O modo mais curioso do EA Sports FC é definitivamente o Carreira. Claro, o Ultimate Team é o carregador de piano, especialmente dos lucros anuais da EA, mas o Carreira acumula uma base gigantesca de fãs que só querem comandar um time aleatório rumo à glória. No FC 25, a Electronic Arts promete a maior atualização de conteúdo nos últimos 10 anos, o que chega como boa notícia, mas também com o receio de que algo pode estar quebrado.

Afinal, o Carreira do FC 24 foi extremamente criticado por bugs que tornavam a experiência bem desagradável. Impulsionados por isso, os desenvolvedores quiseram trazer uma atualização digna do que a comunidade merece:

A comunidade do Modo Carreira fala o que pensa, eles são muito vocais e sabem o que amam. Sendo sincero, tivemos anos que não foram bons [...] mas queremos mostrar a eles que realmente nos importamos com os problemas que a comunidade teve. Queremos mostrar que esse é um ano animador e que traremos uma boa atualização para eles”, disse o produtor Andreas Wilsdorf, em conversa com o The Enemy.

A primeira grande mudança para o Carreira é o FC IQ, novo sistema que muda completamente a forma de lidar com táticas no game. O modo foi idealizado por um brasileiro, e você pode saber mais sobre ele clicando aqui — mas em resumo, o IQ atribui papéis variados aos jogadores, e cada um deles terá mais ou menos familiaridade com essas funções.

Muito de como você contrói seu time, como você enfrenta o adversário vai mudar. Isso adiciona muito ao modo Carreira”, explicou o diretor de design Pete O’Donnell.

Não queremos que seja somente ‘Ele tem OVR 94, ele tem OVR 93’. Queríamos entender como jogar usando certos jogadores. Diferentes jogadores jogam de diferentes maneiras, e acho que o FC IQ, para a Carreira como técnico, é um ótimo recurso. Quando disseram que iam usar o IQ já neste ano, foi algo brilhante, pois fará nosso modo realmente funcionar”, complementou.

Ainda dentro de novidades gerais para o FC, o Rush, novo modo 5v5 que substitui o Volta (saiba mais aqui), será integrado ao modo como forma de progredir com jogadores da base. Os campeonatos de jovens jogadores serão disputados usando o Rush, permitindo jogar torneios de base pela primeira vez.

Realmente pareceu um momento incrível para nós, em que podíamos fazer algo especial. Acho que o Rush realmente nos ajudou”, comemorou Wilsdorf.

Dito isso, o IQ e o Rush são novidades que afetam o FC 25 como um todo. Focando no Carreira, o maior investimento da equipe para este ano parece ter sido nos Live Start Points, que permitem entrar no Modo Carreira em momentos que replicam os acontecimentos da vida real.

Imagem de divulgação de EA Sports FC
Divulgação/EA

A EA fez parceria com 11 ligas, e os jogadores poderão sentir na pele grandes contratações, demissões de técnico, brigas pelo título e rebaixamento. A liga inteira será replicada no FC 25, e momentos importantes da temporada serão destacados como Snapshots, tentando chamar mais jogadores para o modo.

Queremos promover isso dentro do jogo, então se você está prestes a entrar no Ultimate Team e vê que um técnico foi demitido, talvez você pense em só apertar aquele botão e ver o que acontece. Ultimate Team é ótimo, todos amam o Ultimate Team, mas também queremos que os jogadores experimentem o Modo Carreira”, disse O’Donnell, em meio a risadas.

Ainda dentro da criação de narrativas, o Carreira agora terá histórias de origem para os jogadores: criar atletas que tiveram um passado difícil, ou jogadores medianos que estão finalmente buscando um lugar ao Sol são algumas das opções. Para quem prefere algo mais fantasioso, haverá a opção de jogar o modo com alguns Icons do game: Zidane, Ronaldo Fenômeno, Beckham e Pirlo são algumas opções.

Os jogadores que escolhemos são aqueles que todo mundo ama, e pensamos que seria apenas divertido jogar com eles. Jogar com R9 e imaginar uma dupla com Harry Kane, ou com Bellingham no Real Madrid”, projetou Wilsdorf.

Também vale destacar que finalmente será possível usar jogadoras femininas no Carreira, e técnicas mulheres poderão comandar times masculinos e femininos igualmente.

Em profundidade

Para este ano, a linha da EA é de deixar o Modo Carreira simples para novatos, mas ainda se aprofundar bastante para os veteranos. Novos menus permitem uma série de customizações diferentes, variando de condições climáticas para o bloqueio de uma possível demissão. Os desenvolvedores também ampliaram as possibilidades de scout, e agora há 160 países para explorar enquanto se procura um novo craque.

Queríamos oferecer as duas experiências. Um exemplo simples é o de scouting: se você quiser desligar o torná-lo instantâneo, você pode. Por outro lado, sabemos que há fãs do carreira que realmente amam se aprofundar, por isso fizemos as mudanças de gameplay, você pode entrar no modo Simulação”, complementou Wilsdorf.

O modo Simulação, vale citar, é uma novidade que trará uma cadência mais lenta para os jogos, que também terão impacto climático e jogadores mais inteligentes — por enquanto, ele só estará disponível offline. Saiba mais.

LEIA MAIS

Por fim, uma das adições mais divertidas é a de um sistema de redes sociais que conta com ninguém menos que Fabrizio Romano, famosíssimo jornalista de futebol, vazando as contratações que estão acontecendo no seu Carreira.

Ele ama a franquia e estava bem feliz com isso. Foi um encaixe natural, ele representa o mundo do futebol, assim como nós. No jogo, tudo começa com um rumor nas negociações e depois você tem o ‘Here We Go’, é uma sensação diferente”, adicionou Wilsdorf.

O’Donnell complementa, dizendo que o realismo das redes sociais é uma meta para a equipe, e que Romano deve ganhar companhia:

Teremos alguns nomes grandes da mídia no jogo. Estamos bem perto de fechar com eles, então estamos bem confiantes de que eles se juntarão a nós”.

De fato, são várias novidades para um dos modos mais queridos do FC, e resta aguardar até o dia 27 de setembro para descobrir se tudo funcionará como deve.