SAG-AFTRA/Divulgação
Dubladores em greve firmaram acordo com empresas de 80 jogos
SAG-AFTRA quer impedir que vozes de dubladores sejam recriadas por IA; Empresas aceitam exigências, mas paralisação segue
Os atores e dubladores sob proteção do Sindicato dos Atores de Cinema - Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA, na sigla original em inglês) firmaram acordo com empresas por trás de pelo menos 80 jogos atualmente em desenvolvimento na indústria dos videogames, a fim de avançar as negociações feitas pela organização na atual greve dos videogames.
De acordo com as informações divulgadas no anúncio publicado no site oficial do sindicato, os grevistas chamaram a assinatura de “uma grande vitória”, aplaudindo o fato de que “as provisões do sindicato — incluindo o bom senso no uso da inteligência artificial [IA] – são justos e factíveis”.
LEIA TAMBÉM
A greve do SAG-AFTRA em favor dos dubladores de jogos começou ao final de julho de 2024, a exemplo de duas outras greves similares ocorridas em 2023: essencialmente, a organização por trás das paralisações pede que empresas de jogos não utilizem a IA para recriar vozes de profissionais sem ter que contratá-los – o que faria com que as publishers e estúdios tivessem acesso aos seus talentos vocais sem ter que pagá-los. A dona da Rockstar Games já demonstrou interesse em fazer justamente isso ano passado.
Outras exigências dos grevistas incluem uma renegociação de valores de pagamento e uma maior justiça na contratação dos chamados star talents – ou seja, pessoas famosas que emprestam suas vozes a jogos e ganham muito mais do que os dubladores reais, formados e profissionais experientes do ramo.
Um caso bastante emblemático disso é a presença de Kiefer Sutherland, que dublou o protagonista Snake em Metal Gear Solid 5: o jogo, que é dividido em duas partes, usou apenas seis minutos da voz do ator. Paralelamente, Jennifer Hale, que atua na série desde 1997 (Metal Gear Solid), recebeu cerca de US$ 1,2 mil por duas sessões de gravação (cada sessão leva várias horas para ser gravada).
Acordo assinado dá mais poder aos dubladores
O comunicado emitido pelo SAG-AFTRA ressalta uma vitória importante para os grevistas, reconhecendo por nome algumas das empresas que aceitaram os termos pedidos pelos profissionais paralisados. Veja alguns depoimentos veiculados abaixo:
“A Little Bat Games [empresa por trás de Vampire Therapist] tem orgulho de trabalhar junto do SAG-AFTRA na garantia de que talentos vocais de primeira linha sejam apropriadamente remunerados e protegidos. Como um estúdio pequeno de jogos trabalhando em um título sobre psicologia, nós sempre vamos advogar o interesse humano e apreciamos a ajuda do SAG-AFTRA em manter a indústria mais responsável.”
“O estúdio Wildcard trabalha em parceria com a produtora Noah Protocol em prol de todas as gravações dos seus atores membros do SAG-AFTRA, que participaram de ARK Survival Evolved e outros jogos. O and SAG-AFTRA nos permitiu trabalhar com profissionais talentosos que usaram acordos padronizados de sindicalização, os quais foram um enorme benefício à qualidade e consistência do trabalho vocal em nossos títulos.”
O mais interessante é que alguns dos estúdios e empresas signatárias sequer entram no escopo de exigências feitas pelo SAG-AFTRA, o que demonstra, no entendimento da organização, que a demanda por um regime trabalhista mais justo para os dubladores também é uma demanda de interesse para quem os contrata.
O sindicato, no entanto, não informou se a greve tem alguma previsão de acabar: apesar do avanço desta semana, a organização afirmou que muitas marcas ainda estão debatendo na mesa de negociação, “buscando brechas legais para revogar as proteções que eles proclamam oferecer”.