Na conferência da Square Enix na E3 2019, Neal Pabon, gerente sênior de marketing de produto subiu ao palco juntamente do produtor Yoshinore Kitase e do diretor Tetsuya Nomura; para explicar como funciona a jogabilidade de Final Fantasy VII Remake.

De acordo com Pabon, o game usará um sistema híbrido de gameplay que junta ação em tempo real com combate por comandos. Mas como exatamente isso funciona, afinal? Vem com a gente que nós vamos explicar direitinho o que foi revelado na apresentação!

Comandos básicos

Usando o PlayStation 4 como base, Pabon explicou que o botão quadrado ataca. Além disso, Cloud irá atacar, defender e desviar em tempo real.

Barras de ATB

Existem duas barras de Active Time Battle (ATB) no canto inferior direito, abaixo da barra de HP e de MP.

As barras de ATB são usadas para executar comandos. Então, lançar uma magia, utilizar um item ou escolher uma habilidade especial, vai consumir uma barra de ATB.

Cada comando desses consome uma barra - uma para magia, uma para itens, uma para habilidades.

Elas vão enchendo conforme Cloud executa comandos. Quando as duas enchem, o jogador pode ativar o Tactical Mode.

Tactical Mode

Nesse modo, a batalha entra em slow-motion e o jogador pode escolher as ações do Command Menu à esquerda (semelhante ao Wait Mode de Final Fantasy XV).

O Command Menu mostra as seguintes opções: Abilities, Spells e Items. No submenu de habilidade é possível escolher as técnicas especiais e executa-las, como o Braver.

O Tactical Mode também deixa que os jogadores escolherem entre os inimigos que Cloud irá focar seus ataques.

Magias

Com a Materia certa equipada, os bonecos poderão usar as barras de ATB para lançar magias também. Para cada magia, será consumida uma barra de ATB.

Trocando de personagens na party

É possível alternar entre os personagens da party a qualquer momento apertando os gatilhos superiores - R2 ou L2.

Os personagens vão continuar lutando em combate mesmo se você não os estiver controlando.

Barret

O gameplay de Barret é tecnicamente similar com o de Cloud, com a exceção de que ele possui golpes diferentes e únicos.

Ele também é um boneco, obviamente, voltado para combate a distância por conta de sua Arm Gun.

Atalhos para comandos

Para quem preferir, pode-se colocar os Command Menu em atalhos (Shortcuts) para agilizar o combate.

Ao apertar os botões nos atalhos, as habilidades ou uso de itens são feitas imediatamente, gastando uma barra de ATB para cada comando.

O jogador escolhe como quer jogar

As barras de ATB tornam tudo mais estratégico, o jogador escolher como e quando vai usa-las: com itens, com magias, com habilidades...?

Ao usar o Tactical Mode, você pode parar tudo e pensar como irá executar seus próximos passos.

Ao mesmo tempo, também é possível colocar os comandos em Atalhos para agilizar tudo.

O gameplay do jogo foi feito dessa forma para os jogadores escolherem como querem jogar: de forma mais estratégica ou de forma mais dinâmica.

Status Staggered

Cada inimigo tem uma barra de foco que aumenta a cada ataque.

Quando ela chegar ao máximo, o inimigo entra no estado Staggered (semelhante ao Stagger de Final Fantasy XIII).

Neste estado, ele recebe bônus extra nos ataques seguintes.

Comunicação o tempo todo

Durante a batalha contra Guard Scorpion, primeiro chefe do jogo, é mostrado que os personagens vão conversar o tempo inteiro - semelhante aos mais recentes Final Fantasy.

Guard Scorpion

O Guard Scorpion também parece ter ganhado novos golpes e, conforme ele é danificado, ele vai destruindo todo o cenário junto.

Seus ataques especiais, como o Tail Laser, receberam novas animações também.