Shawn Layden, ex-executivo da Sony e conhecido por ter apresentado alguns eventos do PlayStation, criticou a falta de criatividade atual da indústria e o foco em grandes títulos AAA.
Layden emitiu sua opinião durante a gamescom Asia, debatendo com Gordon Van Dyke, co-fundador da Raw Fury, sobre a falta de jogos de menor escopo e outros assuntos relacionados.
"No passado os estúdios se concentravam simplesmente em se um jogo era divertido, em vez de esquemas de monetização, embora admitisse que a tolerância ao risco era bastante alta", disse Layden.
"Hoje, os custos de entrada para fazer um jogo AAA estão em milhões de três dígitos agora. Eu acho que, naturalmente, a tolerância ao risco cai. E você está olhando para sequências, você está olhando para imitações, porque os caras das finanças que traçam a linha dizem, 'Bem, se Fortnite fez tanto dinheiro nesse período de tempo, minha imitação de Fortnite pode fazer isso nesse período de tempo.' Estamos vendo um colapso da criatividade em jogos hoje com a consolidação de estúdios e o alto custo de produção", comentou.
Layden defende o que ele chama de "jogos AA", referindo-se a títulos de menor escopo, que podem ser mais criativos e gerar resultados melhores. "Os jogos AA podem trazer novidade e podem ser desenvolvidos muito mais rápido do que os jogos AAA", disse. "Mais importante, porém, eles devem buscar ideias únicas, não monetização", complementou.
Shawn Layden começou a trabalhar para a Sony em 1987, atuando como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019. Ele trabalha como consultor estratégico na Tencent desde setembro de 2022.