
Divulgação
Final Fantasy 16 terá carregamentos instantâneos e modo com 60fps, diz produtor
Novos detalhes foram revelados durante a PAX East 2023
Um dos jogos mais aguardados do ano, Final Fantasy XVI, teve mais alguns detalhes revelados durante a PAX East 2023, que aconteceu neste fim de semana. Naoki Yoshida, produtor do game, revelou que a Square Enix mira em fazer com que o jogo tenha tempo de carregamento quase instantâneo e 60fps.
As novidades foram mostradas em uma apresentação de 1 hora na qual o produtor trouxe muitas novidades e também respondeu perguntas do público. Segundo Yoshida, Final Fantasy XVI contará com tempos de carregamento quase instantâneos, o que será possível “graças ao hardware do PS5”. O vídeo pode ser assistido logo abaixo.
Durante a demonstração, ele mostrou o game rodando ao vivo e Yoshida enfatizou os detalhes técnicos do game. Ele disse que o game tem um carregamento de no "máximo 3 segundos para voltar ao jogo". Além disso, o Final Fantasy XVI terá dois modos de desempenho: um destinado para gráficos em alta qualidade 4K, que visa chegar aos 30fps, e um outro pensando na taxa de quadros que visa alcançar os 60fps.
Yoshida também mostrou diversas ações in-game, como evoluir armas e diversas lutas contra monstros do cenário. Além disso, ele respondeu algumas perguntas dos fãs sobre o jogo.
Ele mencionou que as batalhas contra chefes em Final Fantasy XVI são divididas em múltiplas fases, com cada mudança de fase trazendo certas mudanças no ambiente e no próprio chefe. Para tornar essas mudanças de fase dinâmicas, QTEs foram adicionados, com três tipos disponíveis - Ataque, Evasão e Colisão.
Quando perguntado sobre o tamanho das áreas em Final Fantasy XVI, Yoshida afirmou que o jogo apresenta áreas menores e campos maiores, com o tamanho, design e layout do mapa sendo únicos para cada estágio.

O jogo segue o protagonista Clive Rosfield em duas etapas importantes de sua vida, desde sua adolescência até seus trinta anos. O jogo apresenta dois tipos de áreas - campos, que são grandes áreas abertas com cidades e assentamentos, e estágios, que são áreas mais lineares, parecidas com masmorras. O jogo também possui uma área central, o Hideaway, onde Clive pode voltar entre suas aventuras.
Finalmente, Yoshida revelou que tudo mostrado no jogo é executado em tempo real, e mais informações sobre os elementos de RPG virão em abril. O Hideaway também inclui uma loja de itens, uma ferraria e uma Pedra Arete, que permite aos jogadores repetir estágios ou praticar suas habilidades de combate. A maioria das missões secundárias serão adquiridas no Hideaway.
Leia Mais
- Final Fantasy 16 terá demo duas semanas antes do lançamento
- Final Fantasy 16 não terá dungeons sem relação com a história
- Final Fantasy 16 não será lançado para PC tão cedo, diz produtor
Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho para PS5. Não há previsão de versões para Xbox Series e Nintendo Switch. Inclusive, nem sequer houve confirmação a respeito de quando seria lançada uma versão de PC.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

- Lançamento
22.06.2023
- Publicadora
Square Enix
- Desenvolvedora
Square Enix
- Censura
16 anos
- Gênero
RPG/Ação
- Testado em
PlayStation 5