Final Fantasy 7: Final estendido explicado
Diálogos extras e... Zack?!
O final de Final Fantasy VII Remake preza pelo mistério do que virá em seguida. Vemos Cloud, Aerith, Tifa, Barret e Red XIII deixando Midgar sem termos muitas pistas de qual é o próximo destino deles. Em paralelo, o espectador descobre que, ao contrário do que havia sido mostrado em Crisis Core, Zack Fair sobreviveu à emboscada que, originalmente, lhe tomou a vida. Ou seja, Zack está vivo... Mas na mesma realidade que os demais ou não?
Apesar de não trazer muitas respostas, o final estendido de Final Fantasy VII Remake Intergrade derruba a teoria de que Zack morreu após a emboscada, como acontecia no Final Fantasy VII original. Ele realmente conseguiu voltar inteiro para Midgar e salvou Cloud. Quando se preparava para reencontrar Aerith, entretanto, Zack se deparou com uma igreja lotada de pessoas tristes — e Aerith não estava entre elas.

Há muitas explicações possíveis para esse desencontro de Zack e Aerith. Você pode pensar: "bom, ele chegou quando ela e os demais já tinham saído da cidade, né?" Mas não é tão simples assim. Afinal, se Zack e Cloud chegaram em Midgar após Aerith deixar Midgar acompanhada de Cloud e dos demais, existem dois Clouds? E se existem dois Clouds, como um deles conseguiu a Buster Sword, que é a arma que Zack aparece usando na frente da igreja?
O mais provável é que estejamos falando de universos paralelos. Ou seja, em alguma outra realidade, Zack não morreu, ao contrário do que acontecia em Final Fantasy VII originalmente. Na "realidade jogável" do Remake, que, a princípio, era a mesma do Final Fantasy VII original, Zack morreu, como era esperado.

Final Fantasy VII Remake traz um elemento inédito para o universo de FFVII: os Murmúrios. Em tese, essas criaturas nasceram a partir do próprio planeta e tentam corrigir o curso do destino. No entanto, vemos Cloud e companhia lutando contra os murmúrios — e, portanto, contra o destino — em mais de um trecho do jogo. Logo, estariam eles causando ramificações também em outras linhas do tempo? Zack só sobreviveu, ao que tudo indica, porque os murmúrios sofreram uma tremenda derrota na batalha final de Final Fantasy VII Remake. Se os heróis, dessa forma, criaram um novo caminho para eles mesmos, algo semelhante pode ter acontecido na realidade de Zack, em que ele acabou sobrevivendo.
São apenas teorias, mas é difícil explicar a existência de um Zack incontestavelmente vivo sem que existam universos paralelos.

No lado do grupo que acompanhamos durante Final Fantasy VII Remake, é muito mais simples entender os acontecimentos: eles literalmente saíram de Midgar e estão indo para Kalm, simples assim. Inclusive, fãs do jogo clássico provavelmente reconhecerão a música que toca durante o final estendido: "Ahead on Our Way", mesma trilha de Kalm no jogo original.
O que acontecerá em Kalm? Bom, quem jogou o clássico sabe. Quem não jogou terá de esperar para descobrir. Fato é que ver todos os personagens interagindo mais um pouco após deixarem a cidade, como se fossem amigos de longa data, emocionará os fãs mais apaixonados por esse universo, com certeza.