Os fundadores do estúdio Quantic Dream, responsável por jogos como Heavy Rain, Beyond e o futuro Detroit: Become Human, são acusados de comportamento inadequado por pelo menos três reportagens diferentes de veículos franceses - Canard PC, Le Monde e Mediapart.

David Cage e Guillaume de Fondaumière são acusados de forçarem os funcionários a trabalharem por períodos além do permitido, assédio a funcionárias, racismo e incentivo a uma cultura sexista e homofóbica dentro do estúdio. Os dois negam as acusações.

A reportagem da Canard PC, por exemplo, mostra fotos editadas de um banco de imagens compartilhado com funcionários em poses sexuais, piadas homofóbicas e até alusões ao nazismo.

Cage é acusado de ser autoritário demais no ambiente de trabalho

Cage, especificamente, é criticado por ser autoritário demais no estúdio. Segundo os relatos, ele dificilmente ouve opiniões de colegas e faz piadas sujas com frequência, inclusive sobre as atrizes que aparecem nos jogos da empresa.

Já Fondaumière é acusado de forçar funcionárias a beijá-lo em festas da empresa. Sobre isso, o executivo disse: "Vou ser extremamente claro: é absolutamente falso. Nada disso aconteceu em nenhum evento noturno".

Em resposta às acusações, David Cage disse que as alegações são "ridículas, absurdas e grotescas".

"Você quer falar sobre homofobia? Eu trabalho com Ellen, que luta pelos direitos LGBT. Você quer falar sobre racismo? Eu trabalho com Jesse Williams, que lutou pelos direitos civis nos Estados Unidos", disse ele. "Julgue-me pelo meu trabalho".

Ainda neste domingo (14) veio uma resposta da Quantic Dream por meio dos canais  oficiais da empresa:

"Artigos publicados hoje apontam diversas alegações contra a Quantic Dream, seus gerentes e funcionários.

Nós negamos categoricamente todas as alegações. A Quantic Dream já registrou uma reclamação meses atrás novas reclamações serão feitas.

Nós convidamos os interessados a ler as respostas dos Representantes de nossos Empregados e do Comitê de Saúde & Segurança às respostas enviadas pelos jornalistas antes da publicação.

Condutas e práticas inapropriadas não tem lugar na Quantic Dream. Nós levamos e vamos sempre levar tais preocupações muito seriamente.

Nós valorizamos cada pessoa que trabalha na Quantic Dream. É de extrema importância para nós que mantenhamos um ambiente seguro que nos permita canalizar nossa paixão compartilhada de criar jogos de videogame".

Fundado em 1997, o estúdio Quantic Dream ficou notório por criar jogos com narrativas cinematográficas que se alteram conforme as decisões do jogador. o primeiro projeto da empresa foi Omikron: The Nomad Soul, de 1999, que tem dublagem do astro David Bowie.

Em seguida vieram Fahrenheit (conhecido também como Indigo Prophecy), Heavy Rain e Beyond: Two Souls. O próximo projeto da empresa é Detroit: Becom Human, título exclusivo de PlayStation 4 com lançamento previsto para este ano.