Em entrevista no evento Gamelab, Cory Barlog, o diretor de God of War, revelou que Kratos quase foi cortado do game. Apesar de parecer intrínseco à franquia, o personagem não era visto com bons olhos por boa parte do Santa Monica Studio.
"Em discussões iniciais, pessoas estavam dizendo que tínhamos que nos livrar de Kratos", disse o diretor, como descrito pela Eurogamer. "Era tipo 'ele é irritante, ele está acabado", completou Barlog.
A ideia era de que o Deus da Guerra fosse substituído por um personagem totalmente novo, já que a mitologia grega era mais importante para a série do que o próprio Kratos - na ideia dos funcionários do estúdio. "Eles realmente não gostavam do personagem. Eles queriam um personagem novo. Precisamos convencê-los muito de que era uma boa ideia", prosseguiu Barlog.
No fim das contas, Kratos realmente foi bastante modificado: assumindo o papel de figura paterna, ele demonstrou um lado emotivo e profundo que ainda não havia sido explorado. Ironicamente, Atreus, o personagem que trazia essa emotividade à tona, também quase foi cortado.
Os programadores e animadores não conseguiam ter tempo para que ele fosse encaixado no game. "Houve um ponto em que nós iríamos cortar Atreus completamente. Era majoritariamente por causa do orçamento", explica o diretor. Uma versão do jogo sem Atreus chegou a ser elaborada, mas não foi enviada à diretoria.
Felizmente, manter Kratos se provou a decisão correta, e God of War foi um sucesso absoluto, recebendo o título de Jogo do Ano no The Game Award 2018.