Final Fantasy XVI, assim como outras franquias grandes da Square Enix, não deve sair antes de abril de 2022, a julgar por declarações da própria publisher. O jogo foi anunciado no início da apresentação do PlayStation 5 no final do ano passado, mas desde então não foi dada qualquer data ou janela de lançamento.
De acordo com a própria Square Enix, os lançamentos do ano fiscal que se encerra em março de 2022 serão focados em novas propriedades intelectuais. De acordo com o ultimo relatório da, ela afirmou que o foco do ano fiscal que começou agora será em novas franquias da empresa, como Outriders, Project Triangle Strategy e Forspoken.
É importante notar, porém, que a declaração não cita abertamente títulos que entrariam ou não nesse corte, e nem exclui absolutamente a possibilidade de alguns jogos de franquias tradicionais da companhia sejam lançados no período, o que seria claramente o caso de Final Fantasy XVI - que ao menos já consta na lista de lançamentos futuros da empresa.
Segundo a lista disponibilizada no portal de imprensa da Square Enix, além de Final Fantasy VII Remake para PlayStation 5 (10/06) e NEO: The World Ends With You (24/06), ainda aparecem outros jogos tradicionais, mas a maioria deles sendo ports, remakes ou títulos para dispositivos mobile como Final Fantasy VII Ever Crisis, Just Cause: Mobile e Dragon Quest The Adventure of Dai: A Hero's Bonds.
Final Fantasy XVI aparece na lista, mas sem data, enquanto títulos Final Fantasy VII Remake Part 2 e Dragon Quest XII sequer são mencionados.
Dessa forma, pode ser que a Square Enix tenha a intenção apenas de direcionar mais esforços para franquias novas e reduzir a quantidade de títulos de alto orçamento lançados num curto intervalo de tempo, garantindo que não exista competição de jogos da casa por fatias similares do mercado, pulverizando mais a fonte de receitas e evitando apostas muito altas de retorno que possam gerar eventuais prejuízos com foi o caso de Marvel's Avengers.
Outriders, último lançamento do ano fiscal de 2020 da Square Enix foi, nos EUA, o terceiro jogo mais vendido de março, mês de seu lançamento, mesmo tendo sido liberado desde o dia do lançamento no Game Pass para consoles Xbox, e seu sucesso relativo pode ter servido como um incentivo para a Square dar mais espaço para jogos originais no futuro.