Entenda Kingdom Hearts - Parte 1: O básico do básico e Birth By Sleep
Todos já sabem que o grande protagonista é Sora, mas muita coisa aconteceu antes dele ter sua Keyblade
Com mais de dez jogos em seu currículo, incluindo spin-offs, remasterizações e versões com conteúdo extra, Kingdom Hearts finalmente encerrará o arco de Master Xehanort em Kingdom Hearts 3.
Entretanto, em seus 17 anos de jornada, a franquia ficou marcada por ter um enredo muito complexo, com os próprios fãs dizendo que não conseguem entender todas as intrincâncias que existem na série.
Por isso, o The Enemy decidiu fazer um resumão com as principais informações para não ficar perdido em Kingdom Hearts 3. Dividimos o texto em três partes, para abranger a maior quantidade de detalhes possível - ainda assim, algumas coisinhas podem ficar de fora. Se sobrar alguma dúvida, fique à vontade para usar os comentários!
Está pronto? Vamos lá!
O básico do básico
Como muitos já sabem, o grande protagonista de Kingdom Hearts é Sora, um jovem garoto escolhido para ser o portador de uma Keyblade, arma poderosíssima no universo da franquia.
Tendo a seu lado amigos como Kairi e Riku, e também uma grande variedade de personagens da Disney, Sora enfrentará o maléfico Master Xehanort em KH3. O vilão, responsável por praticamente todos os eventos desde o primeiro game, procura uma maneira de conquistar o Kingdom Hearts, o coração de todos os mundos, que o forneceria poderes inimagináveis.
Com o poder do Kingdom Hearts, Xehanort pretende iniciar a segunda Guerra da Keyblade (Keyblade War), para que ele possa recomeçar o mundo do zero.
Em sua visão, o universo precisa estar equilibrado entre luz e sombra para funcionar corretamente, acreditando que a luz está vencendo essa “batalha”, ele pretende reconstruir o mundo com mais escuridão, atingindo o equilíbrio perfeito.
Os inimigos rotineiros
Na série, os corações de cada personagem possuem uma função importantíssima: eles carregam toda a essência de uma pessoa, como seus sentimentos, personalidades e tudo que a torna, de fato, humana.
Entretanto, um coração dominado pelas trevas pode se manifestar de maneiras malignas, originando os Heartless, alguns dos principais vilões em Kingdom Hearts. Os Heartless são, literalmente, a forma física das trevas no coração de um indivíduo, e podem assumir variadas formas, assim como possuir diferentes habilidades e fraquezas.
Quando uma pessoa extremamente determinada se torna um Heartless, o seu corpo, que vira uma casca vazia, sobrevive ao processo e forma um Nobody. Assim como os Heartless, os Nobodies também assumem diferentes formas e habilidades, e, em alguns casos, chegam a ter aparência humana - mas isso acontece apenas com os mais determinados.
Há ainda dois outros tipos de inimigos: os Dream Eaters, que aparecem somente em Dream Drop Distance, e os Unversed, que surgiram em Birth By Sleep graças aos sentimentos negativos de Vanitas.
Começando pelo começo
Os planos de Xehanort começaram muito antes de Sora ser o protagonista. Em Birth by Sleep, somos apresentados ao grande vilão, que é o responsável pelo treinamento de Ventus, carinhosamente apelidado de Ven, um portador de Keyblade e também um dos três protagonistas do título.
Xehanort vê em Ventus uma grande oportunidade: usando as trevas no coração do garoto e combinando-a com a luz de algum dos aprendizes de Master Eraqus em uma batalha, ele conseguiria forjar a χ-blade, uma arma que equilibra perfeitamente luz e sombra, permitindo seu acesso ao Kingdom Hearts.
Entretanto, seus planos foram frustrados quando Ventus se recusou a usar o poder das trevas para combater uma série de inimigos. Xehanort, então, mudou de estratégia, e usou sua própria Keyblade para extrair as trevas do coração do garoto, criando o misterioso Vanitas.
Com seu coração danificado, Ven entrou em estado de coma e precisou de uma “ajudinha” para voltar ao normal. Xehanort, surpreso, pensou que poderia voltar a usar o garoto, colocando-o em confronto com Vanitas para criar a χ-blade, mas o plano deu errado graças à maior força de Vanitas, e o plano teve de ser alterado novamente.
O vilão decide apelar diretamente para os aprendizes de Master Eraqus: Terra e Aqua, os outros dois protagonistas de BBS. Ele manipula seus exames da Mark of Mastery, o teste que os qualificaria como Mestres da Keyblade, fazendo Terra falhar. Em seguida, ele afirma a Terra que precisa aceitar as trevas em seu coração para se tornar um verdadeiro mestre.
Com a “sementinha do mal” plantada em Terra. Xehanort desaparece em busca das Sete Princesas do Coração. Os três protagonistas também seguem rumos separados, visitando diferentes mundos e enfrentando uma série de inimigos.
Muitas horas de jogatina depois, Ven, Aqua e Terra se encontram novamente com o grande vilão e Vanitas, em uma batalha épica que chegou a aparecer no final secreto de Kingdom Hearts 3:
Há muitas coisas acontecendo simultaneamente nessa luta: Terra cede completamente às trevas para derrotar Xehanort, mas isso dá abertura para o vilão usar sua Keyblade para extrair o próprio coração e colocá-lo no corpo de Terra, que passa a ser seu novo “hospedeiro”.
Ao mesmo tempo, Vanitas toma controle do corpo de Ven, formando a almejada χ-blade. Entretanto, Aqua e Mickey derrotam o vilão no mundo real, danificando a χ-blade que Vanitas estava usando e dando uma abertura para Ven retomar o controle. Em uma batalha que acontece dentro do seu corpo, Ventus consegue superar seu lado sombrio. Mesmo com a vitória, o jovem tem seu coração corroído novamente, e entra em estado de coma mais uma vez.
Aqua, a única remanescente do trio original, tenta salvar a versão possuída de Terra, que estava caindo em uma porta para o Reino das Sombras. Ela consegue resgatar seu amigo, mas se sacrifica e fica presa na escuridão.
O laço entre Sora e Ventus
Mesmo não sendo protagonista, Sora já é importantíssimo para o andamento de Birth by Sleep. Quando Ventus entra em coma pela primeira vez, ele é deixado em Destiny Islands, o arquipélago onde Sora vive, para viver seus últimos dias pacificamente.
Essa proximidade conecta o coração de ambos, e é Sora quem “conserta” Ven para que ele saia do coma. A conexão aparece novamente no segundo coma de Ven: dessa vez, tudo que sobrou de seu coração se une ao coração de Sora.
O laço explica o porquê de Vanitas ser basicamente um Sora com cabelos escuros e olhos amarelos, assim como o motivo para Roxas, o Nobody de Sora, ser quase idêntico a Ven.
Deu pra entender tudo? No próximo texto será a vez de Kingdom Hearts 1 e de Chain of Memories!