo ao mesmo tempo nos diferentes reinos de Valisthea.

De fato, isso acontece. Enquanto Clive e Jill lutam contra um inimigo em determinado local, outros personagens estão em outros cantos do mapa fazendo mais um milhão de coisas, todas quase com o mesmo impacto para o mundo de Final Fantasy XVI.

imagem de gameplay de final fantasy xvi
Square Enix

Justamente por isso, toda vez que o jogo levava a um retorno ao Esconderijo, fiz questão de visitar Vivian e sanar algumas dúvidas. Além das animações cinematográficas periódicas sobre os novos conflitos, também há os modos “Estado do Mundo” e “Pessoas”.

O primeiro mostra o mapa de Valisthea, mostra onde está cada personagem, qual o estado de cada império, se há conflitos ou não, seus nomes, e comentários de Vivian agregam ainda mais ao contexto.

imagem de gameplay de final fantasy xvi
Square Enix

Já na opção “Pessoas”, um organograma adiciona, literalmente, todos os personagens que aparecem na história e também suas relações com outros e com o próprio Clive, como “conflito” entre Rosfield e Hugo Kupka, “amizade” com Jill e mais.

imagem de gameplay de final fantasy xvi
Square Enix

Embora seja provável que tamanha complexidade passe a ser rara para outros jogos da franquia, ter esse tipo de dinâmica em Final Fantasy XVI é interessante para quem gosta de se aprofundar no estado do mundo dessa forma e incentiva consumo de outro tipo de conteúdo que não apenas ação e lutas.

LEIA MAIS

Final Fantasy XVI está disponível exclusivamente para PS5 e é o melhor da franquia em um aspecto. Entenda. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/final-fantasy-16-cover.png
Final Fantasy XVI
Ver review
  • Lançamento

    22.06.2023

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Square Enix

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    RPG/Ação

  • Testado em

    PlayStation 5