Um dos jogos mais aguardados do ano, Final Fantasy XVI, teve mais alguns detalhes revelados durante a PAX East 2023, que aconteceu neste fim de semana. Naoki Yoshida, produtor do game, revelou que a Square Enix mira em fazer com que o jogo tenha tempo de carregamento quase instantâneo e 60fps.

As novidades foram mostradas em uma apresentação de 1 hora na qual o produtor trouxe muitas novidades e também respondeu perguntas do público. Segundo Yoshida, Final Fantasy XVI contará com tempos de carregamento quase instantâneos, o que será possível “graças ao hardware do PS5”. O vídeo pode ser assistido logo abaixo.

Durante a demonstração, ele mostrou o game rodando ao vivo e Yoshida enfatizou os detalhes técnicos do game. Ele disse que o game tem um carregamento de no "máximo 3 segundos para voltar ao jogo". Além disso, o Final Fantasy XVI terá dois modos de desempenho: um destinado para gráficos em alta qualidade 4K, que visa chegar aos 30fps, e um outro pensando na taxa de quadros que visa alcançar os 60fps.

Yoshida também mostrou diversas ações in-game, como evoluir armas e diversas lutas contra monstros do cenário. Além disso, ele respondeu algumas perguntas dos fãs sobre o jogo.

Ele mencionou que as batalhas contra chefes em Final Fantasy XVI são divididas em múltiplas fases, com cada mudança de fase trazendo certas mudanças no ambiente e no próprio chefe. Para tornar essas mudanças de fase dinâmicas, QTEs foram adicionados, com três tipos disponíveis - Ataque, Evasão e Colisão.

Quando perguntado sobre o tamanho das áreas em Final Fantasy XVI, Yoshida afirmou que o jogo apresenta áreas menores e campos maiores, com o tamanho, design e layout do mapa sendo únicos para cada estágio. 

Diversas mecânicas de Final Fantasy XVI foram mostradas na PAX East / Reprodução

O jogo segue o protagonista Clive Rosfield em duas etapas importantes de sua vida, desde sua adolescência até seus trinta anos. O jogo apresenta dois tipos de áreas - campos, que são grandes áreas abertas com cidades e assentamentos, e estágios, que são áreas mais lineares, parecidas com masmorras. O jogo também possui uma área central, o Hideaway, onde Clive pode voltar entre suas aventuras.

Finalmente, Yoshida revelou que tudo mostrado no jogo é executado em tempo real, e mais informações sobre os elementos de RPG virão em abril. O Hideaway também inclui uma loja de itens, uma ferraria e uma Pedra Arete, que permite aos jogadores repetir estágios ou praticar suas habilidades de combate. A maioria das missões secundárias serão adquiridas no Hideaway.

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Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho para PS5. Não há previsão de versões para Xbox Series e Nintendo Switch. Inclusive, nem sequer houve confirmação a respeito de quando seria lançada uma versão de PC.


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Final Fantasy XVI
  • Lançamento

    22.06.2023

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Square Enix

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    RPG/Ação

  • Testado em

    PlayStation 5